Notícias

Android Q – Google anuncia sua nova versão do sistema operacional

O Android Q é a decima versão do sistema operacional da Google e terá como foco a conexão 5G e as telas dos smartphones dobráveis.

O anúncio da nova versão foi feito durante a Google I/O 2019, que é a conferência de desenvolvedores realizada anualmente em Mountain View, na Califórnia.

O evento teve cerca de 7 mil pessoas e foi aberto pelo executivo-chefe da Google, Sundar Pichai.

Android Q – O que há de novo

A nova versão do sistema da Google, o Android Q, é compatível com a rede 5G e com os smartphones dobráveis lançados esse ano.

Smartphone com o Android Q.
A Google anunciou o Android Q durante a I/O 2019, porém ainda não revelou seu nome definitivo. (Foto: Divulgação/Android Headlines)

Entre as principais novidades do sistema, temos a ferramenta Live Caption que gera legendas para qualquer vídeo ou áudio que está sendo executado.

Quando a opção de Live Caption está ativada, o smartphone vai apresentar um texto na tela com a transcrição do que está sendo dito.

É uma ferramenta que facilita a acessibilidade dos portadores de deficiência auditiva, e pode ser usada até mesmo quando o celular está no mudo ou no modo avião.

O mecanismo funciona graças a um sistema de aprendizagem automática presente no novo SO, e ficarão armazenados no próprio smartphone.

Capturas de tela do recurso Live Caption do Android Q.
O recurso Live Caption do Android Q gera legendas para qualquer vídeo ou áudio que estiver sendo executado. (Foto: Divulgação/VentureBeat)

A primeiro momento o Live Caption está disponível apenas em inglês, mas a Google está trabalhando para incluir novos idiomas. O texto da legenda pode ser personalizado.

A Google também apresentou o modo escuro, que muda a cor da interface com o objetivo de economizar bateria.

E na questão de privacidade, os usuários poderão limitar o acesso dos aplicativos a localização do smartphone apenas quando ele estiver sendo usado.

Android Q – Lançamento da versão

A Google ainda não apresentou o nome definitivo do Android Q, que será lançado oficialmente nos próximos meses.

Contudo, a versão beta já foi disponibilizada para 23 celulares de 12 fabricantes, isso sem contar com os modelos da linha Pixel.

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Ele é um profissional da área de gerenciamento e criação de web sites na internet.
    Posts Relacionados
    Notícias

    Vivo X30: Imagens divulgadas confirmam design oficial do smartphone

    Notícias

    Galaxy Note 10 recebe versão estável do Android 10 com One UI 2

    Notícias

    Moto G8 Power é certificado com Android 10 e 5.000 mAh de bateria

    Notícias

    Galaxy M20 e M30 recebem atualização para o Android 10 com One UI 2