• Quem somos
  • Política de Conteúdo
  • Contato
  • Envie o seu artigo
Notícias sobre smartphones, jogos, eletrônicos e tecnologia
  • Notícias
  • Games
  • Aplicativos
  • Reviews
  • Fichas Técnicas
  • Smartphones
  • Login
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Mobile Bit
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Por que Tomb Raider (2013) é tão legal?

Jean Fernandes Por Jean Fernandes
21 de julho de 2014 - 11:11
em Games, Reviews
0
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

Boa parte dos jogadores de  Tomb Raider são da geração ps1, os jogos da arqueóloga Lara Croft se resumiam a correr de um lado para o outro em busca de itens e muitas vezes o jogador ia e voltava várias, várias e várias vezes no mesmo local tentando usar um item, em suma, o jogo era pra quem tinha paciência.

Porém, mesmo que o jogo tenha muitos quebra cabeças e vários inimigos em locais sem sentido, ainda assim era divertido, parte por que a Lara Croft era uma das poucas protagonistas femininas da época, mas se a personagem principal fosse um homem, será que os primeiros jogos da série teriam se saído tão bem?

Por que Tomb Raider (2013) é tão revolucionário?

 

Tomb Raider (2013)
Nossa musa da geração 32 bit, quer dizer… Ela está bem bonitinha se comparada ao primeiro Tomb Raider de PSX (foto: 1bp)

O game do psx não fazia tanta sucesso assim, ainda mais por que eles caíram na mesmice de “ficar meia hora numa sala para voltar a outra e passar mais hora atrás dum item.”  Tomb Raider precisava de algo novo, afinal, só as curvas da Lara não estavam dando para o gasto.

Uma Nova Luz Dentre as Relíquias?

Muitas séries se renovaram com a chegada do ps2, GTA é um dos maiores exemplos disso e claro que a Lara também não deixaria essa chance passar, afinal, gráficos melhores não aumentariam as vendas, Tomb Raider precisava de algo novo.

Foi pensando em inovações que a série passou  a se focar mais na ação, tendo mais inimigos e menos relíquias/tesouros para caçar, ok, agora podemos nos divertir jogando um bom jogo né? Não, infelizmente não, por que a Lara ainda era lerda, o jogador continuava ser obrigado passar horas e horas tentando resolver um simples quebra cabeça para poder passar de fase.

Tomb Raider (2013)
Imagine como (não) deve ser legal atirar em inimigos sem ao menos ter uma mira decente, agora imagine que eles correm de um lado para o outro e suas balas passam todas bem perto, das orelhas que os dinossauros não possuem (foto: gamezineguru)

Alguns devem estar achando que detesto Tomb Raider, mas não é verdade, joguei cada um dos jogos da série, não terminei a maioria, mas por que os quebra cabeças eram chatos e extremamente demorados e nunca fui muito adepto ao uso de detonados para facilitar a jogatina.

A Evolução da Série

Os Tomb Raiders lançados para a sexta e sétima gerações (ps2/3 xbox/360) foram bons jogos, tiveram inúmeras mudanças que deixaram a série mais divertida, o que contribuiu para o aumento de fãs de série, mas ainda faltava algo, pois, até então os jogos ainda eram bem parados e genéricos, sem maiores emoções além de ver a Lara correndo por ai e atirando por todos os lados, para depois ficar 15 anos preso num quebra cabeça.

Quando Tomb Raider (2013) foi anunciado, particularmente, eu só esperava mais um jogo comum da série e por esta razão, a principio não dei muita importância para o título e demorei para adquirir uma cópia. Ledo engano, tudo que eu conhecia sobre Tomb Raider havia mudado nesse novo título.

Tomb Raider (2013)
Esqueçam a Lara bonitinha que só faz pose por ai e caça relíquias sem que nada de errado (foto: kotaku)

 

Uma breve apresentação

Lara e seus amigos estão em um navio perto de uma ilha do Japão (sim, o Japão é dividido em 6 ilhas), com o objetivo de ir atrás de um tesouro ancestral, mas por “acidente” o navio é pego por uma tempestade e  Lara e os demais se separam e quando tenta buscar ajuda, nossa protagonista descobre que está numa ilha repleta de canibais e religiosos fanáticos que realizam sacrifícios macabros.

De acordo com relatos/relíquias coletadas pelo jogo, ninguém que chega a ilha consegue sair, graças ao poder da deusa do sol, e muitos rituais e assassinatos cruéis são realizados em nome dessa deusa, mas será mesmo que o verdadeiro motivo de tanta insanidade é culpa de uma deusa? Bem, isso eu não vou responder por que quero aumentar sua curiosidade.

