A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações. informou que os usuários brasileiros terão a opção de bloquear os seus celulares perdidos, extraviados ou roubados informando o número a sua operadora de telefonia. Essa medida se aplicará em todo o país e facilitará muito a vida dos usuários, confira mais detalhes a respeito dessa mudança logo abaixo!
Essa é uma das novas medidas para diminuir a incidência de furto e roubo de dispositivos eletrônicos no país, sendo assim, não existirá necessidade de fornecer o IMEI para as operadoras de telefonia. Assim , o usuário poderá dar inicio ao processo de bloqueio do dispositivo na delegacia de polícia durante a ocorrência.
É possível bloquear o dispositivo por meio do CEMI, Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas, que é um sistema coordenado pela Anatel e está sendo utilizado pelas principais operadoras de telefonia do país. Esse sistema possuí mais de 6,5 milhões de aparelhos registrados que não poderão ser mais utilizados, sem contar que esse sistema é integrado á base mundial de celulares pela GSM Association.

[blockquote cite=”João Rezende, presidente da Anatel”]”O objetivo das medidas é eliminar a utilidade dos celulares furtados e roubados, o que certamente contribuirá para inibir crimes contra pessoas, estabelecimentos comerciais e veículos de transporte de carga”.[/blockquote]
Caso queiram realizar a consulta no site, no entanto, é necessário que o usuário digite o IMEI do equipamento, que pode ser obtido na nota fiscal, na caixa do produto e no próprio smartphone (isso se você discar *#06#).
E você? Já teve necessidade de bloquear o IMEI do seu smartphone? Não esqueça de deixar seu comentário!
Fonte: Anatel