Uma das grandes dificuldades dos desenvolvedores de aplicativos é a necessidade de desenvolver múltiplas versões de seus produtos, uma para cada plataforma existente no mercado. Isso requer horas de trabalho adaptando códigos que atendam aos requisitos de compatibilidade de cada sistema.
Agora, a Mozilla abre seus aplicativos para que rodem como nativos em smartphones com o sistema operacional Android, o que minimiza os problemas para os desenvolvedores e populariza os aplicativos do Firefox OS.
Os aplicativos para Firefox são basicamente construídos em Java Script e HTML5, o que significa que você pode rodar o aplicativo no sistema operacional móvel do Mozilla e inclusive no seu navegador. Agora, se você instalar o Firefox 29 no Android, você vai poder rodar os chamados “Open Web Apps” no seu smartphone/tablet Android como se fossem aplicativos nativos da plataforma do popular robôzinho verde.
De acordo com as informação confirmadas pela própria Mozilla, os aplicativos instalados a partir do Firefox OS Marketplace terão ícones na tela principal. É possível que a performance destes aplicativos retro compatíveis fiquem um pouco abaixo dos aplicativos nativos de verdade. Ainda assim, esta é uma ótima notícia para os desenvolvedores, que terão menos trabalho para construir apenas um aplicativo que poderá rodar em várias plataformas.
Abaixo você pode conferir um vídeo que explicará melhor sobre essas novidades:
Fonte: Mozilla