Saiba que seu objetivo é deixar a ilha, mas não se engane, o mapa é enorme e embora não seja dividido por fases, você vai de um local para o outro pouco a pouco, como se cruzasse vários pontos da ilha em busca de respostas e de seus amigos. O problema é que Lara descobre que essa excluída ilha japonesa abriga muitas coisas macabras e vários tesouros de alto valor.

Tomb Raider (2013)
Buscar relíquias se tornou algo praticamente opcional, porém, encontrá-las aumentam a experiência de Lara e consequentemente, sua força. A história do local também é contada através de relíquias que só aumentam o mistério da trama (foto: rcell)

Pode parecer estranho que o foco do jogo não seja ir atrás de relíquias, mas sim sair da ilha, mas a história te faz se aprofundar de tal maneira na trama que é bem improvável que alguém queira deixar de lado alguns documentos onde vilões e aliados anotaram alguns de seus atos, explicando por que os fizeram, ademais, coletar relíquias aumenta a experiência da Lara, o que lhe permite desbloquear novos movimentos com ela e aumentar o poder das armas e até mesmo implementar novos recursos a elas.

Os quebra cabeças não são mais demorados, mas existem muito mais deles e alguns dão certa dor de cabeça, mas é tudo questão de lógica e procurar maneiras de pegar alguns itens e armas só  torna tudo mais prazeroso.

Reclamei bastante da falta de ação nos últimos jogos, e bem, parece que esse título foi lançado para ‘calar minha boca’ por que o grau de ação aqui chega a ser insano. Vários inimigos num local e a opção de lutar contra todos de uma vez ou derrotá-los um por um, enquanto se esconde e atira em suas cabeças ou dá tiros pelo corpo, pouco a pouco, para vencê-los. Caberá a você decidir quanto partir pro ataque e quando esperar o melhor momento para derrubar um por um.

Tomb Raider (2013)
Você gosta de partir pro tiroteio onde todos estão contra você? Ótimo, é possível fazer isso, mas se preferir também pode matar os inimigos um por um, sem que o vejam. (foto: winreview)

–
Para finalizar essa pequena analise, gostaria de dizer que o jogo te dá muitas opções de interagir com o cenário, Lara salta de um lado para o alto, escala, usa cordas para alcançar novos lugares, destrói algumas paredes para caças itens e diversas vezes tem de fugir as presas de um local, mas tudo isso foi muito bem separado para que o jogador não se enjoe de nada. E então, o que está esperando para jogar esse épico game?

Fonte: Review feita por Jean Fernandes – Mobile Bit

Tags: Tomb RaiderTomb Raider (2013)
Jean Fernandes

Jean Fernandes

Olá nobre visitante, seja bem vindo, meu nome é Jean e nasci nas sombras da Grande SP, amada terra da garoa. Não sei bem se foi 'o mundo', ou meu jeito introvertido de ser, que me tornou alguém mais antenado em tecnologia, mas sempre gostei de ler sobre novidades da área e desde 2013 passei para o outro lado, o que conta as histórias. Fico feliz que você às tenha lido, volte sempre ;)

Deixar um Comentário

Últimas Notícias

one ui 4.1 oficial

One UI 4.1: Melhorando a segurança no Painel de Privacidade da Samsung

4 horas atrás
1000
redmi 11t pro plus preto

Redmi Note 11T Pro Plus ganha nota máxima do DisplayMate

1 dia atrás
1k
realme gt 2 pro no brasil

Realme GT 2 Pro e Realme C35 já estão disponíveis no Brasil

2 dias atrás
1k
penup samsung

Samsung PENUP ganha atualização com novidades e melhorias

5 dias atrás
1k
realme gt 2 pro brasil

Realme GT 2 Pro será lançado no Brasil em 18 de maio

1 semana atrás
1k
watchtower 1password 8

1Password 8: Gerenciador de senhas já está disponível para Macs

2 semanas atrás
1k
  • Quem somos
  • Política de Conteúdo
  • Contato
  • Envie o seu artigo

© 2013-2021 - Mobile Bit - Todos os direitos reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Contato
  • Envie o seu artigo
  • Homepage
  • Política de Conteúdo
  • Quem somos
  • Seja um colaborador

© 2013-2021 - Mobile Bit - Todos os direitos reservados

Seja bem-vindo

Entrar com Google
Ou

Para se conectar, preencha as informações abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar