Notícias

Huawei registra o HongMeng OS na América do Norte, Ásia e Europa

Já não é novidade para ninguém que a Huawei está trabalhando em seu próprio SO Móvel, o HongMeng OS. Agora, a companhia registrou o SO em alguns países, indicando que seu lançamento está próximo.

Como mencionado, o SO da gigante chinesa já está sendo registrado em alguns mercados, o que inclui a Austrália, Canadá, Camboja, União Europeia, México, Índia, Coreia do Sul e Tailândia, para não mencionar todo o resto da lista.

Como sabemos, a Huawei foi inserida na lista negra de negócios dos EUA, e em breve não poderá mais utilizar o SO Android, da Google.

A sansão do governo norte-americano impulsionou a fabricante a trabalhar em seu próprio Sistema Operacional Móvel, e felizmente, a companhia já havia iniciado o desenvolvimento dele meses antes do problema começar.

Huawei está preparando o lançamento do HongMeng OS.
Após perder sua parceria com a Google, a Huawei está trabalhando no HongMeng OS, seu próprio Sistema Operacional Móvel. (Foto: Divulgação/PhoneDog)

Andrew Williamson, vice-presidente de relações-públicas e comunicações da Huawei, disse em entrevista que a fabricante já está em processo de lançar o substituto do Android para seus dispositivos, o que deve ocorrer em alguns “meses”.

“Não é algo que a Huawei queira. Estamos muito felizes em fazer parte da família Android, mas o HongMeng está sendo testado, principalmente na China.”

Andrew Williamson, vice-presidente de relações-públicas e comunicações da Huawei

Ainda segundo Williamson, é esperado que a companhia cresça aproximadamente 20% neste ano, mesmo com todos os eventos turbulentos que tem enfrentado. Para efeito de comparação, a expansão da marca em 2018 foi de 19,5%.

Quanto ao HongMeng OS, ou ARK OS (no mercado internacional), deverá ser um substituto completo do SO da Google. Espera-se que ele possa contar com suporte aos apps Android, e para isso precisará utilizar sua base para desenvolver o novo SO.

Huawei App Gallery poderá ser a loja de aplicativos do HongMeng OS.
Para o HongMeng OS, uma alternativa à Play Store será a Huawei App Gallery. (Foto: Divulgação/Android Central)

Em relação aos apps, a Huawei já possui sua própria loja disponível, a Huawei App Gallery. Com isso, não será necessário utilizar a Play Store para buscar jogos e apps. Afinal, enquanto a proibição norte-americana estiver em vigor, os aparelhos da marca não virão com a loja da Google pré-instalada.

Não há uma previsão oficial sobre o lançamento do HongMeng OS, porém alguns rumores dão conta de que os primeiros dispositivos com o SO da Huawei chegarão em outubro deste ano. Mas, para sabermos quando o SO será lançado, precisaremos aguardar.

Fonte: Android Central

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Ele é um profissional da área de gerenciamento e criação de web sites na internet.
    Posts Relacionados
    Notícias

    Vivo iQOO Neo 2 tem especificações reveladas em teste de benchmark

    GamesNotícias

    Apple Arcade recebe mais cinco jogos para iPhone, iPad e Apple TV

    Notícias

    iPadOS 13.2 Beta 2: Distribuição é suspensa após problemas no iPad Pro

    Notícias

    Xiaomi está desenvolvendo smartphone com tela de 120 Hz e Android 10

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *