Notícias

Zenfone Zoom desembarca no Brasil como alternativa as câmeras DSLR

O ASUS Zenfone Zoom tem sido aguardado com altas expectativas por parte dos fãs de fotografia, não é para menos, afinal ele é um dos poucos smartphones do mercado que conta com zoom óptico para facilitar nossa vida na hora de tirar fotografias, o ZZ foi lançado ontem a noite durante o ASUS Onboard 2 e conta com uma versão com 64 GB e outra com 128 GB de armazenamento interno.

Contando com especificações dignas de um top de linha, o Zenfone Zoom não faz feio perante os recém lançados LG G5 e Galaxy S7, ademais, o Zoom conta com 4 GB de RAM, câmera traseira de 13 MP com abertura F 2.7 e processador Intel Atom z3590, que é ainda mais potente do que o modelo usado no Zenfone 2 (Z3580). A única coisa que pode afastar um pouco os compradores é o preço salgado, são 2.699 pela versão de 64 GB e 3.299 pela variante de 128 GB, mas antes de atirarmos pedras vamos lhe explicar porquê ele possui tal preço.

[section label=”Design” anchor=”Design”]

Ficha técnica do Zenfone Zoom: Design

Você provavelmente já deve ter notado que o Zenfone Zoom possui um círculo curioso na parte traseira, onde fica a câmera, esse design não foi escolhido apenas para que o aparelho lembre vagamente uma câmera DSLR, mas sim por que dentro desse círculo existem múltiplas lentes se movimentando para garantir que o zoom seja perfeito, abordarei isso com mais detalhes no tópico da câmera que abordarei após esse.

O Zenfone Zoom está disponível em duas cores, a preta e a branca, está última não possui a famosa barra de aço escovado que acompanha a maioria dos aparelhos fabricados pela ASUS, uma boa opção para quem deseja um aparelho menor e um pouco mais leve.

zenfone zoom branco barra de aco

Variante na cor branca não possui a famosa barra de aço escovado, mas conta com o mesmo poderio de processador e opções de 64 e 128 GB. (Foto: My Fat Pocket)

As tampas traseiras, as famosas cases/capinhas, são revestidas com couro de fabricantes de carros esportivos italianos que utilizam tal material no revestimento de bancos de automóveis e no painel, segundo Marcel Campos, diretor executivo da ASUS Brasil,  sempre restam algumas tiras de couro que iriam ser descartadas pelas empresas por serem pequenas demais para que pudessem ser utilizadas num veículo, e é reaproveitando esse couro que as capinhas do Zenfone Zoom ganham vida.

De fato, seria horrível se o banco do seu carro contasse com vários remendos por que a fabricante optou por usar cada pedaço de couro disponível, não concorda? Todavia, isso não diminui a qualidade do couro utilizado no Zenfone Zoom porque além de muito fino, ele é bem agradável ao toque e deixa o aparelho muito mais bonito e com uma pegada mais confortável do que o plástico, que desliza facilmente se estivermos com os dedos úmidos.

Como se não bastasse o material da tampa ser feita de couro, todo o restante do aparelho é construído numa peça única de metal, um processo que não é fácil de ser realizado, mas que o deixa com um aspecto visual muito belo.

zenfone zoom lateral

O Zenfone Zoom é todo construído em metal e conta com botões dedicados para fotos e vídeos (Foto: Tech 2)

[section label=”Câmera” anchor=”Câmera”]

Ficha técnica do Zenfone Zoom: Câmera

Uma das principais diferenças do Zenfone Zoom para os demais smartphones é o fato dele contar com Zoom Óptico além do já conhecido zoom digital, mas o que é isso?
Talvez você já tenha notado que as câmeras profissionais podem ter o zoom alterado quando mexemos “no braço da câmera”, isso é possível por que elas possuem mútiplas lentes dentro de si, como você poderá notar na imagem a seguir:

dslr por dentro inside

Note como essa DSLR possui 5 lentes no seu cano. (Foto: Pantip)

Com as câmeras profissionais é possível aumentar o zoom por aumentar o tamanho do braço da câmera e aproximar as lentes, ou diminuí-lo até o original por voltá-las a posição inicial. O problema dos smartphones é que, em sua maioria, eles só possuem uma lente e por isso o zoom feito por eles é digital, ou seja, o software de câmera estica os pixels da imagem para tentar aproximá-la o que muitas vezes resulta numa imagem completamente distorcida:

zoom2

Comparação entre diferentes tipos de zoom. (Foto: Thorutec)

É por causa disso que a câmera do Zenfone Zoom conta com esse círculo na parte traseira, justamente para que possa abrigar mais lentes dentro de si e permitir que você possa dar mais zoom nas suas fotos e vídeos sem sacrificar a qualidade final, ademais, as lentes desse aparelho são originalmente utilizadas em microscópios, certamente o Zenfone Zoom é um trabalho mais que engenhoso e único no mercado.

Ademais, o ZZ também conta com outras funções bem interessantes para facilitar ainda mais sua vida na hora de tirar fotos, uma delas é a já famosa câmera Pixel Master da ASUS que teve diversos modos explicados detalhadamente no canal da ASUS Fanáticos, sugiro fortemente que quem não está acostumado com os Zenfones que faça uma visita ao canal deles para ver ótimas explicações de como o modo manual, noturno, embelezamento e etc funcionam.

Os observadores mais atentos talvez tenham notado que além do flash de led duplo o Zenfone Zoom também conta com algo extra, o foco a laser que está localizado logo abaixo do flash e nos permite focar em algo numa velocidade absurdamente mais rápida do que o usual, garantindo que as suas fotos só ficarão tremidas se você quiser ou se as bater de súbito e rapidamente.

Zenfone Zoom laser

O foco a laser faz uma diferença enorme na vida de quem ama tirar fotos no smartphone. (Foto: Zenfone Info)

Estamos aguardando por uma oportunidade de testar o Zenfone Zoom mais a fundo para que possamos usar a câmera dele em todas as situações possíveis e só assim poder lhes trazer um veredito melhor sobre ela numa análise vindoura.

Ficha técnica do Zenfone Zoom: Preço e Disponibilidade

[section label=”Preço e Disponibilidade” anchor=”Preço e Disponibilidade”]

O Zenfone Zoom já pode ser adquirido na loja oficial da ASUS, mas só chegará ao varejo e demais lojas virtuais na segunda feira, dia 28, o preço sugerido é de 2.699 reais pela versão de 64 GB e 3.299 pela versão de 128 GB, que além do espaço extra também conta com um clock de processador maior, são 2.5 contra 2.3 da versão de 64 GB.
Ambas as versões tem suporte para cartões Micro SD de até 128 GB e as capinhas de couro podem ser trocadas por outras de sua preferência.

Na loja da Kabum o aparelho pode ser adquirido a vista pelo preço promocional de 2.429 reais na versão de 64 GB, todavia, é bem provável que os preços se tornem um pouco mais agradáveis ao bolso com o passar das próximas semanas, mas se você realmente deseja trocar de smartphone rapidamente por que não aproveita para dar uma conferida no nosso post de melhores smartphones custo benefício de 2016?

O que você achou do Zenfone Zoom? Não se esqueça de nos dar sua opinião nos comentários e se possível compartilhar o post com seus amigos e familiares que possam se interessar nesse aparelho.

Sobre o autor

Olá nobre visitante, seja bem vindo, meu nome é Jean e nasci nas sombras da Grande SP, amada terra da garoa. Não sei bem se foi 'o mundo', ou meu jeito introvertido de ser, que me tornou alguém mais antenado em tecnologia, mas sempre gostei de ler sobre novidades da área e desde 2013 passei para o outro lado, o que conta as histórias. Fico feliz que você às tenha lido, volte sempre ;)
    Posts Relacionados
    Notícias

    WhatsApp passa por instabilidade e não permite download de áudio

    Notícias

    Galaxy A6 Plus começa a ser atualizado para o Android 10

    Notícias

    Xiaomi Mi 8, Mi 8 Pro, Mi 8 SE e Mi 9 Lite recebem o Android 10 estável

    Notícias

    Galaxy Note 8 começa a receber atualização de segurança de abril