Notícias

Microsoft anuncia Windows 10X para PCs dobráveis

Windows 10X é anunciado para PCs dobráveis.

A Microsoft realizou um evento hoje (02) para apresentar suas novidades, e dentre elas está seu novo sistema operacional, o Windows 10X, destinado à PCs dobráveis.

O SO foi desenvolvido para se adaptar rapidamente aos dispositivos, de acordo com a forma que estiverem sendo utilizados. Ele traz uma interface renovada, redesenhando os principais elementos do sistema, como o menu iniciar e a barra de tarefas.

O Windows 10X é baseado no Windows Core OS, e foi construído do zero, destinado exclusivamente para PCs dobráveis.

Os dispositivos que atualmente rodam com o Windows 10 não poderão utilizar a novidade. Com isso, para usar o SO será necessário comprar um dispositivo em que ele venha pré-instalado, e esses só devem chegar no final no próximo ano.

Sistema operacional Windows 10X é anunciado.
O novo SO da Microsoft é destinado aos futuros PCs dobráveis e com tela dupla. (Foto: Divulgação/Windows Central)

Atualmente a Microsoft está trabalhando em conjunto com a Dell, HP e com a Lenovo para trazer ao mercado novos PCs dobráveis com o Windows 10X em 2020.

A falta de programas ou aplicativos não será um problema no SO, pois ele conta com suporte ao Win32. Dessa forma os usuários poderão utilizar até mesmo programas Adobe.

O que muda é que muitos componentes necessários para a execução de aplicativos Win32 foram dissociados do núcleo do SO. Como se trata de um sistema modular, será possível utilizar apps Win32, pois o sistema ativará os componentes necessários para a execução.

Laptop dobrável Lenovo.
A Lenovo já apresentou seu PC dobrável, e assim que for lançado ele chegará com o Windows 10X. (Foto: Divulgação/Engadget)

Quando não estiverem em uso, serão pausados para não prejudicar o desempenho do Windows 10X. Por outro lado, apesar de essa ser uma grande mudança, na prática os usuários provavelmente não vão notar a diferença.

De acordo com a Microsoft, PCs dobráveis são um novo fator de inovação, trazendo tecnologia dobrável e de duas telas à notebooks e laptops. A companhia também aproveitou para lançar seu próprio PC com tela dupla, que será um dos primeiros a carregar o Windows 10X.

A Lenovo também já revelou seu PC dobrável, e no próximo ano a Dell, a HP e a ASUS também deverão apresentar suas novidades na área, todos com o novo SO da Microsoft.

Como mencionado anteriormente, o Windows 10X é exclusivo para PCs dobráveis, mas isso pode mudar no futuro.

Fonte: Windows Central

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Ele é um profissional da área de gerenciamento e criação de web sites na internet.
    Posts Relacionados
    ComparativosNotícias

    Galaxy Note 10+ Vs. Google Pixel 4: Comparando especificações e preços

    Notícias

    Pixel 4: Google explica falta de suporte a gravação de vídeos 4K a 60 fps

    GamesNotícias

    Nintendo Switch: Console é o mais vendido dos EUA pelo 10º mês seguido

    NotíciasSmartphones

    Os 5 melhores smartphones premium para comprar em 2019

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *