Apps

Operadoras podem instalar aplicativos Android sem sua autorização

De acordo com a Forbes, a partir de agora as operadoras de Telefonia têm o direito de instalar aplicativos bloatwares em seu smartphone/tablet. Caso você tenha esquecido o que são aplicativos bloatwares, são aqueles apps chatos que vem pré-instalados em dispositivos móveis por causa das operadoras.

Agora imagine o cenário em que você deixa o WiFi conectado em seu smartphone e vá descansar e quando você acorda encontra aqueles aplicativos horríveis presentes em seu aparelho, pode parecer um cenário de filme de terror Geek mas isso realmente pode acontecer.

O motivo disso seria o envio rápido dos dispositivos ao mercado, pois quebraria o processo de espera pela autorização do uso destes. A boa notícia é que essa nova proposta ainda não chegou ao Brasil, só que empresas como a Verizon e a T-Mobile nos EUA já contam com suporte da empresa que está responsável pela entrega via Over the Air (OTA) desses aplicativos que serão instados.

Mas por que os bloatwares são tão odiados?

Bloatwares Aplicativos pré instalados

Aplicativos Bloatwares além de ocupar memória em seu dispositivo, na maioria das vezes você não irá utilizá-los (Foto: Divulgação)

Os aplicativos bloatwares são tão detestados pelos usuários por dois simples motivos, o primeiro é que eles ocupam a memória do seu dispositivo Android e não podem ser removidos (a não ser que você faça o processo de Root em seu smartphone).

O segundo motivo é que muitas vezes, os usuários não utilizam os aplicativos que vem pré-instalados no aparelho, ou seja, eles vão ocupar a sua memória, você não vai conseguir remover sem rootear e além do mais os apps não serão úteis para você.

A ideia de você receber aplicativos após a venda do aparelho se torna problemática, principalmente quando você está ciente de que o objetivo destes é aumentar a receita de acordos comerciais e parcerias publicitárias ao invés de melhorar a experiencia de uso do dispositivo móvel.

E você? O que você acharia se sua operadora começasse a enviar aplicativos aos quais você não utilizaria?

Fonte: Forbes

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Apps

    YouTube Music - Aplicativo ganha compatibilidade com o Android Auto

    Apps

    Facebook Messenger 4 recebe novo visual no Android e no iOS

    Apps

    Os aplicativos móveis que você vai precisar na sua viagem aos EUA

    Apps

    Dropbox está liberando 1 TB de espaço extra a grupo de usuários

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of