Games

[Atualizado] The Last Of Us 2: O que esperar do jogo, Rumores e Notícias

Atualizado 03/12: Trailer oficial do jogo exibido durante a Playstation Experience

Olá jovens mobilenautas que estão, assim como nós, super ansiosos pela continuação da trama de Joel e Ellie em The Last Of Us 2, não precisa se envergonhar, nós do Mobile Bit também estamos roendo as unhas de tamanha ansiedade para por as mãos nesse jogo e conhecer mais um capítulo desse incrível jogo que mudou completamente a forma como vemos os videogames!

Se você ainda não finalizou o primeiro jogo ou nem sabe qual é a trama dele, recomendamos que leia a nossa análise do The Last Of Us antes de buscar informações de The Last Of Us 2, afinal, esse artigo terá alguns spoilers leves do primeiro jogo, coisas simples para relembrar alguns detalhes importantes da trama que podem ter passado batido por alguns e talvez comprometam um pouco sua experiência caso não tenha finalizado-o ainda.

Todavia, nós também já analisamos a dlc Left Behind e recomendamos a leitura do artigo se você ainda não a jogou. Sem mais delongas, vamos ao post:

the last of us 2 - notas de tlou

The Last Of Us – O Jogo do ano em 2013 – recebeu nota 10 em diversos veículos importantes ao redor do mundo, será que The Last Of Us 2 consegue ser melhor que seu antecessor? (Foto: Player Select)

Embora tenha recebido uma ‘chuva de 10’ o jogo não pode ser considerado perfeito, ao menos nós daqui do MB não demos nota 10 para ele e sim um belo de um 9 com grande risco de cair para um 8,5. Tudo isso graças a alguns pequenos detalhes em que o primeiro jogo peca e esperamos que The Last Of Us 2 corrija.

Vamos começar nossas considerações com correções que devem ser feitas em The Last Of Us 2 ou ele corre sérios riscos de se tornar mais do mesmo e não ser tão bom assim.

The Last Of Us 2 Precisa de Mais Inimigos

Um dos maiores problemas do TLOU é a baixíssima diversidade de inimigos, felizmente temos muitos tipos diferentes de humanos, os quais raramente prestamos atenção antes de estourar os miolos, ou ao menos é isso que você possa estar pensando, mas fora as roupas as únicas coisas que mudam nos seres humanos são as armas e se eles usam capacete ou não.

Temos diversidade racial e de faixa etária e por mais que normalmente ninguém fique olhando para um inimigo antes de estourar seus miolos o game acaba por ficar um tanto quanto repetitivo na questão dos combates, a estratégia é quase sempre a mesma, tocar o terror ou dar uma de ninja e derrotar oponente por oponente sem ser visto, mas por que não temos inimigos com espadas, arco e flechas, lanças, montados em animais, humanos semi infectados com muita raiva e pouco se lixando pras consequências ao lhe atacar?

the-last-of-us-2 inimigos

Não importa o que eles façam, nossa estratégia será praticamente sempre a mesma, isso tem de ser mudado em The Last Of Us 2. (Foto: Arkade)

Quando incluímos os infectados a diversidade é ainda menor, o que é bem estranho para um jogo onde os principais inimigos são os “zumbis” e só temos 4 tipos deles, isso limitou muito o universo de The Last Of Us e tornou as coisas um pouco chatas, afinal, depois que aprendermos derrotá-los o game acaba perdendo parte de seu brilho, lembra-se da sua batalha final contras os infectados? Foi pouco antes de chegar a sede dos vaga-lumes, haviam três Bloaters (baiacus) lá e ninguém dava a mínima para eles, derrotar quaisquer tipo de infectado se tornou fácil, arrisco dizer que se o jogo tivesse mais duas horas de campanha se tornaria enjoativo, só mais do mesmo.

the-last-of-us-2 infectados

Admita, você já estava ficando enjoado deles. The Last Of Us 2 definitivamente precisa de mais infectados. (Foto: Wikia)

