Mobile Bit
  • Notícias
  • Games
  • Aplicativos
  • Reviews
  • Fichas Técnicas
  • Smartphones
  • Contato
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Mobile Bit
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Review do Quantum GO – O rei dos custo benefício faz sua entrada triunfal

Matheus Henrique Por Matheus Henrique
6 de novembro de 2015 - 18:15 - Atualizado em 24 de março de 2020 - 16:12
em Reviews
Review do Quantum GO – O rei dos custo benefício faz sua entrada triunfal

Quando recebemos um e-mail de um destinatário desconhecido nos convidando para ir a um evento ficamos com o pé atrás, mesmo se tratando do lançamento de um novo smartphone, porém, não nos falaram nada sobre o aparelho a não ser de que ele seria bem leve, ademais, não havia nenhuma informação sobre ela na internet, ninguém sabia de nada a respeito do smartphone, um verdadeiro mistério!

Mas contrariando o senso comum resolvemos ir ao evento de lançamento, e foi uma das melhores decisões que já tomamos, pois, tivemos a chance de testar em primeira mão o Quantum GO, um smartphone 100% nacional que foi feito especialmente para nós brasileiros e que está recebendo o título de rei do custo benefício. Após analisarmos o aparelho completamente, chegamos a conclusão de que esse título é bastante merecido, e você vai entender o porquê lendo a nossa Análise/Review a respeito do Quantum GO.

[section label=”Design” anchor=”design”]

Quantum GO – Design

O design do Quantum GO é algo que chama atenção em muitos aspectos, o primeiro, como eu já citei anteriormente é o seu peso: o smartphone pesa exatas 115 gramas, ou seja, ele é extremamente leve, muito mais leve que qualquer iPhone, diga-se de passagem. As dimensões dele não ficam para trás não, no quesito de espessura ele tem apenas 0,65 cm e se mostrou muito confortável enquanto estava no bolso, você mal consegue senti-lo.

Os materiais usados no smartphone também são de ótima qualidade, tanto a parte frontal como a parte traseira recebem um acabamento em vidro, e o grande destaque vai para o Gorilla Glass 3 na parte de trás, que dá resistência extra contra arranhões tanto na parte frontal quanto na traseira, mas pode fazer o seu aparelho deslizar em superfícies inclinadas, portanto fique atento!

Mesmo durante o uso em diversas superfícies o Quantum GO não demonstrou nenhum arranhão ou desgaste, mostrando assim que possuí uma alta durabilidade, e que com o passar do tempo você não terá problemas comuns como arranhões e desgastes. A Quantum informou que foi desenvolvido um método especial de polimento para ajudar na fixação da cor, evitando assim um desbotamento, porém, vale a pena ressaltar que é necessário fazer um bom uso do smartphone, afinal, até agora não existe nenhuma tecnologia a prova de tudo.

A parte frontal do smartphone chama bastante atenção por ser bem parecido com alguns smartphones da linha Xperia, e por se tratar de um smartphone com esse preço, essa comparação é um ponto bastante positivo. Podemos dizer que no assunto de design e construção, o Quantum GO é um smartphone que acertou em cheio nesse quesito, isso enriquece ainda mais a experiência de uso do aparelho.

Na parte inferior do smartphone está localizado o alto falante do Quantum GO, apesar das duas saídas de áudio, apenas uma delas é o speaker mono do smartphone. A segunda grande está presente para equilibrar a parte visual do dispositivo.

Na parte superior do Quantum GO temos a entrada USB OTG (lado esquerdo) e a entrada para o fone de ouvido (lado direito), eu achei bem estranho a entrada USB ser posicionada na parte superior e isso foi algo que eu não gostei, mas logo me acostumei com essa nova posição da entrada.

[section label=”Tela” anchor=”tela”]

Quantum GO – Tela

A Tela do Quantum GO é uma AMOLED de 5 polegadas com 293 pixels por polegada que são exibidos em qualidade HD (1280×720) e protegida pelo Gorilla Glass 3. A qualidade da tela do smartphone se mostrou muito agradável para essa faixa de preço, gostei bastante das cores e do contraste usados, pois, isso deixou o uso do aparelho bem confortável no dia a dia.

Quando acessamos as configurações da tela do smartphone encontramos uma tecnologia chamada MiraVision, que pertence a MediaTek. Essa tecnologia será responsável por realizar todo o processamento das imagens e vídeos que são exibidos no Quantum GO, e ela é semelhante a Spledid da fabricante taiwanesa ASUS. Por conta disso a MiraVision vai calibrar automaticamente a nitidez, cores e o contraste da tela de acordo com o que está sendo exibido, o que melhora e muito a qualidade da tela.

analise e review quantum go parte da tela
Tecnologia MiraaVision e suas configurações, incluindo os modos de imagem disponíveis (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Notamos durante testes breves que é possível desligar a tela com dois toques rápidos em algum espacial vazio da área de trabalho do Quantum GO, mas não é possível ligá-la com toques na tela e a localização do botão de ligar/desligar logo abaixo dos botões de volume, no lado direito facilitou e muito o controle do aparelho durante o uso com apenas uma mão. Por último, vale a pena ressaltar que a tela do Quantum GO não é tão reflexiva e seu desempenho em ambientes luminosos se saiu muito bem.

[section label=”Software” anchor=”software”]

Quantum GO – Software

O Quantum GO utiliza a versão nativa Android 5.1 Lollipop, a fabricante garantiu que o dispositivo será atualizado para o Android 6.0 Marshmallow, e esse é um dos pontos positivos (sacou?) do smartphone.

A interface do dispositivo é muito limpa, tanto é que a Quantum informou que fez poucas modificações no sistema operacional do smartphone, a mesma coisa ocorre com os dispositivos da Motorola, como o Moto X Play que analisamos recentemente. Existem alguns recursos que foram implementados pela fabricante, alguns apps podem até mesmo ser desinstalados pelos usuários, mas isso não se aplica a todos.

analise e review quantum go software android
O Quantum GO vem com o Android 5.1 Lollipop nativo com poucas modificações, semelhante ao que vemos em aparelhos da Motorola (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

No Quantum GO estão presentes os recursos nativos do Android 5.1 Lollipop, sendo assim você poderá usufruir das novas animações da Google Play Store e a nova tela de bloqueio. Você pode controlar totalmente as notificações dos seus aplicativos, também estão presentes dois ícones para facilitar o acesso as configurações e você ainda pode definir os perfis de áudio, intervalo da tela, entre outras opções.

[section label=”Áudio” anchor=”audio”]

Quantum GO – Áudio

Como já falamos anteriormente, na parte inferior do Quantum GO está localizada a saída de áudio mono. A qualidade de áudio se mostrou bastante satisfatória, e eu acredito que será assim para a grande maioria dos usuários, afinal quem está procurando um dispositivo com uma qualidade sonora melhor não vai pegar um aparelho com saídas de áudio mono. Ademais, o volume pode ser ampliado caso o dispositivo esteja em uma superfície plana.

No aplicativo de música da Quantum está incluído um equalizador, para que os usuários possam customizá-lo de acordo com a sua preferência caso não queira utilizar os padrões já estabelecidos. Utilizando o fone de ouvido intra-auricular que vem incluído no aparelho, é possível perceber que a qualidade sonora aumenta e muito, mas nada tão acima da média, afinal o foco do dispositivo é completamente outro.

[section label=”Desempenho” anchor=”desempenho”]

Quantum GO – Desempenho

O modelo do Quantum GO que estamos testando é a versão 4G com 32GB de armazenamento interno, essa versão utiliza um processador MediaTek MT6753 64-bits com oito núcleos rodando a 1,3 GHz com 2GB de memória RAM e uma GPU Mali-T20P3 a 450 MHz, que na prática consegue rodar todos os jogos disponíveis na Play Store, entre os games que eu testei estão: Asphalt 8, Dead Trigger 2, Bleach Brave Souls, Eternity Warriors 4, Avabel, GTA San Andreas e Modern Combat 5: Blackout.

No modo multi-tarefa eu deixei aberto mais de 20 aplicativos com todos os recursos de notificação e sincronização habilitados, e não ocorreu nenhum travamento. Desempenho sem dúvida é o foco do smartphone que conseguiu reproduzir todos os games logo acima sem nenhum travamento e com o gráfico no máximo!

analise quantum go desempenho benchmark antutu
Pontuação do Quantum GO no Benchmark AnTuTu, números surpreendentes para um smartphone desse preço (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Falando um pouco a respeito do processador, a CPU possuí um sistema de gerenciamento inteligente dos núcleos para mante-los ativos somente quando houver necessidade. Essa medida é necessária para economizar a bateria do smartphone, evita superaquecimentos e perda de performance durante o uso, ademais, a bateria é um dos pontos que também iremos comentar na nossa análise, mas o faremos um pouco mais adiante.

Agora vamos chegar ao ponto que realmente interessa aos leitores, a pontuação no Benchmark. Já entendemos que a Quantum acertou em cheio na quantidade de memória RAM, processador e outras características incluídas no Quantum GO, graças a isso será possível manter o ótimo desempenho do aparelho durante a chegada da nova versão do sistema operacional da Google, o Android 6.0 Marshmallow.

analise quantum go desempenho games
O Quantum GO é excelente para reproduzir games com qualidade gráfica máxima! (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Quando eu passei o AnTuTu Benchmark me surpreendi bastante, pois em números o Desempenho do Quantum GO supera e muito o Moto G 3ª Geração, ASUS Zenfone 5 e até mesmo o LG G3, Nexus 5, Moto X Play e o HTC One.

[section label=”Câmera” anchor=”camera”]

Quantum GO – Câmera

A câmera principal do Quantum GO possui 13 megapixels com uma abertura f/2.0, é importante ressaltar que o sensor ISOCELL (que é fabricado pela Samsung) vem equipado com uma tecnologia Backside Illumination (BSI) que aumenta a sensibilidade de luz em ambientes com pouca iluminação, melhorando e muito a qualidade das imagens capturadas.

O sensor traseiro da câmera captura imagens rapidamente, e com uma grande quantidade de detalhes graças a tecnologia Quantum Resolution, que transforma as imagens de 13MP em 24MP. Por conta disso o nível de detalhamento aumenta e muito se comparado com outros sensores com a mesma quantidade de megapixels, logo mais estaremos atualizando a análise com um link para um arquivo repleto de imagens tiradas pelo Quantum GO.

Já a câmera frontal do smartphone possui 5 MP e tem um ângulo de visão de 84 graus que facilitará e muito as fotos em grupo. A velocidade de captura da imagem se mostrou bem veloz, entretanto, em ambientes com baixa iluminação a qualidade das fotos diminui consideravelmente, principalmente se compararmos com outros smartphones que possuem tecnologia para otimizar fotos em ambientes com pouca iluminação (como os smartphones com a tecnologia PixelMaster).

analise quantum go camera
O Quantum GO possuí uma câmera traseira e frontal de ótima qualidade, também está incluído um aplicativo chamado Selfie para otimizar ainda mais os auto-retratos (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

No Quantum GO está incluído um aplicativo chamado Selfie, que quando for executado vai abrir a câmera frontal do smartphone e o modo de beleza automaticamente. O interessante desse aplicativo é a possibilidade de controlar a intensidade desse modo para que a foto não fique tão artificial, também está incluído uma opção de “lanterna” que transforma a parte de cima do display em um espelho e as demais áreas da tela com um fundo branco para melhorar a iluminação. Sem contar também com o modo HDR para melhorar ainda mais a qualidade das fotos.

Para concluir, a câmera do Quantum GO se mostrou uma excelente opção pelo custo benefício do smartphone, porém, para os usuários que são mais exigentes no quesito de fotografia o aparelho pode não ser a melhor opção do mercado.

[section label=”Bateria” anchor=”bateria”]

Quantum GO – Bateria

A bateria do Quantum GO possuí 2.300 mAh independente do modelo, e por conta do seu processador ser da MediaTek o dispositivo possuí um melhor gerenciamento de energia graças a uma tecnologia chamada CorePilot. Sendo assim, um ponto interessante é que o chipset da MediaTek distribui a frequência de operação dos núcleos para que os oito não fiquem ativos sem necessidade, utilizando somente o potencial necessário para cada tarefa.

analise e review quantum go bateria do smartphone
A bateria é um dos pontos positivos do Quantum GO, apesar da velocidade de carregamento ser bem lenta (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

O smartphone possuí uma ótima duração, consegui utilizar o aparelho moderadamente por cerca de 12 horas (isso conectado no WiFi mexendo no Whatsapp e Facebook), agora já com um uso um pouco mais intenso (Games, Emails e Navegador) a duração caiu pra 11 horas, o que ainda é uma excelente média se compararmos com alguns smartphones na mesma faixa de preço.

O mais impressionante é que não percebi nenhum aquecimento fora do normal durante o uso do aparelho, a temperatura do Quantum GO sempre esteve normal. O único ponto negativo no aspecto da bateria é o tempo de carregamento, o smartphone demora mais de 3 horas para carregar utilizando o carregador, e por cabo USB então nem se fala, quase 5 horas e meia até a bateria estar totalmente carregada.

[section label=”Conclusão” anchor=”conclusao”]

Quantum GO – Conclusão

O que falar desse smartphone que mal usei e já considero pakas? Brincadeiras a parte, o Quantum GO oferece especificações técnicas excepcionais para um dispositivo nesse preço, o smartphone possuí um acabamento diferenciado devido ao Gorilla Glass na parte traseira, e ainda traz suporte a TV Digital (que na minha região infelizmente não funciona muito bem).

As fabricantes atualmente estão com uma certa dificuldade em acertar o que os consumidores querem em um dispositivo. Entretanto, a Quantum conseguiu acertar em cheio sobre tudo que é necessário em um aparelho como o Quantum GO, principalmente por conta do processador e o armazenamento interno.

Apesar da velocidade de carregamento ser baixa, a duração de bateria do Quantum GO se mostrou bastante satisfatória, sem contar que a câmera se mostrou bem atrativa. O smartphone sem dúvida se tornou o rei do custo benefício atual, e acredito que vai demorar muito para esse cenário mudar.

[section label=”Preço e Disponibilidade” anchor=”preco”]

Quantum GO – Preço e Disponibilidade

O Quantum GO já pode ser encontrado no site oficial da companhia pelo preço de R$699 na versão mais básica, o aparelho possuí no total três versões que você poderá conferir logo abaixo, mas é possível customizar o dispositivo com cases a gosto do cliente, porém, elas custam 50 reais, então comprá-las ou não vai do gosto de cada um.

  • Quantum GO 3G com 16GB: R$699
  • Quantum GO 3G com 32GB: R$799
  • Quantum GO 4G com 32GB: R$899

O Quantum GO começará a ser comercializado nos principais e-commerces do nosso país, mas caso queira saber se existe um desconto disponível no aparelho basta clicar no botão logo abaixo:

Clique aqui para comprar

E você? O que achou do Quantum GO? Dê a sua nota!

Tags: AnáliseAndroidCusto BenefícioPositivoQuantumQuantum GOTV Digital
Matheus Henrique

Matheus Henrique

Trabalha no desenvolvimento de notícias de tecnologia dentro do Mobile Bit. Além de ser o responsável pela publicação de artigos e reviews dentro do site.

Relacionados

Review do Alcatel 3C: Uma ótima opção de smartphone de entrada
Reviews

Review do Alcatel 3C: Uma ótima opção de smartphone de entrada

1 de dezembro de 2018 - 19:41 - Atualizado em 8 de maio de 2019 - 14:40
Review do ASUS Zenfone 5 (2018): Inteligência artificial e custo benefício
Reviews

Review do ASUS Zenfone 5 (2018): Inteligência artificial e custo benefício

10 de setembro de 2018 - 06:00 - Atualizado em 25 de março de 2020 - 20:55
Zenfone 5 – Primeiras Impressões do novo smartphone da ASUS
Reviews

Zenfone 5 – Primeiras Impressões do novo smartphone da ASUS

30 de julho de 2018 - 07:03 - Atualizado em 19 de março de 2019 - 23:03
Deixar um Comentário

Últimas Notícias

Atualização ASUS Zenfone 7 e 7 Pro

Zenfone 7 e 7 Pro recebem atualização para o Android 11 globalmente

2 dias atrás
Updates Galaxy A30

Galaxy A30 passa a receber atualizações de segurança semestrais

2 dias atrás
ASUS ROG Phone 3 traseira

ROG Phone 3 é atualizado com segunda versão Beta do Android 11

2 dias atrás
Galaxy Tab S5e update

Galaxy Tab S5e é atualizado para a One UI 3.1 baseada no Android 11

3 dias atrás
Nokia G20

Nokia C10, C20, G10, G20, X10 e X20 são oficializados pela HMD Global

3 dias atrás
Traseira Galaxy A71

Galaxy A71 é atualizado com One UI 3.1 e Android 11 no Brasil

3 dias atrás

ÚLTIMAS PROMOÇÕES

  • Home
  • Quem somos
  • Política de Conteúdo
  • Contato

© 2013-2020 Mobile Bit - Todos os direitos reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Games
  • Aplicativos
  • Reviews
  • Fichas Técnicas
  • Smartphones
  • Contato

© 2013-2020 Mobile Bit - Todos os direitos reservados