Tecnologia

ANATEL – Cobranças indevidas no uso do 4G devem ser devolvidas em dobro

Se você usa os planos diários de dados das operadoras e teve seu saldo descontado indevidamente vai gostar muito dessa boa notícia.

A Anatel determinou que as operadoras serão obrigadas a ressarcir em dobro o consumidor se ele reclamar que foi cobrado pelo 4G em dias que ele não foi utilizado.

Essa decisão foi tomada devido a alta quantidade de reclamações sobre cobranças indevidas desses serviços não contratados. A Anatel informa que a responsabilidade é das operadoras caso seja cobrada uma tarifa de um consumidor que não usou a internet.

Normalmente o cliente só descobre a cobrança indevida depois de checar o extrato da linha ou quando o seu saldo pré-pago acaba.

Anatel cobranças indevidas

Foi determinado que as operadoras devem restituir em dobro as cobranças indevidas referentes ao uso do 4G. (Foto: Divulgação)

A respeito desses assuntos como já é de se esperar, as operadoras de telefonia sempre enrolam para dar uma resposta definitiva.

A única operadora que detalhou mais a respeito do seu procedimento foi a Vivo, que não cobra os primeiros 100 Kb dos seus clientes e os orienta a mudar para o 3G para evitar o consumo de franquia.

A Anatel orienta o consumidor que passa por esse problema a entrar em contato com a agência, que resolverá a situação. Para isso é necessário anotar o protocolo ao pedir o estorno, essa cobrança pode ser contestada por até três anos.

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Ele é um profissional da área de gerenciamento e criação de web sites na internet.
    Posts Relacionados
    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

    Tecnologia

    MediaTek Helio P70 é oficializado com grandes melhorias

    Tecnologia

    Qualcomm lança Snapdragon 675 com suporte a câmera tripla

    Tecnologia

    Atualização do Windows 10 reduzirá o efeito do Spectre na performance

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *