O game queridinho do momento, Pokémon GO, é um jogo mobile de realidade aumentada desenvolvido pela Niantic Labs, e para utilizar é necessário conexão constante à internet em seu dispositivo móvel. Naturalmente o game está suscetível a instabilidades por problemas técnicos ou até por problemas no próprio smartphone do jogador, logo, o jogo pode apresentar falhas, como não abrir corretamente o mapa ou até não abrir o jogo em si.
Pokémon GO – O game pode estar fora do ar
Primeiramente, vai um conselho bem simples, checar as redes sociais. É possível que Pokémon GO esteja fora no momento, não só para você, mas para diversos usuários ou até países inteiros, e esse tipo de informação é muito fácil de se encontrar em redes sociais. Um exemplo disso foi o próprio lançamento do jogo, onde os únicos países que permaneceram com acesso ao mesmo foram a Nova Zelândia e a Austrália, países que foram os primeiros a experimentar o game.
No Twitter, por exemplo, é muito fácil pesquisar esse tipo de informações, basta digitar o nome do game na área de busca e encontrará diversas informações do mundo todo sobre o assunto, assim pode identificar facilmente se há algum problema generalizado ou se você está sofrendo algum problema individualmente.

Pokémon GO – Cheque sua conexão a internet
Por se tratar de um jogo totalmente online, é necessário que a rede de internet esteja ativa, seja ela Wi-Fi, 3G ou 4G, o importante é que esteja habilitada e funcionando plenamente. Para aqueles cuja rede de dados móveis se dá por planos pré-pagos, vale checar se ainda possui créditos quando houver algum erro.
Apesar da importância da rede de dados, isso não é tudo. Outro ponto muito importante é o GPS, visto que Pokémon GO acompanha os passos do jogador pelo mapa. Devido a isso, em metrôs, elevadores ou locais similares a esses, pode haver perda da conexão. Vale lembrar que a Localização precisa estar ativa no dispositivo. Para checar, vá nas em Configurações> Geral> Localização. Para melhor funcionamento, deixe a localização em modo de alta precisão.

Pokémon GO – Reinicie o smartphone
Se ainda assim o problema no seu game persistir, aquela velha dica de reiniciar o app é muito válida, indiferente se for no Android ou no iOS, mas é necessário realmente reiniciar o aplicativo para que isso funcione, encerrando a execução do mesmo e depois o reabrindo.
Seus dados estão ativos e a localização também e mesmo assim a conexão do celular trava? Reiniciar o app não resolverá, agora é necessário reiniciar o smartphone. É possível que isso resolva o problema, pode também manter o celular desligado por algum tempo, alguns segundos já são o bastante para surtir efeito.
Pokémon GO – Incompatibilidade
Há ainda a possibilidade de o seu smartphone não ser compatível com o game. Dispositivos equipados com o Windows Phone, por exemplo, não tem compatibilidade com esse grande sucesso da Niantic. Dispositivos da linha Zenfone também podem apresentar esse problema, segundo alguns usuários o game não é compatível com o chip de processador Intel dos aparelhos, mas nesse caso é possível que com algumas futuras atualizações do aplicativo, Pokémon GO rode nesses aparelhos.
E você, está sofrendo com alguma falha no game? Comente!