Notícias

Android 10 – Google anuncia nomenclatura oficial e pequenas mudanças

A Google anunciou o Android Q em maio, e já iniciou a liberação de diversas versões Beta do sistema. Porém agora a companhia acaba de anunciar o nome oficial da décima geração de seu sistema operacional: Android 10.

Muitos já vinham tentando adivinhar qual seria o doce escolhido para representar essa geração do sistema, mas a gigante das buscas decidiu que é hora de pensar mais em acessibilidade.

De acordo com a Google, certos doces e sobremesas usados para nomear o Android não são muito populares, ou mesmo conhecidas, em certas regiões do mundo.

“Nós ouvimos feedback ao longo dos anos de que os nomes nem sempre foram entendidos por todos na comunidade global. Por isso, resolvemos simplificar.”

Google
Novo nome do Android Q é Android 10.
O Android Q agora se chama Android 10. A ideia é que o nome seja compreensível para usuários de todo o mundo. (Foto: Divulgação/Google)

Além disso, algumas letras usadas para representar o sistema, como “L” e “R”, não são distinguíveis em todos os idiomas, e isso acabava causando confusão para usuários dessas regiões.

Por exemplo, alguns usuários não conseguiam saber qual versão veio primeiro, o Android Lollipop ou o KitKat. Então abandonar as letras e doces foi pensado para o bem da maioria, com isso o Android Q passa a ser Android 10.

“Acreditamos que essa alteração ajuda a tornar os nomes das versões mais simples e intuitivos para nossa comunidade global. E enquanto havia muitas sobremesas ‘Q’ tentadoras por aí, achamos que na versão 10, com 2,5 bilhões de dispositivos ativos, era hora de fazer essa mudança.”

Google

A nova nomenclatura do Android não foi a única mudança anunciada. Ainda pensando em acessibilidade, a Google atualizou seu logotipo e cor da marca, e trouxe uma aparência mais moderna.

Novo logotipo Android.
A mudança no logotipo Android visa facilitar a leitura, por isso traz cores com melhor contraste. (Foto: Divulgação/Google)

O logotipo segue trazendo o famoso robozinho, porém ele ganhou uma nova cor, e o logo “Android” também mudou, agora passa de verde para preto.

A ideia é que o logotipo do Android se torne mais fácil de ler, pois a cor verde dificultava a leitura para algumas pessoas, principalmente para quem possui alguma deficiência visual.

E aí, o que achou das mudanças feitas pela Google? Conta pra gente!

Fonte: Google

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Ele é um profissional da área de gerenciamento e criação de web sites na internet.
    Posts Relacionados
    Notícias

    Vivo S5 é lançado com Snapdragon 712, 8 GB de RAM e quatro câmeras

    Notícias

    Motorola lança Razr 2019 com tela dobrável e Snapdragon 710

    Notícias

    PlayGalaxy Link ganha suporte ao Android 10 em nova atualização

    Notícias

    Huawei P30: EMUI 10 estável com Android 10 chega a novos mercados

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *