Reviews

Análise: Moto X Play – Feito para jogar até dar calos na mão

Olá mobilenauta, meu nome é Jean Fernandes, o redator mais bonito desse site [carece de fontes] e irei lhes guiar durante esse artigo, seja bem vindo (a) a mais uma de nossas análises/reviews, sente-se de maneira confortável e se prepare por que o aparelho que iremos analisar nesse artigo é o tão estimado Moto X Play, um dos dois aparelhos de terceira geração da linha X da Motorola, ademais, ela é conhecida por entregar aparelhos com excelente custo benefício.

Com o Moto X Play as coisas não são diferentes, pois, o aparelho é uma das melhores opções na categoria dos intermediários e dificilmente o futuro comprador se arrependerá da aquisição.

Antes de darmos início a análise, por favor, olhe brevemente esse menu a sua esquerda, o menu de navegação rápida, nele estão escritos os tópicos dessa análise, nos aparelhos mobile é preciso puxar a “sétinha” preta que também se encontra à esquerda. Caso você deseje saber apenas um ponto específico do aparelho é so clicar num dos substitulos listados no menu lateral, ok? Mas depois não se esqueça de clicar na opção onde você estava e retornar ao ponto original, isso vai poupar seu tempo caso só deseje saber sobre uma característica específica do Moto X Play, como, por exemplo, a câmera dele. Bem, vamos a análise.

[section label=”Design” anchor=”Análise/Review do Moto X Play – Design”]

Análise/Review do Moto X Play – Design

Quando olhamos para o Moto X Play pela primeira vez a impressão que temos é de que ele é uma espécie de Moto G gigante, pois, os aparelhos da Motorola seguem um design bem similar entre si, ao menos na parte frontal dos dispositivos, porém, basta virarmos o Moto X Play e vemos como sua traseira é diferente dos aparelhos de entrada da Motorola e como tem uma pegada mais ergonômica, ou seja, mais confortável.

motoXplay2

O Design do Moto X Play lembra os demais aparelhos da Motorola, mas não se engane por que esse é um dos aparelhos mais potentes já lançado por eles e certamente é uma das melhores opções de aparelho atualmente. (Foto: Engadget)

O Moto X Play é um aparelho fino, leve e conta com slot para cartão Micro SD, um acréscimo muito bem vindo a linha X da Motorola. Esse slot para cartão sd e para os dois nano sim pode ser localizado na parte superior do aparelho, próximo ao lado do slot para fone de ouvidos, mas para acessá-lo é preciso retirá-lo com uma pinça para smartphones, esse slot é mais bonito e discreto, porém, menos prático de se usar e que certamente não vamos querer ficar abrindo com frequência.

mxp cima

Na parte superior do Moto X Play temos o slot para fones de ouvido P2 e a entrada para o (s) nano sim + slot para cartão Micro SD de até 128 GB. (Foto: Mobile Bit)

É preciso ter muito cuidado ao remover esse slot por que se você perdê-lo irá praticamente inutilizar o aparelho, pois, não haverá outra maneira de utilizar os nano sim ou cartão Micro SD sem adquirir outro slot compatível para tais, a boa notícia é que dos males no design do Moto X Play esse é o maior, ademais, esses slots não podem ser removidos sem a pinça adequada que vem na caixa do aparelho e, portanto, são bem seguros.

pinca e slots

Pinça e slot para nanos sim card e cartão micro sd do Moto X Play. (Foto: Mobile Bit)

Para utilizar a pinça basta inseri-lá na entrada do slot e ele sairá do aparelho, por favor, desligue ou remova o cartão Micro SD nas configurações do aparelho antes de realizar esse procedimento ou seu cartão poderá ser danificado com grandes riscos de perda de dados.

Agora, se por acaso você perder a pinça para retirar o slot ou o slot em si…

moto x play slot

Boa sorte tentando colocar os chips nano ou o cartão de memória ai dentro. (Foto: Mobile Bit)

No geral o Moto X Play tem um design muito belo e com botões moles, que não machucam ao serem pressionados com frequência, ideal para quem gosta de ler livros num smartphone e fica apertando os botões de volume com frequência. (Como eu que uso muito o meu smartphone para ler livros).

moto x play botoes

O Moto X Play tem os botões bem posicionados, é leve, belo e tem uma pegada nas mãos. (Foto: Mobile Bit)

Para finalizar a sessão de fotos da carcaça do Moto X Play, irei me valer do que mais gostei no aparelho, sua tampa traseira, que embora seja removível não nos dá acesso a bateria e sim apenas a possibilidade de trocar a capinha.

O modelo que recebemos para análise possui tampa traseira preta, mas é possível encontrá-la em outros materiais como a madeira, o que recebemos tem capinhas pretas e azuis, particularmente gostei mais da preta, mas é possível escolher até duas cores de capinha no site da Motorola.

moto x play traseira

No site oficial da Motorola é possível escolher diversas opções de cores para a capinha do seu Moto X. (Foto: Mobile Bit)

[section label=”Tela” anchor=”Análise/Review do Moto X Play – Tela”]

Análise/Review do Moto X Play – A Tela

Confesso que tive uma surpresa absurda aqui, pois, antes do empréstimo do aparelho já havia lido algumas reviews onde citavam com ênfase excessiva que o Moto X Play possui uma tela com a tecnologia LCD TFT, um material barato e geralmente pouco utilizado em aparelhos por não oferecer um ângulo de visão tão bom quanto os observados nas telas de IPS. Já fizemos um artigo sobre os diferentes materiais utilizados nas telas de smartphones, nele nós explicamos de maneira simples qual é a vantagem e desvantagem de cada material e também falamos sobre o que é Gorilla Glass, uma proteção muito importante e que acompanha o Moto X Play.

Todavia, caso você não deseje se aprofundar no assunto, o resumo da ópera é que esse material geralmente consome mais energia para iluminar a tela do que demais materiais como a IPS e Amoled, porém, como citei naquele artigo e volto repetir nesse: Tudo vai depender de como cada empresa trabalha com os materiais e a interface de cada aparelho.

E no Moto X Play pude comprovar em primeira mão que isso é verdade, pois, durante os 12 dias que ficamos com o aparelho ele só foi carregado quatro vezes, sim, quatro vezes, ou uma vez a cada três dias, falaremos sobre isso com mais detalhes adiante, voltemos ao assunto desse tópico.

moto x play - tela

A duração de bateria do Moto X Play é surpreendente. (Foto: Mobile Bit)

O brilho da tela é mais que satisfatório em ambientes externos e internos e até se comporta bem sob luz solar direta, mas não espere muita coisa por que nessas situações ele é apenas regular, mas afinal, que aparelho pode contra o sol? Até onde eu saiba nenhum, todavia, o Moto X Play tem certa resistência contra outra força da natureza: respingos de água, ressalto, respingos e não uma torrente. Não atire seu aparelho contra uma piscina deliberadamente por que ele terá grandes chances de ‘morrer’ nessa brincadeira.

O Moto X Play possui uma tela com resolução Full-HD (1920 x 1080) e 401 pixels por polegada, um valor muito bom para um aparelho de 5,5 polegadas que no quesito tela não decepciona em momento algum já que possui cores muito bem retratadas e vívidas, sem puxar demais para tons pastéis ou para o azul como fazem alguns aparelhos na mesma faixa de preço.

A tela do Moto X Play conta com um recurso de gestos bem interessante, mas meio confuso de se usar: Sensor de movimento e proximidade para exibição do horário e notificações. Quando tiramos o celular do bolso e o inclinamos na direção de nosso rosto ele – geralmente – mostra as horas na metade da tela por uma fração de segundos. Apenas o relógio é mostrado na cor branca e o resto da tela continua desligada, algo que seria bem improvável nas telas de IPS LCD que muitos julgam ser uma escolha melhor, mas que ilumina toda a tela de uma única vez, diferente do TFT ou Amoled.

moto x play active display

A Função Active Display mostra rapidamente que você possui novas notificações e também exibe o horário atual. (Foto: Hardware Progammi)

Essa função de exibição de horário e notificações se chama Active Display, mas pessoalmente eu a achei muito confusa de se usar por que as vezes o aparelho não exibe as horas e somos obrigados a desbloquear a tela manualmente para vê-las, entretanto, esse recurso é bem mais simples de se utilizar no Moto Maxx, pois, nele só precisamos deslizar suavemente a mão sobre a tela ou próxima dela para que o horário seja exibido.

Já em relação as notificações, o Moto X Play ativa brevemente a tela mostrando um ícone do messenger, sms ou telefonemas e basta clicar no ícone e arrastar o dedo para cima que a tela já é desbloqueada automaticamente no aplicativo em questão, mas relaxe, você não irá cair automaticamente numa conversa que não está afim de responder no momento por que ao pressionar o dedo sobre uma notificação as bordas superiores do aparelho são iluminadas e exibem uma prévia da conversa e a foto de perfil de quem está falando contigo.

[section label=”Câmeras” anchor=”Análise/Review do Moto X Play – Câmeras”]

Análise/Review do Moto X Play – Câmeras

Ok, chegamos a um ponto sensível desse aparelho. A câmera traseira do Moto X Play possui nada mais que incríveis 21 MP e ela se saiu incrivelmente bem durante nossos testes de gravação, imagens limpas, com ruídos praticamente imperceptíveis e excelente captação de som, isso claro, sob condições favoráveis de luz e ausência de barulhos extras ao redor, mas nas fotografias a impressão que ficamos é que se a Motorola investisse num software de câmera de câmera para seus aparelhos eles certamente seriam muito melhores.

Tanto a câmera frontal quanto a traseira são capazes de tirar excelentes fotografias, mas geralmente apenas em ambientes externos e sob condições de luz favoráveis. Nesses casos eu consegui tirar algumas fotos deslumbrantes, mas a ausência de opções de fotografia fazem muita falta. Afinal, alguns filtros, ajustes manuais da câmera e melhor controle de foco são sempre bem vindos num aparelho e as opções são bem limitadas no Moto X Play.

externamente

Em condições favoráveis é possível capturar belas fotos externas com o Moto X Play, porém, geralmente elas apresentam certo grau de ruído. (Foto: Mobile Bit)

As coisas ficam piores na câmera frontal que conta com 5MP e altíssimo grau de ruídos em praticamente qualquer condição de luz, mas as fotos tendem a melhorar gradativamente em ambientes externos, algo que infelizmente não ocorre em locais fechados.

Selfie retirada com o Moto X Play, reparem como o grau de ruídos está alto. (Foto: Mobile Bit)

A qualidade das fotos, no entanto, melhora muito quando instalamos um aplicativo de câmera no aparelho como o Open Câmera (gratuito) ou o A Better Camera (possui uma versão paga e outra gratuita). Eu particularmente recomendo que uma das primeiras coisas que você faça ao adquirir um Moto X Play seja baixar aplicativos de câmera e testar um a um para ver qual mais lhe agrada, mas claro que se você preferir pode utilizar apenas o nativo, isso vai de cada um.

foto mx play

Possuir configurações manuais pode “salvar” sua foto quando as condições climáticas não forem muito favoráveis ou você estiver afim de brincar um pouco com a imagem. (Foto: Mobile Bit)

A ausência de um software de câmera é minha segunda reclamação sobre esse aparelho, note que não estou criticando os sensores e lentes do aparelho por que eles são muito bons, mas ao menos sob meu ponto de vista, eles se tornam um tanto quanto que rudimentares (ou obsoletos) graças a falta de configurações e filtros. Isso chega a ser cômico por que alguns aparelhos pecam na falta de opções para câmera e outros no excesso delas, a vida é um mar de surpresas.

[section label=”Som” anchor=”Análise/Review do Moto X Play – Som”]

Análise/Review do Moto X Play – Qualidade de Som

O Moto X Play está entre os aparelhos com a melhor qualidade de som que já testei, principalmente por que sua caixa de som fica localizada na parte frontal  inferior do aparelho, ela é mono, ou seja, diferente de alguns aparelhos da Motorola o Moto X Play não reproduz som pela parte de cima que parece ser uma caixa de som, mas está ali apenas para enfeitar o aparelho e padronizar o design da família Moto.

No geral os sons são bons, altos e sem distorções para agudos e os fones de ouvido que acompanham a caixa também tem uma boa qualidade, mas não são intra-auriculares, ou seja, não tem aquela borrachinha que mandar o som ‘direto pro cérebro’, eu prefiro fones não auriculares, mas enfim, isso também é uma questão de gosto.

Infelizmente é complicado tratar de som por texto, mas posso lhes garantir que o Moto X Play não faz feio na qualidade de som e você certamente poderá ouvir músicas ou vídeos em casa sem fones de ouvido e com uma excelente qualidade de reprodução, mas caso você goste de ouvir músicas no transporte público, você provavelmente precisará adquirir um fone intra-auricular por que o que vem na caixa não abafa sons externos.

[section label=”Software” anchor=”Análise/Review do Moto X Play – Software”]

Análise/Review do Moto X Play – Software

Embora o Moto X Play seja um aparelho com Android Puro ele conta com alguns extras bem interessantes por parte da Motorola, dentre eles os destaques vão para o Google Now já inserido entre as primeiras às telas iniciais do aparelho, a possibilidade de abrir e trocar a câmera entre frontal/traseira com apenas um simples chacoalhar de mão e o meu preferido: O Moto Voz que permite realizarmos uma série de funções apenas com comandos de voz dados ao smartphone.

Essa função é basicamente a mesma que temos no Google Now, porém, no Moto X Play ela foi aprimorada e podemos ativar recursos de voz mesmo quando a tela do aparelho estiver desligada, muito útil para quando você não pode usar o aparelho ou já está deitado e esqueceu de ativar o despertador. Geralmente isso nos obrigaria levantarmos e ativarmos o alarme, mas se o Moto X Play estiver a uma distância razoável bastará dizer sua frase de ativação e pedir para ele ativar o alarme no horário desejado.

google now

Tradicionalmente o Google Now pode ser ativado através de widgets ou após pressionarmos o dedo sob o botão home e arrastarmos o dedo até a lupa ou o símbolo da empresa. (Foto: Usa Today)

No Moto X Play é possível configurarmos uma frase pessoal e curta para que o Google Now seja ativado, eu utilizei uma frase complexa a princípio: “denwa okite” (deUnUa oquitE – do japonês, acorde/desperte celular). Usei esse termo propositalmente, a princípio para saber se outras pessoas poderiam burlar o sistema por também repetir palavras em outro idioma, felizmente a resposta é não, ademais, após alguns dias troquei para o bom e velho português e passei usar “te ordeno, desperte” e por ironia o Moto X Play reconheceu esse comando mais facilmente enquanto que em japonês não parecia me ouvir direito. Meus senseis vão me matar se pensarem que enferrujei no uso do idioma hahaha.

O que notei também é que após gravarmos a frase que escolhemos três vezes para reconhecimento do aparelho nós sempre deveremos repeti-la no mesmo tom de voz ou nada acontecerá, ademais, se houverem ruídos ao redor, conversas ou músicas, o Moto X Play não vai te ouvir, primeiro porque ele não funciona a base de gritos (ok, isso é irônico) e segundo por que ele não te ouve se você não falar no exato tom de voz da gravação.

Então não espere que ao perder seu aparelho de vista ele poderá ser facilmente localizado a base de comandos de voz, exceto que você o esteja procurando pela sua casa e com nada mais que o silêncio ao seu redor.

sin-cobertura-movil1

Não adianta surtar, tem que tratar o Moto X Play com carinho ou ele não vai te ouvir. (Foto: La Cueva)

Acredito que para as próximas versões de Moto X a Motorola poderia trabalhar um pouco no reconhecimento de voz por nos pedir para repetir a frase escolhida em ao menos três tons de voz diferentes, isso certamente seria um adendo interessante para esse recurso adicional deles que por si só já é digno de elogios.

Sem mais detalhes para acrescer nesse tópico, afinal, os aparelhos da linha Moto não contam com praticamente nenhuma alteração em suas respectivas interfaces, afinal, o Android é praticamente puro e isso é ótimo para os dois pontos a seguir.

[section label=”Bateria” anchor=”Análise/Review do Moto X Play – Bateria”]

Análise/Review do Moto X Play – Bateria

E eis o maior triunfo do Moto X Play: A incrível autonomia de sua bateria, ela é tamanha que chega superar a do Moto Maxx, fiz 12 horas de exibição de vídeos/filmes com birlho médio, quase novas horas de jogatina revezada (nem eu que amo jogos consigo passar tanto tempo jogando, tive de revezar) e quase três dias em stand by, ou seja, com o aparelho quase que não sendo usado, mas ainda assim com rede ligada. São valores surpreendentes para um aparelho intermediário.

Mas que levantam algumas questões, a primeira delas é por que a Motorola vende o Moto X Play por um valor tão alto? É uma questão que fica em aberto já que o Moto Maxx, que possui maior poder de processamento, já pode ser encontrado por preços bem semelhantes ao que está sendo cobrado pelo Moto X Play.

Lembre-se de levar o Moto Maxx em consideração quando for comprar o Moto X Play, afinal, vai que você prefere ele ao invés do aparelho analisado nesse post?

ok entoom

Ok.. Que outro smartphone da atualidade consegue ter tamanha autonomia? (Foto: Reprodução)

Por possuir tanta autonomia o Moto X Play demora para carregar, são quase duas horas na tomada, mas quem em sã consciência prefere um smartphone que carregue rápido, mas com duração de bateria medíocre?

