Recentemente tive a feliz experiência de jogar Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance no 3DS e vim dividir minha experiência com vocês, já que muitos infelizmente não tem um 3DS ou ainda estão na dúvida se compram esse jogo ou não.
Serei bem imparcial e evitarei spoilers ao máximo então pode ler sossegado (a) e prepare-se por que a aventura está apenas começando!
A História de Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance
A história do KH DDD se passa após o término dos eventos de Kingdom Hearts II e começa com o grande Mestre, Yen Sid, conversando com Sora, Riku, Mickey, Donald e Goofy (Pateta), o mestre diz a Sora e Riku que eles necessitam treinar mais e se tornarem mestres da keyblade, ou não poderiam dar conta dos desafios que estariam por vir, afinal, após a derrota do heartless (Ansem) e do nobody (Xemnas) o mestre prevê que Xenahort está para dar as caras e que os dois keybladers não estão preparados para enfrentá-lo.
Então ele propõe que Sora e Riku visitem 7 mundos adormecidos, que outrora foram destruídos por heartless, e assim abram suas keyholes para que possam ser reconhecidos como verdadeiros mestres e despertar um novo poder, porém, Sora recusa e diz que isso não é necessário, mas Riku aceita a proposta, pois, sente que precisa treinar mais com a keyblade para se manter livre do domínio da escuridão, então Sora concorda em participar nesse treinamento com Riku.
Tais mundos foram completamente esquecidos por serem destruídos por heartles, foram apagados dos demais mundos e consumidos por nigthmares (pesadelos) que buscam obstruir o acesso as keyholes.

Logo após isso Sora acorda em uma Traverse Town totalmente remodelada (com algumas áreas novas) e descobre que suas roupas mudaram e ele voltou ser uma criança, sem entender direito o motivo disso tudo o garoto apenas presume que é uma magia de Yen Sid e sai em busca de Riku, mais detalhes de como ele foi parar em Traversse Town e muitas flashbacks do que está acontecendo “no mundo real” aparecem ao longo da história, mas vou deixar isso de lado para não estragar surpresas.

Em sua busca Sora encontra Neku e Joshua (de The World Ends With You, game da Square Enix – mesma produtora de Final Fantasy) ao que, Joshua explica a Sora que Riku está numa segunda Traversse Town dos sonhos e por isso eles não podem se encontrar nesse mundo, porém, as ações de Riku afetam “o mundo de Sora” e vice versa. Ainda bem que em Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance nós podemos conhecer personagens de outras franquias além de apenas ver ás figurinhas já carimbadas de Final Fantasy.

Dessa forma Sora e Riku vão de mundo a mundo sem poder ver um ao outro, mas se ajudando no que for possível, mas é engraçado que na versão do mundo que Sora vai as pessoas não sabem quem é Riku enquanto ao mesmo tempo Riku fala com as mesmas pessoas e elas não sabem quem é Sora, porém, as ações de cada um afeta diretamente o mundo do outro, mesmo que em cada uma das versões só um faça algo.
Estranho? A princípio é um pouco, mas como os acontecimentos de cada mundo são diferentes com cada personagem, as vezes nem se percebe que são histórias paralelas, ademais em alguns mundos Riku ou Sora tem acesso a locais que o outro não tem, e em alguns mundos o local visitado pelos garotos é completamente diferente, embora, faça parte do mesmo filme da Disney. Um exemplo disso é o mundo de Pinóquio, Sora vai pra um lugar e Riku para outro completamente diferente, mas vou deixar que você, caro leitor, descubra sozinho (a) o que acontece nesse lugar. Mas não se preocupe, no jogo você não estará sozinho, pois, contará com a ajuda dos Dream Eaters, inimigos do jogo que podem ser domados para lhe ajudar.
Os nightmares (pesadelos) são os inimigos da vez, são diferente dos heartless e demais inimigos vistos na série, pois, seus tamanhos e formatos variam drasticamente, alguns parecem peixes, outros parecem dragões e ainda outros fazem referência a demais jogos como o Lord Kyrioo que é um sub boss que pode ser derrotado opcionalmente, numa igreja. Observe bem esse sujeito abaixo e veja se não te lembra alguém:

Se você pensou no Sapo de Chrono Trigger, parabéns!

A Jogabilidade de Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance
A jogabilidade de Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance é muito rápida, e praticamente tudo nos cenários pode ser utilizado ao seu favor, desde paredes, postes, galhos, corrimãos etc Esses movimentos são conhecidos como flowmotion e permitem que Sora e Riku se desloquem rapidamente pelos lugares e também utilizem o cenário como ajuda nos combates. O uso do flowmotion torna o jogo muito mais divertido e interativo, é fácil de usar (basta apertar Y – quadrado para íntimos de outros consoles – e Sora/Riku dão um turbo aéreo e se tocarem em algo entram em flowmontion), esse modo também evita que os jogadores fiquem com preguiça de cruzar longos cenários, abaixo vocês podem ver um vídeo que ilustra melhor o que é flowmotion.
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A tela de toque (a segunda tela) serve para visualização do mapa e também para aplicar comandos especiais nos inimigos que podem variar desde de atirá-los contra os outros, controlá-los para fazer atacar os outros oponentes, cada mundo tem uma função diferente para ela, que também é utilizada em vários minigames com seus dream eaters, esses minigames são uma forma de upar eles, e sim eles upam, tem “arvore de talentos” e algumas técnicas adquiridas por Sora/Riku só são obtidas após serem liberadas por um deles.

Conforme você derrota nigthmares seus aliados vão upando e ganhando pontos para serem usados na lista de comandos deles, o que dá novos movimentos para eles e para você.
E falando nos monstrinhos aliados, eles são muito úteis (piada a parte: mais que Donald e Pateta) e podem ser usados em links com Sora e Riku, quando usados com Sora os aliados ajudam ele no combate, alguns viram maças, alguns viram pranchas de surf, enfim cada um ajuda Sora com um movimento diferente, mais uma vez vou utilizar de recursos visuais para ajudar você:

Com Riku a história já é um pouco diferente, pois, ao passo que Sora usa os aliados, Riku se funde com eles e muda completamente seu combo e estilo de luta, alguns aliados fazem ele voar, outros fazem ele caminhar “sobre as águas” e alguns dão algumas outras surpresas que prefiro não falar para não estragar a surpresa.

Imagino que muitos estejam se perguntando como funciona a troca de personagens em Kingdom Hearts 3d: Dream Drop Distance, bem a parte boa é que teoricamente a qualquer momento você pode alternar entre Riku e Sora numa boa, isso consequentemente vai aumentar seus número de drops (drops = troca de personagens) e trocar direto também vai atrapalhar seu progresso no jogo, pois, cada mundo tem um level mínimo recomendado e se você ficar dando drop para jogar só com o Riku ou Sora, consequentemente vai chegar uma hora que você vai ter que fazer o inverso e jogar só com o outro personagem para poder avançar para novos mundos.

Isso não quer dizer que você não possa estar em mundos diferentes com cada personagem, pois, pode sim sem nenhum problema, afinal, toda vez que você dropa vai jogar com o outro personagem no exato local que estava antes, seja no meio de uma luta com boss, no alto de um prédio quando fazia flowmontion ou simplesmente a paisana procurando tesouros.
A barra de drop desce sozinha (se olhar nas imagens das gameplays acima do Sora e Riku, vai ver uma barrinha chamada drop ao lado do hp), essas barras também descem quando você é atingido, mas você pode usar itens para aumentá-la , porém, use com cuidado por que deixar um char no 40 e outro no 20 não vai ser nada legal quando você tiver de visitar um mundo de nível 40 e não conseguir prosseguir na história antes de finalizar o mundo com ambos personagens.
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Considerações Finais Sobre Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance
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A possibilidade de poder dar drop a qualquer momento me salvou uma vez quando o Riku foi atingido e simplesmente travou, não se mexia mais e meus aliados ficaram lutando contra os inimigos sozinhos, isso é péssimo por que se eles morrerem e não forem curados rapidamente, acabam sumindo e perdemos a possibilidade de convocar esses aliados novamente.. Para dropar basta pausar o game (mesmo em lutas) e apertar drop na tela de toque, ou em saves, fora isso apenas é possível dropar no método ‘normal’, ou seja, quando seu tempo acaba.

O lado bom é que fora este empecilho eu não notei demais bugs no jogo, mas não gostei do acabamento dele, pois, alguns gráficos estão mal feitos, como detalhes das roupas e rostos dos personagens, e alguns cenários em cg’s também ficam meio borrados. Vejam a imagem abaixo e prestem atenção como a cor preta é mal separada da bege no Mickey, como a camiseta do Riku está mal encaixada no braço e a parede atrás tem distorções de pixels:

Felizmente não são em todas as cenas que os gráficos estão mal acabados, mas em algumas isso incomoda, entretanto, ao menos o efeito 3D: está simplesmente impecável no game, se prepare para zerar sua bateria vez após vez, pois, ver vídeos com o 3D: ligado é um convite a se maravilhar enquanto fica boquiaberto.
Outro detalhe chato em Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance é que a maioria das keyblades são iguais para ambos as personagens, isso é até plausível já que eles visitam os mesmos mundos, todavia, as histórias são diferentes então criar keyblades diferentes não mataria ninguém. Ao menos cada personagem tem algumas técnicas próprias muito boas e que realmente nos faz querer equipar tal técnica do Sora no Riku e vice versa, ademais, a maioria das magias/técnicas pode ser usadas por ambos os personagens sem ser necessário ter técnicas repetidas.

O mesmo se dá com os dream eaters, não é necessário ter dois iguais, você pode carregar os mesmos com os dois personagens se preferir, isso os ajuda upar mais rápido e falando nisso os dream eaters demoram muito para ganhar pontos para a lista de comandos (árvore de talentos).
Quanto aos Dream Eaters é bem bacana a possibilidade de pintá-los para deixá-los “mais seus”, mas eles ficam andando de um lado para o outro o que impossibilita que você os pinte como queira, ou pior, corre o risco de acertar a tinta em algum outro dream eater (é possível ficar com 3 por vez), entretanto, os minigames para upar seus níveis são muito divertidos. O game faz referência a todos os outros Kingdom Hearts, tem personagens de todos eles, alguns que julgávamos mortos, outros que estavam desaparecidos, novos personagens de peso também dão as caras nesse jogo, e o melhor é que eles não são apenas sonhos e resolveram dar as caras agora que Sora e Riku estão mais vulneráveis, nem todos são inimigos, alguns são aliados e bem não vou falar quem aparece ou não, mas nesse jogo você descobrirá o verdadeiro propósito da Organization XII e seus novos integrantes.
Os personagens de Final Fantasy não aparecem nesse jogo, mas mesmo assim depois de acaba-lo você vai começar a guardar moeda por moeda para um PS4/Xbox One (o Wii U não terá KH III, sim é triste), afinal, mesmo a Organization XIII tem uma razão para estar nos mesmos mundos que Sora e Riku.. Mas não as personagens de Final Fantasy. Em suma, após jogar o jogo e me emocionar com mais esse viciante game (na minha opinião muito melhor que o Chaim Of Memories, e KH 1 e 2) eis a minha nota: