Games

Porque os personagens de Final Fantasy XV são todos homens?

Se tem uma dúvida que vem perturbando muitos jogadores ultimamente é se todos os personagens de Final Fantasy XV são homens, será que não terá uma mulher sequer jogável no game ou ao menos que faça parte da equipe em momentos específicos como acontecia em Final Fantasy XII quando guests (convidados) entravam para nosso grupo temporariamente?

Para responder a essa e demais perguntas nós do Mobile Bit traduzimos trechos de uma entrevista de Hajime Tabata, diretor do game, que foi concedida ao portal Gamespot (em inglês).  Para lhe auxiliar, caro leitor, os trechos com ás repostas de Hajime Tabata estarão devidamente destacados para que não sejam confundidos com as opiniões e comentários dos redatores do Mobile Bit.

personagens de final fantasy xv

Noctis, Gladiolus, Prompto, Ignis e Cor respectivamente. Estes são os personagens principais de Final Fantasy XV apresentados até o momento. (Foto: Xbox Gamers)

Até o momento estes são os únicos personagens de Final Fantasy XV que acompanharemos durante o jogo, sendo que Noctis é até o momento o único dos cinco que podemos controlar, de fato, é um time muito pequeno para os padrões dos últimos Final Fantasy’s já que desde o sétimo título todos eles possuem em média nove personagens jogáveis, porém, o principal meio de transporte nesse jogo não será uma nave ou barco como em outros FF’s e sim um carro e já que a maioria deles só possuem cinco lugares é até lógico que Noctis só ande com mais quatro amigos.

Mas por que todos os personagens principais são homens quanto todos os outros Final Fantasy’s sempre tiveram homens e mulheres jogáveis? Hajime Tabata responde de maneira simples:

“Falando honestamente, um time só de homens me parece mais acessível para os jogadores. A presença de qualquer mulher no grupo [de personagens] muda o comportamento deles e os faz agir de maneira diferente. Portanto, para passar os sentimentos da melhor maneira possível, para fazê-los mais sinceros e honestos  é melhor que todos possuam o mesmo gênero,” explicou o diretor.

personagens de final fantasy xv

“Amizade verdadeira” é a palavra que mais define Final Fantasy XV (Foto: Divulgação)

Na demo de FF XV: Episode Duscae podemos ver que os personagens de Final Fantasy XV são melhores amigos, eles tiram sarro um do outro, viajam juntos, lutam juntos, conversam constantemente, se ajudam e até mesmo dividem a mesma tenda na hora de dormir, cada um no seu canto. Pelo visto a melhor definição para a amizade deles é justamente o que Tabata disse: “Garotos serão garotos,” ou seja, homens tem sua própria maneira de comportar-se quando estão entre amigos e essa é justamente a ideia que a equipe responsável pelo jogo quer passar. “Está é a história que queríamos fazer e a que desejamos que o público conheça.” Disse Tabata a equipe do Gamespot.

“O mundo deve se preparar para descobrir o que os homens fazem quando as garotas não estão por perto, o modo como eles saem de sua tenda todos acanhados e formais. Está é a ideia por trás do jogo… Nós achamos que tanto jogadores como jogadoras vão sentir uma certa conexão com os personagens de Final Fantasy XV e criarão um lanço com os quatro personagens,” conclui ele.

Hajime não mencionou mais nada sobre Final Fantasy XV na entrevista que também se focou em Final Fantasy Type-0 e se tornou o foco na metade da entrevista, porém, abaixo faremos alguns comentários a respeito dos personagens de Final Fantasy XV, como eles se comportam e qual é o papel de cada um no game, o trecho conterá spoilers leves, bem leves mesmo, afinal, pouca coisa foi revelada sobre o jogo até então. Caso não deseje ler esse trecho pode descer até o fim da página e deixar sua opinião sobre os comentários de Tabata e compartilhar o artigo com seus amigos, se possível.

Hajime Tabata

Hajime Tabata, o diretor de Final Fantasy XV. (Foto: Gamespot)

Final Fantasy sempre se baseou em três pilares centrais: Uma ótima história, Ótimos gráficos e uma Ótima gameplay. São sempre com esses princípios em mente que um novo jogo da franquia é feito e já sabemos que se tem algo que o décimo quinto jogo da franquia terá são gráficos excelentes, quanto a jogabilidade, ela parece ser bem similar a da franquia Kindgom Hearts, também desenvolvido pela Square Enix.

Mas o que nos garante que Final Fantasy XV terá uma boa história? Para explicar nosso ponto de vista vamos falar um pouco sobre os personagens principais apresentados até o momento.

Os Personagens de Final Fantasy XV

Como foi ressaltado acima eles são verdadeiros amigos, praticamente irmãos, que se protegem e se amam mutuamente, como a verdadeira amizade deve ser. Ademais, ressalto que em nenhum momento Tabata deu a entender a entender que os personagens são homossexuais, opções sexuais a parte, a experiência que parece que o time de Final Fantasy XV quer passar é a mesma que temos em The Last Of Us, onde Joel, um homem de quase 50 anos, protege e cria laços paternos com Ellie, uma adolescente de 14 anos, e nem por isso houveram pessoas o taxando de pedófilo, o que seria uma completa falta de respeito para com o jogo.

Tanto TLOU como FF XV querem resgatar a humanidade que os jogos perderam ao longo dos anos, a capacidade de nos fazer se importar de verdade com os personagens. Mas bem, vamos conhecer um pouco os personagens de Final Fantasy XV?

Noctis Lucis Caelum

(Foto: Reprodução/borjadm)

Eis o nosso protagonista de Final Fantasy XV, amado por muitos e odiado por outros, Noctis é um personagem um tanto que controverso. É inegável que ele é muito forte, talvez o protagonista “mais apelão” já visto em um Final Fantasy.

Noctis pode usar todas as armas dos demais personagens e várias outras que são exclusivas dele, como a espada de uma mão. Falaremos mais sobre suas armas quando abordarmos o combate do jogo.

Ele é uma pessoa que não gosta muito de acordar cedo, ama o sossego e seu principal hobby é a pescaria, um passatempo alternativo que é muito útil para agregar peixes as receitas culinárias de Ignis. Noctis é um jovem reservado, que não gosta muito de dividir seus pensamentos e emoções, geralmente ele evita ou desvia o assunto quando seus amigos começam perguntar sobre algo intimo, como paixões.

Como é de se esperar pela sua personalidade, ele não gosta muito dos holofotes e até evita citar que é um príncipe e conversa com jornalistas, de forma educada, para que não fiquem divulgando coisas sobre ele. A Square Enix disse que baseou a personalidade dele no vocalista da banda Nirvana, Kurt Cobain, um astro do rock que evitava chamar a atenção para si. (Via: Polygon)

                                                                                                         Ignis Scientia

(Foto: Reprodução/juliakroko)

Ignis é de longe o mais racional e experiente do grupo, ele age como uma espécie de mordomo do bando, embora, esse não seja seu papel, já que ele é na verdade o tutol pessoal de Noctis. Porém, por ser o mais responsável dentre os quatro é a ele que é incumbida a tarefa de dirigir o Regalia e preparar refeições.

O principal hobbie dele é cozinhar, podemos coletar e comprar ingredientes ao longo do jogo e conforme vamos os adquirindo, Ignis pode aprender novas receitas para preparar para os quatro no jantar. Dormir e comer possui um papel muito importante no jogo, mas também falarei disso mais adiante.

No campo de batalha Ignis pode usar adagas e uma lança, ele reveza entre essas armas dependendo do inimigo enfrentado, suas habilidades de suporte são muito úteis já que ele, além de ser capaz de causar altos danos, também pode curar o grupo e dar a Noctis o poder elemental que é o ponto fraco do inimigo enfrentado no momento.

                                                                                                    Prompto Argentum

(Foto: Reprodução/juliakroko)

Prompto é o alívio cômico do grupo, vive fazendo piadas e tirando sarro das coisas ao seu redor e consequentemente é o mais conversador dentre os quatro. Ele faz comentários sobre o clima, sobre inimigos, mulheres e principalmente sobre fotografias, que é seu principal hobby.

Ao longo da sua jornada Prompto diversas vezes irá falar sobre fotos, diariamente ele faz um registro fotográfico do que você fez ao longo do dia. Batalhas, momentos de descontração, paisagens, tudo é registrado pela lente do nosso fotógrafo amador. A melhor parte disso tudo é que a grande maioria das fotos retiradas por ele são completamente diferentes daquelas em que ele tirou para outro jogador. Por isso minhas fotos são diferentes das que o Matheus possui e vice versa.

Já no campo de batalha Prompto usa armas de fogo para ataques a distância e mecanismos para ataques a curta distância. Esses mecanismos são parecidos com motores ou compressores, parecem ser bem pesados e demoram mais para disparar, porém, são armas muito poderosas e com dano em área.

 

                                                                                                     Gladiolus Amicitia

(Foto: Reprodução/juliakroko)

Gladio é o guarda pessoal de Noctis, o escudo do rei, sua família vem de uma longa linhagem de cavaleiros treinados para proteger os Reis de Lucis, porém, o gigante guerreiro geralmente age mais como um irmão mais velho de Noctis do que como um guerreiro treinado para dar sua vida pelo regente. Gladio é duro e rígido, não poupa saliva ou palavras quando precisa dar uma bronca em alguém e as vezes ele chega até o ponto de deixar o grupo com um clima ruim devido ao teor de suas palavras.

Ele faz tudo isso para o bem de Noctis, para tornar ele uma pessoa melhor e lembrá-lo que ele precisa se comportar da maneira que lhe é esperada. Agindo mais como um tutor do que o próprio Ignis.

No campo de batalha ele é o tanker do bando, possui mais HP que os demais é o mais forte dentre os quatro, sendo o responsável por desferir os golpes mais pesados e fortes, porém, sacrificando sua velocidade. Ele é o menos ágil já que usa como armas uma enorme espada e um escudo.

 

 

 

 

 

final fantasy xv - amigos ate o fim

Que tipo de aventura será que aguarda esses amigos? (Foto: Five on The)

O que achou das declarações de Tabata e do perfil dos personagens de Final Fantasy XV? Está ansioso para jogar o jogo? Se não tiverem mulheres no time você ainda jogará o Final Fantasy XV sem problemas? Se expresse, deixe um comentário abaixo, queremos saber a sua opinião.

Fontes: Gamespot e Final Fantasy XV Wikia

Sobre o autor

Olá nobre visitante, seja bem vindo, meu nome é Jean e nasci nas sombras da Grande SP, amada terra da garoa. Não sei bem se foi 'o mundo', ou meu jeito introvertido de ser, que me tornou alguém mais antenado em tecnologia, mas sempre gostei de ler sobre novidades da área e desde 2013 passei para o outro lado, o que conta as histórias. Fico feliz que você às tenha lido, volte sempre ;)
    Posts Relacionados
    Games

    Half Life: Alyx é lançado oficialmente com suporte a VR na Steam

    Games

    PS5 e Xbox Series X se aproximam de PCs, segundo o fundador da Valve

    Games

    Sony esclarece que o PS5 suportará 'esmagadora maioria' dos jogos de PS4

    Games

    Xbox Series X será lançado no dia 26 de novembro de 2020

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of