A gigante de buscas realizou alteração do contrato vigente para os desenvolvedores de aplicativos da Google Play Store. Com a mudança, os responsáveis por aplicativos pagos na loja de apps vão ter o prazo de 3 dias para responder as perguntas dos usuários que compraram seus respectivos aplicativos.
Já postamos que a Google tinha alterado a politica de reembolso na compra de apps, que passou de 15 minutos para duas horas, assim você poderia testar o aplicativo e até mesmo entrar em contato com o desenvolvedor. Dessa forma a companhia pretende saber se os desenvolvedores não estão ocultando algumas informações a respeito do app, temendo que eles devolvem o valor estornado.
Google Play Store: As alterações para os desenvolvedores

O novo contrato cita que caso essa nova regra não seja cumprida, as consequências em torno do aplicativo serão as citadas logo abaixo na citação:
Para produtos pagos ou transações no aplicativo, o desenvolvedor deve obrigatoriamente responder a perguntas do suporte ao cliente no prazo de 3 (três) dias úteis e em 24 horas para qualquer tipo de suporte ou problema informado como urgente pela Google. O não fornecimento dos dados ou de suporte adequado para o produto pode resultar em classificações baixas do produto, exposição com menos destaque, baixas vendas, disputas de faturamento ou a remoção do produto da loja.
Porém, esse prazo ainda não é suficientemente satisfatório para grande parte dos usuários, pois se o prazo é de 2 horas para o reembolso do aplicativo, até você esperar uma resposta dos desenvolvedores (que é no máximo 3 dias), já passou em muito o tempo para você solicitar o valor, além de não abranger os aplicativos gratuitos disponíveis na Google Play Store. Ao menos os usuários agora estão ganhando mais privilégios em relação a loja de apps.
De acordo com informações sobre o Android Police, a Google também está assumindo a responsabilidade por conta das taxas aplicadas durante a compra de aplicativos, responsáveis esses que eram os desenvolvedores anteriormente. Dessa forma as transações estão cada vez mais rápidas, agilizando os lucros nas vendas dos apps.
Quando a Google, o processador de pagamento ou a operadora autorizada são exigidos pela legislação (local) aplicável que determinem, apliquem e paguem a alíquota aplicável de imposto, a Google, o processador de pagamento ou a operadora autorizada (e não o desenvolvedor) serão responsáveis pela aplicação, coleta e envio dos impostos à autoridade tributária competente. Se a Google coletar e enviar os impostos com valor agregado nos pagamentos dos clientes (onde exigido da Google pela legislação local), e esse repasse atender às exigências necessárias por impostos com valor agregado nesses pagamentos de clientes, a Google não repassará tais impostos ao desenvolvedor. Quando são exigidos da Google a coleta e o envio de impostos, como descrito nesta seção, o desenvolvedor e a Google reconhecem a oferta, do desenvolvedor à Google, para fins fiscais, e o desenvolvedor deve obedecer às obrigações fiscais relevantes, decorrentes dessa oferta adicional.
Se você já precisou tirar suas dúvidas com algum desenvolvedor e ele demorou bastante para responder, parece que essa realidade vai mudar. Mas e você, o que achou dessa novidade?
Fonte: Google Play Store