Notícias

iPhone XS e XR tem “bloqueio” para evitar uso de baterias não-oficiais

A Apple prefere que a manutenção de seus produtos seja feita por lojas oficiais, e um meio de garantir isso é realizar “bloqueios” em seus aparelhos, e isso inclui os iPhone XS, XS Max e iPhone XR.

Não é novidade para ninguém que a fabricante prefira que seus usuários busquem as lojas oficiais para manutenções, e quem não faz isso pode ter alguns problemas.

A Apple segue fazendo pequenos bloqueios nos aparelhos que passam por reparos fora das lojas oficiais. Dessa vez isso está afetando os iPhones XS, XS Max e XR.

Trata-se de um bloqueio realizado quando o sistema detecta que o iPhone XS ou XR ganhou um módulo de bateria não-oficial. Assim que reconhece a bateria genérica, o recurso “Saúde da Bateria” deixa de funcionar no aparelho.

Captura de tela do recurso Saúde da Bateria no iPhone.
O recurso “Saúde da Bateria” para de funcionar em iPhones XS, XS Max e XR caso a bateria seja trocada por um módulo não-oficial. (Foto: Divulgação)

Este recurso permite que os usuários vejam as condições da bateria de seu iPhone. Ele permite, inclusive, que os usuários reduzam a frequência do processador em modelos mais antigos.

Como mencionado, este novo bloqueio está sendo realizado nos iPhones mais recentes. A informação foi confirmada pela equipe do iFixit, que revelou a nova forma da Apple fazer com que os usuários procurem lojas oficiais.

Procurar lojas oficiais da maçã para realizar manutenções nos iPhones tem o objetivo de controlar os preços dos reparos, e também garantir ao usuário a utilização de peças de boa procedência e o funcionamento do aparelho.

iPhone XS, XS Max, XR bateria.
O bloqueio do recurso Saúde da Bateria do iPhone não é o primeiro que a Apple realiza, anteriormente também houve bloqueio do Touch ID quando a tela era trocada por uma não certificada. (Foto: Divulgação)

Estes não são os primeiros iPhones a carregarem esse tipo de bloqueios. Anteriormente, dispositivos com Touch ID que tivessem seu display substituído por unidades não-certificadas, não conseguiam mais utilizar o leitor biométrico.

Caso você seja dono de um iPhone XS, XS Max ou XR e tiver perdido o acesso ao recurso “Saúde da Bateria” após a troca de sua bateria, saiba que a única forma de corrigir isso é ir até uma loja oficial para substituição do módulo genérico por um oficial.

Segundo a fabricante, esses bloqueios garantem que seus produtos sejam consertados de forma segura e correta, mas não é exatamente isso que os usuários pensam a respeito.

Fonte: TechSpot

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Ele é um profissional da área de gerenciamento e criação de web sites na internet.
    Posts Relacionados
    Notícias

    Galaxy S11: Flagship pode contar com suporte a gravação em 8K

    Notícias

    Galaxy A51 recebe nova certificação que confirma capacidade de bateria

    Notícias

    Redmi 4: Xiaomi inicia liberação da MIUI 11 para o dispositivo

    Notícias

    Sony divulga cronograma de atualizações para o Android 10

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *