Notícias

DrainerBot afeta consumo de bateria e dados móveis através de apps

Se o seu smartphone está superaquecendo mesmo quando não está em uso, se está lento, com alto consumo de bateria e com consumo excessivo de dados móveis, ele pode estar sendo vítima do DrainerBot, mas é possível se livrar dele.

De acordo com a Oracle Data Cloud, este tipo de malware está presente nos mais variados apps na Google Play Store, e já somam mais de 10 milhões de downloads. Assim que um app infectado é instalado, ele passa a executar anúncios de vídeo em segundo plano, e mesmo que eles não sejam visualizados, consomem dados móveis do usuário, chegando a até 10 GB por mês, e também afetam o desempenho do dispositivo.

Além do usuário, os anunciantes também saem lesados, afinal, precisam pagar por downloads de anúncios que nunca foram vistos, por outro lado, os desenvolvedores mal intencionados tem alto rendimento com essa prática. Sabe-se de cinco apps afetados pelo DrainerBot, são eles o Perfect365, VertexClub, Draw Clash of Clans e Touch ‘n’ Beat – Cinema, e Solitaire: 4 Seasons, o último ainda está disponível para download.

O jogo Solitaire: 4 Seasons foi afetado pelo DrainerBot, porém ainda está disponível na Play Store. (Foto: Divulgação/Phone Arena)

A responsável pelo DrainerBot é a holandesa Tapcore, o objetivo da empresa é ajudar os desenvolvedores a monetizar versões piratas de seus apps, e ela nega qualquer tipo de participação intencional neste caso.

Segundo funcionários da empresa, ela estaria iniciando uma investigação interna imediata para verificar se este tipo de código foi distribuído em sua rede sem seu conhecimento, e está preparada para cooperar com todas as partes interessadas e fornecer os resultados descobertos.

Como descobrir se o seu smartphone foi infectado?

Mesmo não sabendo todos os apps afetados, é possível identificar se o seu smartphone foi infectado. Além de notar se o seu aparelho está com alto consumo de bateria, superaquecimento excessivo ou lentidão, é possível verificar o consumo de dados dos apps, visto que o DrainerBot irá aumentar o uso de forma exagerada.

Acesse Configurações > Rede e Internet > Uso de Dados > Uso de dados por aplicativos, os apps que estiverem infectados vão estar logo no topo, ultrapassando todos os outros em consumo de dados móveis, após identificado, é só o desinstalar.

Fonte: Ars Technica

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Notícias

    Pixel 3 e 3 XL são oficialmente descontinuados pelo Google

    Ficha TécnicaNotícias

    Samsung Galaxy S20 - Ficha Técnica Completa e Preço no Brasil

    NotíciasTutoriais

    Galaxy S20 tem opção oculta de exibição de 96 Hz, veja como ativar

    Notícias

    OnePlus 7, 7 Pro, 7 Pro 5G e 7T Pro 5G recebem atualização de março

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of