É comum ver os aplicativos gratuitos, mas com compras dentro, não ter nenhuma identificação especial para que saibamos que a partir de dado momento teremos de comprar a versão completa para continuarmos usufruindo de um programa ou jogo.
Essa tática é até muito utilizada por empresas que fazem jogos para android, elas lhe permitem jogar certa parte do jogo e não avisam que é uma versão limitada, mas quando você está empolgado vem a triste notícia “para continuar jogando você deve nos pagar 50 reais pelo game muhaahaha” okay, as notificações de compras não são bem assim, mas tentei exprimir os meus sentimentos ao ver que terei de pagar por algo que me disseram ser gratuito (risos).

As reclamações contra a Google e Apple eram tantas que a União Européia solicitou que ambas as multinacionais mudem a maneira que vendem jogos e aplicativos para que os usuários saibam quais aplicativos são realmente “free to play” e ainda solicitaram que as propagandas não sejam tão invasivas para conter a enorme quantidade de pais que reclamavam de que seus filhos estavam comprando coisas em jogos sem as suas permissões graças as propagandas promovidas pelos supostos jogos gratuitos.
Em resposta a Google afirmou que fará mudanças em sua política de vendas até Setembro e que os aplicativos do gênero serão devidamente classificados como nem tão gratuitos assim, tudo bem, ainda não sabemos como eles serão chamados, se você tem alguma ideia de como será o nome dessa nova classificação, por favor, deixe-a em um comentário logo abaixo.
Em contra partida, a Aplle não dou uma resposta concreta quanto ao que fará em relação a isso, mas afirmou que sua loja tem diversas opções de configurações quanto a compras para impedir que crianças ás façam sem o consentimento de seus pais e que inclusive existe uma seção de aplicativos dedicadas só para as crianças, na qual as propagandas para compras são bem mais leves.
A empresa ainda afirmou que pretende melhorar ainda mais as coisas no IOS 8.
Fonte: Engadget