E o pior é que nem foi por falta de opções, a Naugthy Dog poderia muito bem ter incluído mais inimigos, eles tinham diversas ideias bacanas para oponentes e elas podem ser vistas na galeria de artes do jogo, mas para poupá-los de tamanho trabalho irei mostrar alguns exemplos, todas essas imagens abaixo são do conceito de artes do jogo The Last Of Us, como não sei o nome dos seus autores não posso creditar todas as imagens, todavia, observe as imagens sem presa e tente imaginar como esses inimigos dariam trabalho, a começar por infectados que podem usar armas brancas:

the last of us 2 - infectados
the last of us 2 - animais
the last of us 2 - boss
Na primeira imagem podemos ver um infectado que parece ser mais inteligente que o habitual, esse conceito é bem interessante e lembra bastante o comentário que o jovem Sam disse para Ellie pouco antes da trágica despedida entre eles:

the last of us 2 - sam

“Será que algo dentro de nós sobrevive quando nos transformamos? E se estivermos vendo tudo, mas não pudermos controlar nossos próprios corpos?” (Foto: Wikia)

A frase dele dá muito o que pensar, se algum infectado conseguisse controlar seu corpo será que ele poderia atacar unicamente por raiva, por não ter volta para ele? Ah bem da verdade, o que precisamos mesmo é de mais infectados, só com quatro não dá, porém, “felizmente” vimos no decorrer do jogo que um médico bem intencionado tentou encontrar uma cura por testar vacinas em macacos, mas ele foi mal sucedido, infectou os macacos com um vírus que antes era restrito a humanos e pequenos insetos, e para piorar ainda foi mordido pelos primatas que podem estar desencadeando um novo tipo de vírus por ai que também podem facilmente nos fazer topar leões como aquele da segunda imagem, caso o vírus se espalhe entre animais.

Caso não se lembre dessa mensagem de áudio pode conferir as falas do doutor na gameplay abaixo, o primeiro comentário pode ser ouvido a partir de 6 minutos de vídeo e o segundo áudio pode ser ouvido aos 8 minutos, nesse trecho o doutor fala que irá libertar os macacos e é mordido:

Dificilmente os macacos vão levar a infectados como aquele monstro roxo, mas ao menos podem abrir um novo leque de monstros para combatermos, o grande problema é que pelo visto leva-se anos para alguém chegar na fase do Bloater (baiacu) já que um o próprio Joel diz sobre o primeiro: “Esse cara está infectado há muito tempo.” Só que esse ‘muito tempo’ pode ter levado mais de uma década, o que deixou a história do jogo um pouco sem sentido, afinal, 20 anos se passaram desde que a pandemia cordyceps apareceu nos Estados Unidos e “até hoje” ainda tem muitos clicadores por lá, já não era para todos que foram mordidos terem virado os famosos baiacus?

the last of us 2 - baiacu

“Olá Joel, sentiu minha falta? Me diz, que tal se eu for o único inimigo relativamente decente novamente?” (Foto: Tech Radar)

 

The Last Of Us 2 Precisa de Mais Liberdade

Um outro detalhe que seria muito interessante é aumentar a quantidade de locais que podemos investigar, afinal, embora o jogo tenha um vasto mundo aberto, não podemos fazer nada além de seguir o caminho principal, por que não nos colocaram numa floresta, por exemplo, onde poderíamos tomar diferentes rotas, encontrar outras pessoas, pegar determinados itens e chegar em apenas um local no fim da floresta? Lembrando que dessa forma não poderíamos retomar ao começo dela para tomar outra rota, só jogando o game novamente, isso sim aumentaria, e muito, o replay de The Last Of Us 2, pois, após zerarmos o primeiro jogo, a única coisa que dava para fazer era chorar zerar de novo e ver as mesmas coisas, chega uma hora que enjoa, né?

Imagine-se num cenário tão lindo e deslumbrante como esse, tem muita comida na floresta, locais seguros para dormir, talvez até plantas que possam ser utilizadas como remédios, o que é raro nesse mundo, mas nãooooo, os desenvolvedores querem que você ande por um mundo aberto de mentirinha e você só tem uma única rota para seguir. (Foto: Wikia)

Também é indispensável termos mais armas no jogo e não várias armas que se pareçam entre si, todavia, não vou entrar nessa questão por que isso é mais que obrigatório no jogo e particularmente já achei as contidas no primeiro título excelentes, só espero que The Last Of Us 2 traga meu querido arco e flechas de volta, com mais flechas dessa vez! E menos garrafas e tijolos, obrigado, de coração.

Infelizmente todas as pessoas que poderiam querer vingança foram mortos em The Last Of Us, Marlene líder dos vaga-lumes, David e James, os canibais, dessa forma os novos vilões terão de ser apresentados praticamente do zero, ao menos o que não falta são vilões, será que alguém pode querer vingar a morte de Tess? Da própria Marlene? Ou podemos ir atrás de algum cientista doido que espalhou esse vírus pela humanidade?

The Last Of Us 2 – Principais Notícias e Rumores até Hoje (29/12/16)

Até o momento a Naughty Dogs não confirmou ou desmentiu a probabilidade de estarem fazendo uma continuação do jogo, todavia, houveram casos de funcionários que deram algumas ‘brechas’ que podem ser subentendidas como uma possível continuação do jogo, como foi o caso de Michael Knowland, um ex funcionário da empresa que colocou em seu Linkedin que havia trabalhado na modelação do rosto das personagens por 1 mês, o problema é que atualmente ele já editou seu perfil e retirou quaisquer informações sobre The Last Of Us 2, provavelmente a pedidos da produtora.

the last of us 2 - rumor

Michael supostamente trabalhou na modelagem dos personagens de The Last Of Us 2, porém, ele saiu da empresa em 2014 e atualmente se encontra na equipe de produção do novo Just Cause. (Foto: Neo Gaf)

Embora essa notícia possa ser considerada apenas como um rumor, o próprio diretor executivo do jogo, Neil Druckmann, confirmou que a empresa tem planos sim de fazer um The Last Of Us 2, porém, as chances dele ser feito são de apenas 50% já que tanto na Naughty Dog como entre os fãs do jogo tem pessoas que dizem que TLOU merece ser um jogo único e acabar daquele modo mesmo, como uma verdadeira obra de arte ou aqueles filmes em que o final sempre fica em aberto.

Essa declaração foi dada por ele no fórum Reddit em um tópico onde fãs indagavam a Naughty Dog e o usuário MaleCra fez algumas perguntas bem pertinentes sobre o jogo e foi para ele que Neil disse que tem 50% de chances do jogo ser feito, caso você tenha um conhecimento ao menos básico de inglês é interessante acompanhar parte dessa conversa amigável sobre a empresa, pois, nesse tópico que linkei acima, os funcionários da Naughty dizem como foi trabalhar na produção de jogos como o clássico CTR, qual foi a sensação de fazer The Last Of Us, por que ele terminou da forma que acabou e quais são os planos da empresa para o futuro.

Vale ressaltar que por várias vezes Neil alegou que a Naughty Dog não se focaria em nenhum outro jogo enquanto Uncharted 4 não estivesse finalizado, mas nós já estamos as portas do lançamento de Uncharted 4 que será lançado no começo do ano que vem para PS4 e, ao que tudo indica, será o último título de Nathan Drake.

the last of us 2 - malecra

O Reddit é um importante fórum de debates norte americano, embora não seja muito acessado no Brasil ele é amplamente utilizado nos EUA para aproximar o público das empresas e também para realização de votações sobre projetos. (Foto: Mobile Bit)

[section label=”Um Novo Crash?” anchor=”The Last Of Us 2 – Rumor I – Naughty Dog está trabalhando num jogo antigo”]

The Last Of Us 2 – Rumor I – Naughty Dog está trabalhando num jogo antigo

Nós do Mobile Bit já noticiamos no nosso Canal do Youtube, que a Naughty Dog disse que estava retomando o trabalho em um grande projeto que estava engavetado, embora muitos tenham ficado afoitos crendo que poderia se tratar de The Last Of Us 2, por que a empresa iria engavetar esse projeto? Nossas apostas são de que eles podem retomar os direitos da famosa franquia Crash Bandicoot e fazer um remake em hd dos primeiros jogos ou até mesmo um título novo.

Essa suspeita é antiga, tudo graças a um Easter Egg deixado pela própria Sony durante um vídeo promocional do PS4, nele podemos ver durante um breve momento placas de trânsito mostrando o Crash indo em direção ao losango amarelo, logo da Sony em seu primeiro console.

crash-ou-the-last-of-us-2

Um novo crash seria muito bom, embora a probabilidade do mesmo ser produzido pela Naughty Dog seja bem baixa. (Foto: Divulgação)

A probabilidade de que a empresa esteja trabalhando em uma franquia completamente nova também é altíssima, são várias as teorias, mas o fato deles estarem usando todos seus recursos na produção de Uncharted 4 joga por terra as chances de The Last Of Us 2 já estar com o desenvolvimento avançado, afinal, a Naughty Dog só trabalha em um único jogo por vez.

Esse modo de atuar é muito bom em partes, pois, os jogos da Naughty sempre são excelentes, porém, as continuações dos mesmos costumam levar um bom tempo para aparecer e é bem provável que The Last Of Us 2 fique engavetado até pelo menos 2017… O que não é de todo o mal já que a pressão por um novo jogo poderia fazer com o mesmo fosse feito as pressas e acabasse não correspondendo as expectativas dos fãs (vide o fiasco que foi Assassin’s Creed Unity). Ao menos por hora podemos nos contentar com a possível produção de um filme de TLOU que tem grandes chances de ter Arya Stark (Maissie Willians) no papel de Ellie.

the last of us 2 - movie of tlou

Embora as negociações ainda estejam no começo a atriz Maissie almoçou com os produtores da Naughty Dog e disse que amaria interpretar Ellie num possível filme desse tão aclamado jogo, elas se parecem bastante não é mesmo? (Foto: Technology Tell)

Você pode conferir mais detalhes sobre esse filme num post que já fizemos sobre uma declaração de Neil sobre esse tão aguardado Filme de The Last Of Us.

The Last Of Us 2 – Rumor II – O Segundo Jogo Terá Marlene Como Protagonista

Sim, jovem mobilenauta, você não leu errado, um dos principais rumores que tem circundado a rede recentemente é que The Last Of Us 2 talvez não traga Joel e Ellie como protagonistas, mas sim Marlene, à líder dos vagalumes que foi friamente assassinada por Joel no final de The Last Of Us 1.

A ideia desse jogo seria nos levar novamente ao começo do Caos que vimos se instaurar no prólogo do primeiro jogo, ver o governo caindo, as pessoas com medo e os vagalumes surgindo como principal esperança das pessoas para uma possível cura ou ao menos para amenizar o medo da população.

Marlene-The-Last-of-Us-193114-full

Você gostaria de jogar com a Marlene? (Foto: Game Wise)

Admito que a primeira vista não gostei da ideia, pois, já estou apaixonado por Joel e Ellie e não vê-los no jogo seria muito triste, mas quando parei para pensar um pouco na ideia… Vi que seria sim algo muito interessante, afinal, a pancadaria deve ser bem pior na visão dos vagalumes e nesse jogo teríamos uma chance – ímpar – de conhecer a mãe de Ellie, descobrir como ela e Marlene se conheceram, saber mais sobre os planos dessa milícia e, o principal, descobrir o que aconteceu após a morte da rainha do bando, quem será que a sucedeu? Essa pessoa será o próximo vilão da franquia?

O Posicionamento da Naughty Dog

No dia 22 de Setembro de 2015 a Naughty Dog finalmente veio a público esclarecer se há ou não um The Last Of Us 2 em produção, pois, nos últimos meses temos sido bombardeados com comentários de funcionários e ex funcionários da empresa que alegaram ter trabalhado no segundo título ou no primeiro deles, o que também sugere a criação de um segundo jogo da franquia.

Segundo Neil  Druckmann, diretor criativo da empresa, eles já tiveram diversas ideias para novos personagens do próximo jogo, o que será de Joel e Ellie e o que eles querem acrescentar na franquia. Druckmann chegou mencionar que eles desenvolveram diversos protótipos sobre o próximo título da franquia, porém, ele ressaltou que na Naughty Dog é comum que eles faça, protótipos de todas as ideias e, portanto, The Last Of Us 2 é só mais um deles assim como outras ideias que eles tiveram para jogos de fantasia, ficção científica etc.

sad ellie

“Promete pra mim que eu vou ter uma continuação?”, “Eu juro que você não será esquecida Ellie” (Foto: Game Radar)

Druckmann disse que eles deixaram todos esses protótipos de lado para se focar 100% na produção de Uncharted 4 e que eles só devem retomar os demais projetos após algum tempo do lançamento desse tão aguardado exclusivo de PS4.

Confira mais detalhes sobre essa declaração de Neil Druckmann caso deseje saber um pouco mais sobre o quão avançada está essa possível continuação da história de Joel e Ellie.

The Last Of Us 2 – O Legado do Primeiro Game

Embora ainda não tenhamos nada oficial sobre The Last Of Us 2 podemos ir matando a as saudades lendo as quatro hq’s oficiais do primeiro jogo, intitulado como Sonhos Americanos as quatro pequenas histórias narram em cores e traços bem vividos os eventos antes da DLC Left Behind. É possível ler todos os volumes online no blog Lasquei.

ellie fanart

As hq’s são bem interessante e retratam a vida de Ellie assim que ela chegou ao orfanato, com 13 anos de idade. (Foto: Dark Town)

Como os eventos das hq’s se passam antes do primeiro jogo, elas podem ser lidas antes mesmo de finalizá-lo, embora, será mais interessante ler após jogá-lo em conjunto com a dlc. E falando em dlc’s, seria bem interessante se tivéssemos uma contando como Joel conheceu Tess e Bill e também o que aconteceu com ele após a morte de sua filha Sara, não concorda? Bem que a Naughty poderia lançar mais essa dlc do modo história, só para irmos matando a saudade mesmo.

The Last Of Us 2 - Joel e Ellie

Será que The Last Of Us 2 vai nos permitir vivenciar sorrisos tão puros quanto estes? (Foto: Hyoung Taek Nam, ilustrador da Naughty Dog)

As nossas observações, notícias e rumores sobre The Last Of Us 2 vão ficando por aqui, todavia, você pode sentir-se a vontade para expressar suas opiniões e dúvidas sobre esse possível jogo no campo de comentários logo abaixo. Nós do Mobile Bit faremos o possível para responder e fique atento, qualquer novidade será noticiada aqui, então não deixe de curtir nossa página para ficar sempre ligado nas novidades tecnológicas e no mundo dos games.

Fontes Usadas na Elaboração desse Artigo: Equipe Mobile Bit, Reddit, Nerdist, Air Herald, Concept Art World e Youth Healt Mag

Sobre o autor

Olá nobre visitante, seja bem vindo, meu nome é Jean e nasci nas sombras da Grande SP, amada terra da garoa. Não sei bem se foi 'o mundo', ou meu jeito introvertido de ser, que me tornou alguém mais antenado em tecnologia, mas sempre gostei de ler sobre novidades da área e desde 2013 passei para o outro lado, o que conta as histórias. Fico feliz que você às tenha lido, volte sempre ;)
    Posts Relacionados
    Games

    Persona 5 Royal é lançado como versão aprimorada do game de 2017

    Games

    Half Life: Alyx é lançado oficialmente com suporte a VR na Steam

    Games

    PS5 e Xbox Series X se aproximam de PCs, segundo o fundador da Valve

    Games

    Sony esclarece que o PS5 suportará 'esmagadora maioria' dos jogos de PS4

    34
    Comentários

    avatar
    22 Comment threads
    12 Thread replies
    0 Seguidores
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    26 Comment authors
    suuuKyriosEduardoFabricioGiovana Recent comment authors
      Inscrever  
    novos antigos Mais votados
    Notify of
    Fabricio
    Visitante
    Fabricio

    Tirar Joe e ellie do jogo, seria a mesma coisa de um oceano sem peixe. Não teria alguma lógica nesse filme..porém foi um dos melhores jogos que joguei, poderia ter um sotaque portugues” Brasil. Gostaria que conseguisse a cura de Ellie. Jogo excelente.. que venha o filme é o jogo 2. Porém que não descartem os dois principais. Não copio ver lógica nisso.

    suuu
    Visitante
    suuu

    querida sabe oque e flash back pronto ta esplicado

    Giovana
    Visitante
    Giovana

    como a marlene vai ser a protagonista sendo que o joel a matou? só e então ele errou o tiro por que no final, ele a mata pra proteger a ellye

    Wagner Nascimento Tarso da Silva
    Visitante
    Wagner Nascimento Tarso da Silva

    Cara o jogo foi na medida certa. Pra mim a quantidade de inimigos foi na medida certa o que levou o jogo a uma tensão maior. Não sou fã de jogos de survival horror mas esse me fez pensar melhor. Pra mim se melhorasse em algo estragaria. Se quer jogar um jogo sem furtividade com bastante inimigos uncharted é uma boa.O centro do jogo é a furtividade.

    matheus amora
    Visitante
    matheus amora

    Ola pessoal contudo que voçes falaram nesse artigo eu gostaria de deixar minha opniao sobre oque poderia ter no the last of us 2, acho que poderia passar alguns anos e elli e joel achaçem um garoto que ellie se apaixonasse

    Rafael
    Visitante
    Rafael

    Sobre o comentário de todos virarem Baiacus, francamente, sua linha de raciocínio que não faz sentido…
    Não é porque todos que estão infectados, foram infectados há 20 anos, podem ter sido infectados em um periodo menor de tempo (sobreviventes do surto de 20 anos atrás), e os estaladores que não chegaram a se transformar em “Baiacus” foram mortos antes…a linha de raciocínio do jogo tem bastante coerência. E na minha opinião o jogo poderia ter mais muitas horas de jogo sim, pois a história é muito envolvente e muito boa.

    Renzo Luiggi
    Visitante
    Renzo Luiggi

    Cara, esse rumor que o jogo só será lançado em 2017 entristece meu coração viu, eu sou apaixonado por esse jogo, jogava e assistia como um filme, mas se for pra sair um bom jogo, vale a pena esperar, que venha o 2!

    Schaidt Almeida Candido
    Visitante
    Schaidt Almeida Candido

    Eu gostaria de saber se The Last of Us 2, será para as mesmas plataformas PlayStation 3 e PlayStation 4?
    Eu jogue zerei The Last of Us adorei o jogo a jogabilidade do jogo é muito boa, se o The Las of Us 2 fosse lançados para as mesmas plataformas eu agradeceria muito.

    Emerson
    Visitante
    Emerson

    A Minha Opinião É Que O Jogo É Perfeito!!!
    Tão Perfeito Que Não Merece Ter Td A Sua História Estragada Por Uma Segunda Parte, Achei O Final Um Dos Melhores Finais De Games Que Ja Joguei!
    E Odiaria Que Ele Fosse Estragado Por Uma Continuação Que Cá Entre Nós Por Melhor Qur Seja Nunca, Nunca Irá Superar, Ou Ao Menos Ser Tao Boa Quanto O Primeiro Game…

    felipe
    Visitante
    felipe

    Esse jogo simplesmente é maravilhoso merece nota 10 pela magica que proporciona..a emoção.. Ellie e Joel são fantásticos.. A história é linda e acredito que podemos esperar só o melhor para o próximo

    Hewerton Leão Simões
    Visitante
    Hewerton Leão Simões

    Gostei muito do artigo, porém, discordo que o TLoU mereça apenas uma nota 8.5 ou 9. Sem dúvida esse foi o melhor jogo que já joguei em toda a minha vida! Quanto à questão do número de inimigos, penso que não é necessário aumentar para que o jogo continue atraente. Creio que o que mais chamou a atenção no jogo não foi a ação frenética (deixemos isto para outras franquias como: Resident Evil), mas sim a trama, o enredo, o drama, os conflitos, a construção de relacionamento e personalidade dos personagens e um pouquinho do terror que ele quer nos… Read more »