[section label=”Desempenho” anchor=”Análise/Review do Moto X Play – Desempenho”]

Análise/Review do Moto X Play – Desempenho

No título do artigo eu disse que o Moto X Play foi feito para jogarmos até dar calos na mão, imagino que você, caro leitor (a) atento, deve estar se perguntando por que citei isso e depois falei que o Moto Maxx é superior em desempenho, certo?

O X Play usa o Snapdragon 615 como processador, eu gosto de comparar os processadores aos motores e cavalos de um carro e 615 é o que podemos comparar a um carro 2.0 com direção hidráulica, existem processadores melhores, o Moto Maxx utiliza o Snapdragon 805 que já é uma espécie de 4 por 4, um processador que roda tudo com uma mão nas costas.  Mas e o Snap 615? Ele também é capaz de rodar – qualquer – jogo disponível na Play Store atualmente e dai vem o nome do aparelho, ele foi feito para jogar por muito tempo.

Mas o 615 pode ter certa dificuldade em certos ‘terrenos’, assim como um carro 2.0, portanto, é bom ter em mente que dependendo do jogo será necessário reduzir a qualidade gráfica, como foi o casso de GTA San Andreas (Android) que não funciona de maneira fluída se os gráficos estiverem em alta resolução, mas isso só se dá em alguns jogos e para desencargo de consciência confira a lista de jogos que testamos no Moto X Play:

Moto X Play - destaque

O Moto X Play é capaz de rodar praticamente qualquer jogo da Play Store, mesmo o ilustre GTA. (Foto: Mobile Bit/Reprodução GTA San Andreas)

GTA San Andreas (Funcional sem qualquer travamento desde que os gráficos fiquem no médio ou high)
Asphalt 8
Fifa 14
Injustice Gods (Notei travamentos leves durante alguns ataques especiais)
Eternity Warriors 4
Lego Marvel Super Heroes (aqueceu o Moto X Play além do devido – provavelmente por que o jogo foi mal otimizado)
Nova 3 (leves travamentos em raros momentos de partidas multiplayer)

Jogos sem observações funcionaram sem quaisquer problemas e games mais simples rodam de maneira fluída, ademais, devido aos 2 GB de Ram do Moto X Play é possível abrir dezenas de aplicativos e migrar entre eles sem travamentos ou demora. Cheguei abrir mais de 40 aplicativos nele e migrava entre tais sem problemas, entretanto, note que o mesmo não se dá com jogos, se você abrir mais de três pesados o aparelho vai ficar lerdo.

mxp benchmark

E para os amantes de Benchmark, eis a pontuação do Moto X Play no AnTuTu. (Foto: Mobile Bit/Reprodução)

Não acredito que Benchmarks sejam uma maneira exata de avaliar aparelhos por que muitas vezes dois smartphones com performance praticamente idêntica pontuam valores absurdamente diferentes. Mas enfim, o Moto X Play conseguiu 37601, ficando pouco a frente do Zenfone Selfie da ASUS e Quantum Go da Positivo, ademais, ele ficou atrás do Galaxy Note 4 e Zenfone 2.

Foi um excelente pontuação, ele merece, pois, é uma das melhores escolhas de smartphone da atualidade.

[section label=”Android Puro” anchor=”Análise/Review do Moto X Play – Android Puro”]

Análise/Review do Moto X Play – Android Puro

Geralmente esse é um tópico que não acrescentamos nas análises de smartphones daqui do Mobile Bit, mas acredito que seja pontual citar que algo que coloca o Moto X Play entre um dos mais potentes aparelhos da atualidade é o fato dele não possuir praticamente nenhuma customização no Android. Essa falta de recursos é algo que a Motorola vem praticando há muito tempo em seus smartphones, é o estilo da empresa de ser e tem pessoas que não gostam e pessoas que amam.

Aqui na nossa redação as opiniões se dividem, alguns preferem aparelhos sem aplicativos pré instalados e sem recursos adicionais, eu faço parte do segundo grupo e prefiro funcionalidades a desempenho, eu sei, isso soa insano, mas deixe-me explicar o por que.

Quando liguei o Moto X Play pela primeira vez eu tive de baixar um aplicativo para abrir pastas, para ler pdf’s, para câmera, uma launcher (menu/tela inicial), um novo aplicativo de contatos, Facebook, Messenger, leitor de QR Code, extraidor de zip/rar, reprodutor de vídeos etc.

aplicativos

E a lista só aumenta… (Foto: Mobile Bit/Reprodução)

Um aparelho com interface customizada geralmente já vem com muitas dessas funções, embora, eu compreendo e aceito que muitas pessoas prefiram desse modo a adquirir um aparelho lotado de aplicativos que provavelmente não vão utilizar, mas saiba que você pode muito bem instalar novos temas (launchers), trocar os ícones e mexer no seu aparelho até ele ficar com sua cara, ok? Inove, busque e surpreenda-se.

Bem, meu recado foi dado, como diria o ‘parça’, Dudu Tech “Isso é uma viagenzinha minha” (o fato de preferir aparelhos com Android Modificado).

[section label=”Preço e Disponibilidade” anchor=”Análise/Review do Moto X Play – Preço e Disponibilidade”]

Análise/Review do Moto X Play – Preço e Disponibilidade

Os Preços do Moto X Play variam muito de acordo com o gosto pessoal de cada usuário, pois, no Moto Maker ele pode ser adquirido a partir de 1.200 reais, mas o valor pode facilmente subir se o cliente desejar acrescentar algum extra como mais memória interna, um segundo slot para nano sim, uma segunda capinha etc.

Mas recentemente ele entrou em promoção e estava sendo vendido por pouco mais de 800 reais, portanto é interessante que o futuro comprador fique atento a promoções relâmpago por estar sempre dando uma conferida no site Zoom ou adquirir o seu totalmente personalizado na própria loja da Motorola. Nesta última você poderá personalizar o aparelho como bem preferir.

moto x play and style

Qual é tua cor e material preferido do Moto X Play? São dezenas de combinações possíveis e você pode até mesmo escolher uma pequena frase para acompanhar a traseira do aparelho (Foto: Divulgação)

Mas será que vale a pena investir seu dinheiro num Moto X Play? Confira a seguir.

[section label=”Conclusão” anchor=”Análise/Review do Moto X Play – Conclusão”]

Análise/Review do Moto X Play – Conclusão

“Devo ou não devo adquirir esse aparelho?”, “Será que vale a pena mesmo?”, “E se meu vizinho comprar um igual?”

Jovem, se você gostou do aparelho, se acha que ele atenderá a sua necessidade então compre-o, ele é um bom aparelho assim como todos os demais da nossa lista de melhores smartphones custo benefício, mas não cabe a minha humilde pessoa lhe empurrar um aparelho, meu papel é apenas dizer do que ele ou não é capaz.

Eu particularmente não sou muito fã de aparelhos com interface customizada, mas no dia a dia utilizo como aparelho para uso pessoal um smartphone com especificações muito semelhantes as do Moto X Play e ele roda qualquer jogo sem problemas, não trava, tem uma bateria com boa duração e assim como esse aparelho da Motorola, também não me deixará sem bateria ou sem espaço quando eu mais precisar.

Então a minha dica é simples: Gostou dele? Consegue se imaginar utilizando-o? Então compre-o, agora se você por acaso buscar algo diferente pode conferir o nosso post de custo benefício ou o de melhores smartphones android da atualidade.

Muito obrigado por ler esse artigo até o fim, não se esqueça de deixar sua opinião logo abaixo, ademais, agradeço também a toda a equipe da Motorola por mais esse empréstimo, vocês são 10!

Sobre o autor

Olá nobre visitante, seja bem vindo, meu nome é Jean e nasci nas sombras da Grande SP, amada terra da garoa. Não sei bem se foi 'o mundo', ou meu jeito introvertido de ser, que me tornou alguém mais antenado em tecnologia, mas sempre gostei de ler sobre novidades da área e desde 2013 passei para o outro lado, o que conta as histórias. Fico feliz que você às tenha lido, volte sempre ;)
    Posts Relacionados
    Reviews

    Review do Alcatel 3C: Uma ótima opção de smartphone de entrada

    Reviews

    Review do ASUS Zenfone 5 (2018): Inteligência artificial e custo benefício

    Reviews

    Zenfone 5 - Primeiras Impressões do novo smartphone da ASUS

    Reviews

    Review do Kindle 8° - Ainda vale a pena comprar um E-Reader em 2018?

    1
    Comentários

    avatar
    1 Comment threads
    0 Thread replies
    0 Seguidores
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    1 Comment authors
    Rafael Recent comment authors
      Inscrever  
    novos antigos Mais votados
    Notify of
    Rafael
    Visitante
    Rafael

    Porquê o meu moto x play fica dando leg no jogo Mordem Strike?