The Witcher III é um jogo imenso, é preciso jogá-lo por pelo menos 27 horas seguidas, pulando todos os vídeos e conversas e indo direto ao ponto para zerá-lo o mais rápido possível. Se desejarmos ver toda a trama do jogo e fazer as submissões é bem provável que o tempo de campanha ultrapasse às 100 horas de jogo e “com um pouco de sorte” também podemos passar de 200 horas de jogo.
Mas quanto será que foi necessário para fazer um jogo tão grande como esse que ainda por cima possui opções de dublagem e legendas em diversos idiomas? A CD Project Red, desenvolvedora de The Witcher III e demais jogos da franquia, disse recentemente que foram gastos 306 milhões de złoty, a moeda polonesa, esse valor equivale a 81 milhões de dólares, algo que beiraria os 350 milhões de R$ ou ainda mais já que ultimamente o real está absurdamente desvalorizado se comparado ao dólar.
Os valores foram mencionados pelo CEO da CD Project, Adam Kicinski, que os revelou durante uma reunião fiscal que ocorreu nessa semana e foi posteriormente traduzida para o inglês. O fato é que embora esses valores possam assustar, rumores indicam que GTA V gastou mais de 250 milhões de dólares no seu desenvolvimento, um valor muito alto para qualquer jogo, mas um valor que a Rockstar recebe de volta facilmente com às vendas de seus jogos e dlc’s.

Adam explicou o por que de tamanhos gastos, para começar houve um investimento de publicidade global, que por si só já deve ter custado uma boa fatia do valor, afinal, The Witcher 3 foi traduzido em 15 idiomas, uma quantidade bem significativa de idiomas já que o jogo conta com mais de 500 vozes, ademais, todos idiomas tiveram campanhas publicitárias em seus respectivos países, particularmente vi propagandas na TV, Metrôs e Internet, mas ela certamente também estava em revistas e demais mídias.
Tanto trabalho também não poderia ter sido realizado por pouca gente, “Foram 3, 5 anos de desenvolvimento com uma equipe diligente que sabe muito bem como fazer jogos que funcionem de maneira eficiente.” Pontuou Adam que afirmou que 240 pessoas estiveram envolvidas diretamente na produção do jogo, mas que ao redor do mundo mais de 1500 pessoas ajudaram de alguma forma com traduções/dublagens, pesquisas, campanhas publicitárias.
E será que tamanho investimento valeu a pena? De acordo com Adam valeu muito já que o jogo vendeu mais de 6 milhões de cópias em pouco mais de um mês após seu lançamento e, felizmente, os números não param de aumentar o que certamente garante que além de mais conteúdos extras a saga The Witcher receberá um novo jogo em algum momento no futuro.