Reviews

Análise/Review do LG K4: Um low-end bom de briga

O LG K4 é o irmão mais novo da série K da LG, que atualmente também conta com os modelos K8 e K10 em solo nacional, seu principal público alvo são os jovens e pessoas que buscam seu primeiro smartphone com Android, passei 15 dias utilizando o K4 como meu smarthpone principal e irei citar para você, nobre leitor (a), quais foram minhas impressões sobre esse aparelho.

Nessa análise pretendo responder as seguintes perguntas: 1) O LG K4 é bom? 2) A bateria vai me deixar na mão no meio do bate papo? 3) Ele é bom para jogos? 4) Vale a pena adquirir esse aparelho? Entre outras questões, todavia, caso leia a análise e sinta falta de alguma informação, por favor, use o campo de comentários para conversarmos.
[section label=”Design” anchor=”Design”]

Análise LG K4 – Design

A aparência do LG K4 é algo que me chamou a atenção por não ser poluída com mais detalhes que o necessário, na parte frontal da aparelho temos apenas o logo da LG, a câmera e a caixa de som para ligações, fica difícil distinguir esse aparelho de outros da companhia apenas por olhar para ele desse ângulo.

Já na parte traseira temos um discreto logo da LG, quase que oculto devido a textura da capa, a câmera, caixa de som e o flash. Essa capa tem uma pegada bem confortável, a textura dela lembra o de um tecido jeans e se passarmos a unha nela o barulho é similar ao de uma lixa. Apenas o barulho, nem suas unhas e nem a capa irão se deteriorar, ressalto que a capa do K4 não serve como lixa, afinal, ela é de plástico.

Mas deixando as brincadeiras de lado, eu gostei dessa capa, ela é bonita e é bem melhor ter algo bem trabalhado do que um plástico “cru”, sem nenhum trabalho que torne o aparelho mais bonito. Isso somado às 4 polegadas e meia de tela do K4 fazem dele um aparelho interessante para quem deseja um smartphone que cabe literalmente em qualquer bolso e ainda assim seja belo.

LG K4 - Parte visual

Simples e belo onde deve ser, eis o LG K4. (Foto: Divulgação)

Na parte inferior do aparelho temos a entrada para USB e fones de ouvido, como é comum nos aparelhos da LG. Já nas laterais temos os botões de volume e ligar/desligar (power), porém, esses botões estão em lados opostos, mas na mesma altura, o que facilita muito alcançar qualquer um deles com uma única mão. Eles são confortáveis de se pressionar, mas por possuírem textura similares, e justamente por estarem na mesma altura, é muito fácil desligar o aparelho sem querer quando o objetivo era apenas aumentar o volume.

k4 tela

Meu polegar e indicador direitos estão no botão de volume cima e power. É muito fácil confundi-los quando estamos segurando o K4 na horizontal durante a reprodução de vídeos e demais mídias. (Foto: Mobile Bit)

Eu o desliguei sem querer algumas vezes ao longo dos dias, principalmente quando estava assistindo algum vídeo no aparelho, é fácil confundir os botões quando estamos distraídos, mas isso não é algo que me impediria de adquirir o LG K4, ademais, por ser um aparelho pequeno, eu sinceramente tenho minhas dúvidas se os botões ficariam melhores em uma única lateral.

[section label=”Tela” anchor=”Tela”]

Análise LG K4 – Tela

A tela do LG K4 não tem um ângulo de visualização muito bom, mesmo sendo feita de IPS LCD é fácil perdemos alguns detalhes quando inclinamos muito o aparelho, porém, ao menos o brilho dela é muito satisfatório, mesmo não possuindo um modo automático. Achei-o bem forte e acima da média mesmo sob a luz do sol, ademais, de noite é possível abaixá-lo o suficiente para não incomodar a visão.

Geralmente eu baixo aplicativos como o Dimmer para reduzir o brilho da tela além do normal, o que facilita as coisas nas poucas ocasiões em que leio com a luz apagada, felizmente não precisei baixá-lo no K4 já que facilmente podemos ir de muito à pouquíssima iluminação.

k4 tamanho da tela

O K4 é um aparelho bem pequeno, ele possui aproximadamente 14 por 7 cm e tem 4,5 polegadas de tela. (Foto: Mobile Bit)

Em geral gostei muito da reprodução de cores do LG K4, não notei nenhum ‘desbalanceamento’ para tons mais escuros ou claros e a praticidade que temos para desbloquear o aparelho também facilita muito a vida do usuário já que é possível fazê-lo por apenas dar dois toques na tela desligada, um recurso chamado pela fabricante de Knock On.

Também é possível usar o Knock Code, um método de desbloqueio que até onde eu saiba é exclusivo da LG, nele basta tocarmos em pontos específicos da tela para ter acesso ao aparelho, é uma praticidade atrás da outra.

k4 knock code

É possível desbloquear o K4 facilmente através do Knock Code. (Foto: Reprodução)

[section label=”Câmera” anchor=”Câmera”]

Análise LG K4 – Câmera

O K4 conta com uma câmera principal de 5 MP e frontal de 2 MP, porém, não importa muito qual das duas usemos já que ambas possuem ‘uma forte inclinação’ para serrilhar fotos e fazê-las parecer pinturas borradas, principalmente quando damos zoom numa imagem fotografada com o LG K4.

k4 foto 1

Foto feita com a câmera principal do LG K4. (Foto: Mobile Bit)

k4 foto 2

Foto feita com a câmera frontal do LG K4. (Foto: Mobile Bit)

Durante a noite, quando não há muito iluminação ambiente, a situação piora e os graus de ruído na imagem provavelmente não irão te fazer querer fotografar durante a noite com o K4 novamente, exceto que você esteja num local muito bem iluminado. Em suma, a câmera pode sim tirar algumas fotos boas, mas isso desde que não façamos o uso do zoom para ver a imagem com mais clareza.

Basta dar um pouco de zoom em qualquer uma das fotos, mesmo na da câmera traseira, para notar como tudo parece uma pintura e começa perder forma, mas obviamente que com tantas árvores no cenário a câmera iria acabar perdendo um pouco de qualidade, não é mesmo?

É sim possível tirar fotos razoavelmente boas com a câmera traseira do K4, mas apenas se a iluminação ambiente estiver boa, ademais, todas as fotos que tirei com a frontal ficaram borradas, mas seria injusto exigir demais desse LG quando a maioria massiva dos aparelhos na sua faixa de preço trazem resultados similares quando se trata de câmera.

k4 foto 3

Primária em foto noturna, experimente dar um pouco de zoom para ver como os detalhes se perdem facilmente. (Foto: Mobile Bit)

Ao meu ver limitado os problemas com a câmera poderiam ter sido amenizados se o software dela fosse melhor, afinal, existem poucas configurações no aplicativo e isso acaba por limitar o usuário. Ao menos o LG K4 faz gravações de vídeo em resolução Full-HD e com uma qualidade de som decente, mas sem estabilização de imagem, o que vai lhe exigir muita disciplina (ou um tripé) para não ficar se mexendo muito durante as filmagens.

k4 foto 4

Ao ar livre e durante o dia o K4 pode sim tirar fotos bacanas, mas de noite… (Foto: Mobile Bit)

[section label=”Som” anchor=”Som”]

Análise LG K4 – Som

Quando se trata de qualidade sonora o K4 não decepciona, eu sinceramente me surpreendi com o volume que esse aparelho pode atingir, não notei distorção de som nem quando o deixei no volume máximo, a LG está de parabéns por entregar uma caixa de som bem acima da média nessa faixa de preço.

Mas nem tudo são flores, pois, quando abri a caixa do K4 notei que não haviam fones de ouvido nela, dei uma pesquisada na web e aparentemente o K4 não vem acompanhado desse acessório, isso segundo o que li em outros veículos especializados, mas terei de confirmar essa informação com a fabricante para poder dar total certeza para ti.

k4 caixa de som

Com volume bem decente, o LG K4 surpreende por não apresentar ruídos quando forçado a altura máxima. (Foto: Mobile Bit)

Não achei que a caixa de som seja fácil de ser abafada acidentalmente com as mãos, ela está bem localizada e em geral só vamos tapá-la se estivermos muito distraídos ou se quisermos fazê-lo, porém, a tampa traseira não possui muita curvatura e dependendo da superfície onde colocarmos o LG K4 o som vai sim ficar um pouco abafado.

Isso se dá principalmente porquê o K4 é um aparelho praticamente reto, tendo uma pequena elevação onde fica a câmera. Esse problema poderia ter sido um pouco amenizado se houvesse uma ligeira curvatura próxima a caixa de som, mas já que não é o caso… Afinal, poderia ser pior, a caixa de som poderia ser ruim.

Outra alternativa interessante poderia ter sido deslocar a entrada usb e a de fones de ouvido para a parte superior do LG K4. Isso deixaria a parte inferior livre para o acréscimo de uma ou duas caixas de som, eliminando assim a posição original dela.

k4 usb e fones

Parte inferior do LG K4, notem como o aparelho é praticamente plano na tampa. (Foto: Mobile Bit)

[section label=”Interface” anchor=”Interface”]

Análise LG K4 – Interface

Sou suspeito para falar sobre a interface dos aparelhos da LG, pois, a UI deles sempre foi a minha preferida dentre as fabricantes, entretanto, como todas as demais possui seus pontos altos e baixos. No LG K4 é possível customizar praticamente tudo, desde a posição dos botões virtuais, a quantidade deles que será exibida na tela, até ícones, temas e papeis de parede.

No caso dos botões virtuais é possível acrescentar três novos além dos padrões do Android, o capture+, troca de sim primário para redes móveis e um para acessar as notificações. Ao meu ver essas opções extras não possuem lá muita utilidade, creio que seria melhor possuirmos um botão virtual para pesquisas ou rápida migração entre aplicativos.

A opção de dividir a tela em duas metades, para a utilização de dois aplicativos simultâneos, não está presente no LG K4. Creio que devido a limitações de software seja mesmo melhor tê-la deixado de lado nele.

k4 botoes virtuais

Não é possível remover os botões nativos do Android, mas o usuário pode mudar sua ordem como desejar. (Foto: Mobile Bit)

No LG K4 também é possível trocarmos o tema do aparelho para deixá-lo mais com nossa cara, por exemplo, os ícones por padrão tem um visual quadrado e chapado, mas é possível deixá-los com tons e formatos diferentes com a instalação de um tema novo, inclusive, todos eles são gratuitos. Mas faltam mais opções no aplicativo LG Smartworld.

Nesse aplicativo da LG, que já vem instalado no K4, também é possível baixar fontes e pacotes de ícones adicionais, porém, ao menos durante o período em que fiquei com o K4 ainda haviam poucas opções disponíveis em cada categoria e alterar um tema acaba por mudar – apenas
alguns dos ícones de aplicativos nativos. Infelizmente mesmo algumas aplicações que já vem instaladas, como o Google Chrome ou o Quick Memo da LG continuam com o mesmo ícone padrão.

k4 tela inicial

Alterar o tema do K4 não irá mudar a aparência de todos os ícones do seu aparelho. (Foto: Mobile Bit)

Para contornar essa situação eu apelei para aplicativos como o Zedge, na esperança de encontrar ícones que fossem parecidos aos do tema que escolhi para utilizar no K4 ao longo dos dias, ademais, esses dias foram um pouco conturbados devido a baixa capacidade de armazenamento disponível para uso nesse smartphone, são apenas 5 GB’s disponíveis para o usuário!

Some esses 5 GB’s a grande quantidade de aplicativos que não podem ser desinstalados do aparelho, os famosos bloatwares, que podem até ter sua utilidade para alguns usuários, mas no final das contas só servem para ocupar espaço precioso de um aparelho que quase não o tem. Achei engraçado que é possível excluir aplicativos ao meu ver úteis, como o de Clima, Rádio FM e o próprio LG Smartworld que é utilizado para personalizar seu K4.

k4 armazenamento

Se você é do tipo que gosta de instalar muitos aplicativos ou ter muitas músicas é melhor adquirir um cartão Micro SD para usar no seu LG K4. (Foto: Mobile Bit)

Para ser sincero o problema não é a baixa quantidade de memória interna, pois, mesmo com ela já é possível ter o essencial para o dia a dia e mais algumas regalias como um jogo ou outro, porém, o usuário deveria ter a opção de escolher o que quer instalado no seu aparelho ou não, afinal é “seu” smartphone e nada mais justo do que isso.

Depois que eu estava utilizando o LG K4 por aproximadamente 3 dias, e já havia instalado que uso com frequência, notei que havia uma atualização disponível para o aparelho, mas ela pesaria 340 MB’s, um grande problema já que eu só tinha 480 MB’s de espaço disponíveis. Optei por fazer o download e após fazer a atualização algo bem único aconteceu: O aparelho liberou espaço ao invés de gastar o pouco que tinha. Isso que eu chamo de engenharia reversa hahaha. Não sei o que ocasionou ‘esse bug’, até porquê as informações da atualização diziam que haveriam melhorias em alguns softwares, vai entender, de toda forma fui de 480 MB’s para quase 1 GB de armazenamento livre e então tirei a print que postei acima.

[section label=”Desempenho” anchor=”Desempenho”]

Análise LG K4 – Desempenho

O processador utilizado no K4, o Mediatek MT6735M, era desconhecido para mim e tive de testá-lo do zero para descobrir do que ele é capaz ou não. No quesito de multitarefa ele foi razoavelmente bem, vez por outra demorava um pouco para carregar um aplicativo que estava em segundo plano, mas nada que chegasse incomodar.

Em alguns momentos o K4 ficou mais lerdo que o normal enquanto eu trocava o tema ou mexia em outra configuração que demorasse para ser aplicada, o aparelho não chegou travar em nenhum momento ao longo dos meus testes, mas algumas pequenas engasgadas são perceptíveis se estivermos mexendo em algo que demande muita memória RAM, algo que o K4 infelizmente tem pouco, apenas 1 GB para lidar com todo o aparelho.

k4 jogatina

Alguns jogos mais pesados até rodam, mas eles não escapam de alguns engasgos e quedas de FPS. Vale citar que esses serrilhados na tela não são um problema do K4 e sim da iluminação ambiente durante a fotografia (Foto: Mobile Bit)

Essa baixa quantidade de RAM se reflete principalmente nos jogos mais pesados, como o Six Guns da imagem acima, portanto, isso somado a baixa quantidade de memória interna vão te fazer passar longe de games que requerem mais poderio. Todavia, isso não vai te impedir de jogar títulos mais leves e casuais como a série Angry Birds, Clash Royale e Clash of Clans etc.

Para os fãs de Benchmarks, o Lg K4 pontuou 22.610 no AnTuTu, ficando acima do Zenfone 5 (21.982) e do Moto G 3° (21.000), uma pontuação que dessa vez eu acredito que condiz totalmente com o cenário do K4, um aparelho melhor que o Z5 e o MG3 em diversos pontos, mas que peca em outros aspectos quando comparado aos concorrentes.

[section label=”Bateria” anchor=”Bateria”]

Análise LG K4 – Bateria

Duas foram as surpresas que tive com o LG K4, a primeira foi no quesito de som e a segunda foi com a bateria, digo isso porquê de todos aparelhos que já utilizei como primário ao longo desses últimos dois anos fazendo análises, o LG K4 foi um dos que se saiu melhor quando comparado com diversos de seus concorrentes diretos.

Era bem comum passar o dia quase inteiro com o K4 longe das tomadas, isso mesmo com o uso de redes 4G e mensageiros como o Telegram e WhatsApp. Conectado a rede Wi-Fi eu cheguei até mesmo passar algumas noites sem carregar a bateria já que mesmo sob o uso constante, devido aos testes para escrever essa análise, ele praticamente não consumia nem metade da bateria ao longo do dia.

Em contra partida, o LG K4 demora para carregar completamente, são necessárias quase duas horas para encher a bateria do nosso amiguinho azulado, um tempo ao meu ver muito longo e que levanta uma questão, é melhor que um aparelho carregue mais rápido e sua bateria dure menos ou que ele demore mais para carregar e sua bateria dure mais?

De toda forma eu me sentia bem confortável em sair de casa sem levar o carregador do K4 comigo, pois sabia que sua bateria não iria me deixar na mão, exceto que ela estivesse em 5% porquê nessa hora ela parece saltar para 1% na velocidade da luz.

Um carregador simples, mas que não será utilizado com mais frequência que o devido. (Foto: Mobile Bit)

Um carregador simples, mas que não será utilizado com mais frequência que o devido. (Foto: Mobile Bit)

[section label=”Conclusão” anchor=”Conclusão”]

Análise LG K4 – Conclusão

O LG K4 já não está mais em nossas mãos, nessa altura do campeonato outro veículo já está o utilizando, mas ele é um smartphone que eu certamente utilizaria como primário e o recomendo como uma escolha de peso entre seus concorrentes atuais, o Zenfone 5/Go, Moto G de 3° geração, Redmi 2, Moto E e alguns aparelhos da linha Galaxy.

O K4 não só tem um preço bem competitivo e suporte para redes móveis 4G, ele também conta com uma caixa de som acima da média e a melhor bateria dentre seus concorrentes citados acima, ao menos para as minhas necessidades como usuário, mas claro que isso pode alterar dependendo de cada pessoa.

Eu acredito que se você está procurando um bom aparelho na faixa dos 500~600 R$ o LG K4 pode sim ser uma excelente escolha, porém, se você é um usuário que deseja uma câmera melhor e mais armazenamento, a sua princesa provavelmente está em outro castelo.

Sobre o autor

Olá nobre visitante, seja bem vindo, meu nome é Jean e nasci nas sombras da Grande SP, amada terra da garoa. Não sei bem se foi 'o mundo', ou meu jeito introvertido de ser, que me tornou alguém mais antenado em tecnologia, mas sempre gostei de ler sobre novidades da área e desde 2013 passei para o outro lado, o que conta as histórias. Fico feliz que você às tenha lido, volte sempre ;)
    Posts Relacionados
    Reviews

    Review do Alcatel 3C: Uma ótima opção de smartphone de entrada

    Reviews

    Review do ASUS Zenfone 5 (2018): Inteligência artificial e custo benefício

    Reviews

    Zenfone 5 - Primeiras Impressões do novo smartphone da ASUS

    Reviews

    Review do Kindle 8° - Ainda vale a pena comprar um E-Reader em 2018?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *