Notícias

Android N: Saiba quais são as principais novidades

O lançamento do Android N nos pegou de surpresa, pois, geralmente a Google só anuncia a sua nova versão do sistema operacional no mês de Maio, tem sido assim desde a quinta versão, Lollipop, e se repetiu na sexta, a Marshmallow, que foram lançadas em 2013 e 2015, respectivamente.

Atualmente o a versão Lollipop já é a mais utilizada em aparelhos com Android ao redor do mundo, deixando o saudoso Kit Kat em segundo lugar, o Marshmallow ainda ocupa uma posição mais modesta, pouco mais de 5% dos aparelhos possuem essa versão do sistema operacional, mas isso deve mudar ao longo desse ano, afinal, muitos aparelhos recentes estão sendo lançados com essa versão do robozinho verde da Google.

Agora quanto ao Android N, ainda sem nome definido, ele só está disponível em aparelhos da linha Nexus da Google, numa versão desenvolvida especialmente para desenvolvedores e que provavelmente não deve chegar ao consumidor final tão cedo. Todavia, já é possível instalar a versão 7.0 do Android, N, no seu Nexus, mas essa versão do sistema ainda conta com bugs e seu uso não é totalmente estável.

android nutella

Uma das principais concorrentes de nomes para o próximo Android é a Nutella, você gosta desse nome? (Foto: Arstechnica)

Seja Nutella, Neskik, Nougat (torrone), Nugget ou Nectarine, o Android N trouxe consigo algumas novidades muito bem vindas e que certamente melhoram muito a praticidade com a qual utilizamos os nossos smartphones, confira as principais mudanças a seguir:

[section label=”Alt+Tab” anchor=”Alt+Tab”]

Android N: Maior facilidade na troca entre aplicativos

Atualmente é possível trocar de aplicativos por apertar botão de multitarefas do seu Android, na maioria dos aparelhos essa função pode ser usada por pressionar o botão da lateral inferior direita, o quadrado caso você esteja na Lollipop ou os dois retângulos na Kit Kat. Todavia, em alguns aparelhos, como os da Samsung, essa opção só pode ser acessada ao pressionarmos e segurarmos o botão home.

Quando o fazemos a seguinte janela nos é apresentada:

mobile-bit

Ao abrir a tela de multitarefas é possível trocar rapidamente entre aplicativos ou mesmo fechá-los para liberar memória RAM. (Foto: Mobile Bit)

É importante fechar os aplicativos abertos eventualmente para deixar o aparelho mais rápido, principalmente os modelos que possuem menos de 1 GB de RAM, todavia, geralmente é possível migrar entre aplicativos facilmente por apenas tocar naquele que desejamos abrir, o que facilita muito quando estamos realizando algum trabalho ou enviando algum link para um amigo.

Para facilitar ainda mais a vida de quem estiver trocando entre um aplicativo e outro, bastará apertar duas vezes o botão de multitarefas para migrar entre os dois últimos aplicativos que você esteve mexendo, bem similar ao comando alt+tab do computador ou ctrl+tab do navegador de internet. Você poderá entender melhor como essa nova função é utilizada ao ver o vídeo abaixo.

Ainda não sabemos como a Samsung lidará com essa nova opção, afinal, seus aparelhos possuem um único botão físico que serve como home e multitarefas, será que podemos esperar uma mudança de design ou novas funções para aquele botãozinho maroto da esquerda que só serve para abrir menus de configuração?

[section label=”Notificações” anchor=”Notificações”]

Android N: Responda mensagens com mais fluidez

No Android Lollipop o esquema de notificações e chamadas foi completamente remodelado, antes dele as ligações apareciam em tela cheia e interrompiam qualquer atividade em que estivéssemos mexendo, mas felizmente isso foi alterado para notificações retangulares e mais discretas.

Mas ainda assim nós somos obrigados a abrir o aplicativo no qual recebemos mensagens, algo que já ficou no passado com o lançamento do Android N, pois, agora poderemos responder nas conversas diretamente de onde você estiver, digamos que você esteja jogando algo e receba uma mensagem importante no WhatsApp, para respondê-la seria necessário sair do jogo, ou ao menos o era já que no Android N é possível responder mensagens direto da área de notificações.

android-n-notifications

A dúvida que fica é: Será que respondendo mensagens desse modo no nosso ‘visto por último’ em mensageiros será alterado? (Foto: Divulgação)

Aparentemente é possível ter conversas inteiras através do novo painel de notificações, sem necessidade de irmos até o aplicativo de chat em questão, entretanto, esperamos que exista um certo limite de mensagens que possam aparecer nesse novo painel de notificações ou alguém que participa de muitos grupos do WhatsApp/Telegram teria sua tela toda tomada por notificações, o que certamente seria um incômodo.

Outra função interessante é a possibilidade de arquivar ou agendar um pequeno alarme para ser lembrando de responder uma mensagem mais tarde, uma mão na massa para não nos distrairmos e, ainda assim, não esquecermos de responder alguém.

Android-N-Notification-

Novo sistema de notificações do Android N. (Foto: Divulgação)

Talvez você tenha reparado que os atalhos do Android, como Wi-Fi, bateria e lanterna, estão no topo da tela do aparelho. Agora eles poderão ser configurados na ordem de preferência do usuário e a tela para exibição de todos atalhos será exibida quando arrastarmos o dedo para baixo uma segunda vez, mas creio que esse menu geral será cada vez menos usado conforme formos nos habituando ao Android 7.0, codinome N.

Um novo atalho foi adicionado a essa tela, o modo noturno, que reduz o brilho da tela para bem menos do que o usual, algo similar ao que o aplicativo dimmer faz, ideal para reduzir o brilho quando a iluminação ambiente estiver fraca ou as luzes estiverem apagadas, porém, o ideal é não usar seu smartphone em ambientes muito escuros, pois isso pode (e vai) danificar sua visão.

[section label=”Tela Dividida” anchor=”Multi janelas”]

Android N: Tela dividida

Alguns aparelhos Android contam com o recurso de dividirmos a tela ao meio para usarmos duas aplicações simultaneamente, por exemplo, podemos ver um vídeo no YouTube em metade da tela e navegar no Chrome na outra, bem prático!

Algumas fabricantes já incluem essa função em seus aparelhos há algum tempo, mas agora ela passará ser nativa do Android e poderemos utilizar duas aplicações ao mesmo tempo, felizmente essa função não será exclusiva dos tablets, ademais, dependendo do tamanho da tela do seu smartphone será possível reajustar o tamanho que cada aplicativo ocupa no modo retrato (aparelho em pé), do contrário só será possível ajustar no modo paisagem (aparelho ‘deitado’).

Para utilizar essa função basta abrir a multitarefa e pressionar o dedo sobre uma aplicação, feito isso uma opção para arrastá-lo para algum canto da tela será exibida, depois bastará repetir o processo com um segundo aplicativo e o resultado será esse:

haja server
É possível escrever algo num aplicativo/lado e colar no outro, o que quebra um galho se você estiver, por exemplo, copiando uma mensagem do Facebook para o WhatsApp ou vice versa.

Outra funcionalidade bacana dessa função é poder ver um vídeo no YouTube e continuar mexendo no aplicativo onde você estava quando recebeu uma sugestão de música/vídeo de um amigo e teve de sair de uma conversa para poder assistir, isso vive acontecendo comigo, portanto, acredito que essa função será uma das que mais usarei quando receber o Android N em sua versão final.

[section label=”Quando e Onde?” anchor=”Quando e onde?”]

Android N: Quando e Onde?

Ainda é um pouco cedo para dizer quando ele chegará aos smartphones atuais, os aparelhos da linha Nexus devem recebê-lo na sua versão final ainda nesse semestre, mas novos aparelhos Android só devem ser lançados com ele no terceiro trimestre do ano, ademais, se o seu aparelho foi adquirido na versão Kit Kat, ou inferior, é bem provável que ele não receba o Android N, pois, geralmente as fabricantes só atualizam a versão do Android duas vezes e isso dependendo muito do modelo e da fabricante.

É de se esperar que os tops de linha da geração retrasada, como o Galaxy S4, LG G3 e Xperia Z2 não recebam o Android N, primeiramente por que eles ainda estão recebendo a versão Marshmallow e também por que eles já passaram por duas ou mais grandes atualizações. Em contra partida, aparelhos que foram lançados em 2015, e que foram lançadas já na versão Lollipop, devem receber a versão N do Android, mas novamente, isso é algo que cabe a cada fabricante decidir e os usuários sempre podem ‘apelar’ para as ROMS quando elas estiverem disponíveis e a garantia do aparelho já estiver esgotada.

kit kat

Se seu aparelho foi adquirido na versão Kit Kat, ou inferior, ele tem poucas chances de ser atualizado para o Android N. (Foto: Tested)

Estas são apenas algumas das novidades do Android N, que além das citadas também conta com melhorias na bateria e no desempenho. Essas novidades são as que você aguardava para a nova versão do Android? O que acha que ainda está faltando no sistema operacional da Google?

Sobre o autor

Olá nobre visitante, seja bem vindo, meu nome é Jean e nasci nas sombras da Grande SP, amada terra da garoa. Não sei bem se foi 'o mundo', ou meu jeito introvertido de ser, que me tornou alguém mais antenado em tecnologia, mas sempre gostei de ler sobre novidades da área e desde 2013 passei para o outro lado, o que conta as histórias. Fico feliz que você às tenha lido, volte sempre ;)
    Posts Relacionados
    Notícias

    Pixel 3 e 3 XL são oficialmente descontinuados pelo Google

    Ficha TécnicaNotícias

    Samsung Galaxy S20 - Ficha Técnica Completa e Preço no Brasil

    NotíciasTutoriais

    Galaxy S20 tem opção oculta de exibição de 96 Hz, veja como ativar

    Notícias

    OnePlus 7, 7 Pro, 7 Pro 5G e 7T Pro 5G recebem atualização de março

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of