Notícias

Google exigirá que as fabricantes utilizem o Android 10 de fábrica em 2020

Android 10 será exigência em 2020.

O Android 10 ainda é bastante recente, e as fabricantes já estão trabalhando para entregar a novidade aos seus aparelhos. Contudo esse processo costuma demorar para a maioria dos aparelhos, mas a Google está planejando acabar com isso.

O caso é que as fabricantes levam um tempo considerável para adaptar o código-fonte do Android para seus aparelhos, e com isso, seguem lançando aparelhos com a versão anterior do sistema, no caso, o Android 9.

Porém a Google determinou que a partir de 1º de fevereiro de 2020, aparelhos carregando o Android 9 Pie não serão mais certificados.

Google exigirá Android 10 em smartphones lançados em 2020.
O prazo para as fabricantes certificarem smartphones com Android 9 é até 31 de janeiro de 2020. (Foto: Divulgação)

Ou seja, a partir desta data, as fabricantes deverão lançar smartphones carregados com o Android 10 de fábrica, e não a versão anterior.

Ainda faltam alguns meses para que o prazo expire, então até lá as fabricantes ainda vão certificar novos modelos com o Android 9. Com isso, é provável que ainda vejamos alguns smartphones serem lançados com essa versão do sistema alguns meses após o prazo finalizar.

Com a Google exigindo que os aparelhos cheguem com Android 10 após a data limite, as fabricantes não terão outra opção a não ser lançar aparelhos atualizados.

Android 10 será exigência da Google nos smartphones em 2020.
A fragmentação do sistema Android ainda é muito grande. O Android 9 Pie já está no mercado há bastante tempo, mas sua participação mal passa dos 10%. (Foto: Divulgação)

A notícia é muito interessante, afinal a fragmentação do Android é muito grande. Para efeito de comparação, o Android 7 Nougat é a segunda versão mais utilizada atualmente, com 19,2% de participação de mercado.

O terceiro lugar é do Android 6 Marshmallow com 16,9% de participação, seguido pelo Android 9 Pie, com apenas 10,4% de participação, sendo que na época da divulgação desses dados ele já estava disponível havia quase um ano.

Com a exigência da Google, esse quadro mudará, pois os novos modelos chegarão com o atual Android 10, e não versões anteriores, permitindo assim que a fragmentação diminua.

Mas e aí, o que você acha da medida tomada pela Google? Comente!

Fonte: XDA Developers

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Ele é um profissional da área de gerenciamento e criação de web sites na internet.
    Posts Relacionados
    Notícias

    Oppo A8 e A91 tem especificações reveladas em vazamento

    Notícias

    Realme X50 5G será lançado com Snapdragon 765G até 25 de janeiro

    Notícias

    Vivo X30: Imagens divulgadas confirmam design oficial do smartphone

    Notícias

    Galaxy Note 10 recebe versão estável do Android 10 com One UI 2