Reviews

Análise: Lego Star Wars O Despertar da Força

Ano de Lançamento: 2016 / Plataformas: Quase todas de 7° e 8° Geração
Média de Pontuação em Análises Mundiais: Nota 8/ Jogadores: Dois
Multiplayer Online: Não / DLC’s Importantes: Apenas personagens extras

Jogar Lego Star Wars O Despertar da Força foi uma experiência muito boa, pois, pude ver como a franquia LEGO como um todo evoluiu ao longo da última década. Foi graças a Lego Star Wars II, do Game Boy Advanced, que resolvi dar atenção para essa franquia que até então, no auge da minha adolescência, eu ignorava. Na época os jogos de Lego não possuíam dublagens e toda história era contada através de grunhidos, gestos e encenação.

Mas deixando a nostalgia de lado (ou nem tanto), eu pretendo responder algumas questões nessa análise de Lego Star Wars O Despertar da Força: 1) O Jogo é Bom? 2) Ele possui evoluções em relação aos demais Lego’s de Star Wars? 3) Posso jogar sem ter visto o filme? 4) E os personagens, ele são úteis e legais?

Tentarei tomar o máximo de cuidado para evitar dar spoilers para quem ainda não assistiu o episódio sete da franquia, dito isso caro leitor (a), que a força esteja com você.

A História de Lego Star Wars O Despertar da Força

Os três primeiros jogos de Lego Star Wars não contavam com dublagens e a história era uma paródia cômica dos acontecimentos vistos nas duas trilogias e nas guerras crônicas, mas em O Despertar da Força as coisas são um pouco diferentes, pois, a trama do jogo segue mais a risca os acontecimentos do filme, embora, sempre tenha um tom de zoeira nos diálogos, vídeos e ao longo das fases.

Na trama principal  poucas coisas foram acrescentadas em relação a história do episódio VII, mas é possível jogar missões extras que contam alguns acontecimentos vagamente citados ao longo filme, todavia, essas fases bônus servem para nos ajudar desbloquear novos personagens, veículos e blocos vermelhos, além de nos divertir ao ver o que algum personagem fez antes ou depois dos eventos do filme.

Spoilers do sexto filme, do tamanho da galáxia, são dados logo de cara na primeira fase de O Despertar da Força. (Foto: 3dJuegos)

Spoilers do sexto filme, do tamanho da galáxia, são dados logo de cara na primeira fase de O Despertar da Força. (Foto: 3dJuegos)

Por conter dublagem em português, Lego Star Wars O Despertar da Força dá sim muitos spoilers sobre o que acontece no sétimo filme, e não são poucos, pois, por mais que alguns personagens pareçam ser mais fortes ou fracos no jogo, a história dele ainda é integralmente a do sétimo episódio da saga. Ademais, a primeira fase do jogo começa mostrando a batalha final do sexto filme da franquia, isso foi feito como uma forma de introduzir alguns personagens chave do sétimo filme e falar da origem conturbada deles, porém, se você não viu o sexto filme é bom estar preparado para spoilers bem marcantes na história do cinema, como a revelação da real identidade e laços de certos personagens.

Eu particularmente recomendo que os filmes sejam assistidos antes da jogatina, mas de toda forma esse game pode ser muito bem apreciado sem que você tenha visto Rey e companhia nas telonas e até mesmo por quem nunca jogou ou assistiu algo da franquia, afinal, foi assim que virei fã da franquia e pode se dar o mesmo contigo. Lego Star Wars O Despertar da Força pode ser o pontapé inicial para despertar o fanboy em você (ok, essa piada foi horrível).

A Jogabilidade de Lego Star Wars O Despertar da Força

Nessa altura do campeonato não deve ser novidade para ninguém que o sétimo episódio da franquia é o mais focado no uso de armas de fogo de toda a série, os jedis/siths são quase que deixados em segundo plano e isto é algo que eu não havia percebido enquanto assistia ao filme nas telonas, entorpecido pela qualidade narrativa e sonora da trama. De fato, Lego Star Wars O Despertar da Força é muito focado em personagens que utilizam armas de fogo, tanto que a grande maioria deles possuem uma, salvo claro alguns dos portadores de sabres de luz.

Isso não é algo ruim, o jogo é muito divertido e segue em boa parte a fórmula já conhecida dos jogos de LEGO, porém, com alguns acréscimos muito bem vindos e que eu espero que se mantenham na franquia, como alguns momentos em que devemos nos proteger de tiros inimigos e esperar o momento certo para atingi-los de forma interessante.

blaster cover

Em certos momentos é obrigatório que nos protejamos até que surja uma oportunidade de atirar em nos oponentes. (Foto: Brickfans)

Essa pequena adição tornou as batalhas com armas bem mais divertidas, obviamente que não é nada que chegue ao nível de um Call Of Duty, afinal, o objetivo desses trechos é apenas aliviar a jogatina de cada fase e nos fazer pensar qual personagem será mais útil, afinal, sempre é preciso destruir algum oponente mais fortes de maneira mais inteligente e usar o método certo da maneira mais rápida, tomando a menor quantidade de dano possível, nos rende um bônus em medalhas que são trocadas por dinheiro no jogo.

Como os novos personagens inseridos nesse episódio são bem carismáticos eu praticamente não senti falta de jogar com jedis/siths, algo que eu raramente deixava de fazer nos demais Lego Star Wars. Parte disso se deu porquê a maioria dos heróis e vilões desse jogo contam com habilidades extras além de simplesmente atirar por aí feito um louco, alguns podem andar em áreas tóxicas, outros podem dar duplo pulo, ter sensores de visão, armas mais fortes, duas armas etc.

O problema é que mesmo que cada personagem possua lá suas particularidades, Lego Star Wars O Despertar da Força sofre de um grande problema: Muitos personagens inúteis com habilidades repetidas.

É preciso se esforçar para não se irritar com a grande quantidade de personagens desnecessárias nesse jogo. (Foto: Genku)

É preciso se esforçar para não se irritar com a grande quantidade de personagens desnecessárias nesse jogo. (Foto: Genku)

Em todos os jogos de LEGO a quantidade de personagens sempre foi bem alta, não me recordo de nenhum título da franquia que tenha tido menos de 120 personagens jogáveis e olha que estou sendo humilde, porém, esses personagens em sua maioria fazem parte daquele universo, mas em O Despertar da Força, metade dos personagens que desbloqueamos mal tem uma linha de dialogo no jogo e são mostrados de relance nas fases, isso quando aparecem em algum canto do jogo.

Todo esse excesso de personagens inúteis, que para piorar possuem nomes complicados, acabam por dificultar a vida do jogador quando queremos encontrar alguém em especial para passar um trecho e simplesmente não conseguimos por que tem dezenas de rostos parecidos com habilidades extremamente genéricas.

Eu prometi que evitaria spoilers, mas se você já assistiu aos filmes, experimente pesquisar a lista completa de personagens de Lego Star Wars O Despertar da Força e conte quantos rostos são desconhecidos para ti.

lego-force-awakens-stranger

“Vocês sabem segurar uma blaster, ótimo, estão dentro da lista de personagens do jogo.” (Foto: Cosmic Book)

Mas nem tudo pode ser considerado uma armadilha do lado negro da força, pois, alguns dos personagens exclusivos do jogo são mostrados em fases extras e possuem personalidade forte, além de combinações de habilidades únicas.

Voltando falar sobre as novidades na jogabilidade, outra sacada que achei sensacional por parte da TT Games, a desenvolvedora do jogo, foi a possibilidade de podermos escolher o que iremos montar com as peças de LEGO. Para exemplificar melhor, em certos momentos ao longo das fases temos de construir algo para seguir em frente e dessa vez muitas dessas construções possuem duas ou mais variantes.

Digamos que você chegue no meio de um abismo, é possível construir uma ponte ou droides voadores para te ajudar chegar do outro lado, todavia, para facilitar a vida do jogador essas construções ficam piscando em um laranja quase transparente para nos mostrar o que podemos fazer com as peças. A melhor parte é que caso você não goste do que fez, é possível destruir a construção e fazer a segunda ou terceira opção.

o despertar da força construcoes-2

As vezes é preciso destruir algo logo após usarmos e construir outra coisa para podermos seguir em diante na fase. (Foto: Gamespot)

Em suma eu diria que se você quer um jogo de Lego Star Wars que se foque mais nos jedis é melhor adquirir o Complete Saga ou o Lego The Clone Wars, afinal, a força só desperta nesse jogo, mas ainda está com um pouco de sono e os jedis mal dão as caras. (Mais uma piada horrível).

Mas se você jogou um pretende jogar algum jogo antes de Lego Despertar da Força saiba que o salto evolutivo desse jogo foi muito grande se comparado aos outros Lego Star Wars, principalmente ao dos primeiros da franquia. Personagens tiveram combos remodelados, novas armas foram adicionadas e até mesmo o C3P-O bate nos inimigos!

Bugs encontrados durante a jogatina

A TT Games fez um excelente trabalho em Lego Star Wars O Despertar da Força, incrivelmente eu só me deparei com dois bugs ao longo de toda jogatina, enfatizo que joguei cada fase pelo menos duas vezes para recolher os colecionáveis, um dos bugs foi bem chatinho e aconteceu quase no final da quarta ou quinta fase. Finn foi capturado e eu devia resgatá-lo das garras de um monstro, mas acho que fiz uma construção antes da hora e por causa disso o sub-chefe bugou lindamente e não tomava dano das construções, tive de reiniciar a fase.

Outro bug que notei, mas com baixíssima frequência, ocorria quando eu estava jogando no modo livre de uma fase e avançava rapidamente por ela sem realizar todas as interações que são necessárias no modo história, algumas vezes em que o fiz um dos dois personagens congelou em algum ponto do cenário e eu não conseguia controlá-lo enquanto não trocasse de local, ainda bem que isso só aconteceu no modo livre.

"Não era um bug e sim uma mera zoeira - sqn" (Foto: Failmid)

“Não era um bug e sim uma mera zoeira” – só que não hahaha (Foto: Failmid)

O Áudio de Lego Star Wars O Despertar da Força

Todas as músicas clássicas de Star Wars estão presentes em altíssima qualidade nesse jogo, não tenho do que reclamar sobre as músicas, pois, elas são memoráveis e mesmo as fases extras contam com trilhas sonoras cativantes, porém, o jogo deixou a desejar um pouco na questão da dublagem. Ela não é ruim, muito pelo contrário, a maioria dos personagens foram dublados por seus dubladores originais ou por vozes muito semelhantes.

O jogo está todo dublado em português e não apresenta opção para mudar o idioma em suas configurações, todavia, em alguns momentos do jogo era difícil escutar as personagens, um problema que chegou a seu ápice na fase oito, na segunda cutscene da fase foi impossível entender o que estava sendo dito sem que as legendas fossem ativadas. É uma conversa pequena, mas quem não viu o filme e deseja conhecer a história só através do jogo vai ficar um pouco perdido nesse momento.

Yoda

“Muito que aprender tem você Padawan. Já que orelhas grandes eu ter, problemas com áudio não ver” – Yoda. (Foto: Guanaxin)

Este é o primeiro Lego que joguei dublado e a experiência foi maravilhosa, foi engraçado ver os dubladores originais fazendo piadas, até parece que os acontecimentos do jogo são reais e que são um universo paralelo ou de fato a história original, a minha imersão no título foi total e isso com certeza só se deu devido ao excelente trabalho feito pelos dubladores e desenvolvedores, a questão sonora do game está quase impecável.

Vale a Pena Jogar Lego Star Wars O Despertar da Força?

Este é um jogo que eu particularmente não me arrependo nem um pouco de ter adquirido, claro que assim como qualquer outro game ele tem coisas que não vai agradar a todos, mas fará a alegria de muitos. Mas em geral Lego Star Wars O Despertar da Força cumpriu seu papel para mim, entreter, achei-o bem divertido de jogar tanto sozinho quanto com algum amigo.

Só não gostei muito da excessiva quantidade de personagens “desconhecidos” enquanto que algumas figurinhas carimbadas, como Mace Windu, só podem ser adquiridas via DLC.

Embora esse jogo só conte a história de um filme ele o faz de maneira bem divertida e explorada e fora as 10 fases principais você também poderá jogar em algumas bônus bem divertidas que exploram outros personagens e mostram alguns detalhes só citados no filme, aliás, recomendo que você faça essas missões extras assim que estiverem disponíveis, pois, elas liberam personagens com funções exclusivas.

poe dameron

Sem perder sua essência, Lego Star Wars O Despertar da Força consegue recontar fielmente a trama do filme de maneira cômica. (Foto: Gaming Trend)

Para quem está preocupado quanto a possibilidade do jogo ser pequeno, bem, ao meu ver ele possui o tamanho e tempo de jogatina normais para os padrões Lego, demorei-me bastante para finalizar o jogo já que gosto de liberar todos os personagens e pude me divertir bastante, portanto, minha recomendação é que se você é fã de Star Wars e/ou dos jogos de Lego, esse jogo é sim uma ótima opção para ti, mas se nunca viu os filmes talvez seja melhor assistir ao menos os episódios 4, 5 e 6 antes de jogar esse game.

Essa análise chegou ao fim, mas caso você tenha alguma dúvida que não tenha sido respondida, alguma sugestão ou reclamação, por favor, utilize o campo de comentários logo abaixo para expressar sua opinião e não se esqueça de curtir e compartilhar o artigo, ajude-nos propagar o lado negro da força!

Sobre o autor

Olá nobre visitante, seja bem vindo, meu nome é Jean e nasci nas sombras da Grande SP, amada terra da garoa. Não sei bem se foi 'o mundo', ou meu jeito introvertido de ser, que me tornou alguém mais antenado em tecnologia, mas sempre gostei de ler sobre novidades da área e desde 2013 passei para o outro lado, o que conta as histórias. Fico feliz que você às tenha lido, volte sempre ;)
    Posts Relacionados
    Reviews

    Review do Alcatel 3C: Uma ótima opção de smartphone de entrada

    Reviews

    Review do ASUS Zenfone 5 (2018): Inteligência artificial e custo benefício

    Reviews

    Zenfone 5 - Primeiras Impressões do novo smartphone da ASUS

    Reviews

    Review do Kindle 8° - Ainda vale a pena comprar um E-Reader em 2018?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *