Notícias

WhatsApp: Novo recurso previne clonagem e roubo da conta

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil, e um dos mais populares no mundo, e novamente está investindo em sua segurança. Um novo recurso do app irá prevenir a clonagem e o roubo de contas.

Como mencionado, o WhatsApp é um dos apps mensageiros mais utilizados atualmente, e com isso se torna alvo de cibercriminosos.

Uma das práticas mais usadas atualmente pelos cibercriminosos é a SIM Swap, onde a partir de brechas no sistema de recuperação de smartphones roubados, seu número é clonado, permitindo que informações pessoais e mesmo o acesso ao internet banking sejam descobertos pelo criminoso.

Para evitar esse tipo de problema, o WhatsApp lançou um novo recurso. Assim que o usuário loga em um novo smartphone Android, ele recebe um SMS com um código de seis dígitos para autenticação no app.

WhatsApp libera novo recurso para proteção de contas.

Além dessa nova medida de segurança, o mensageiro já contava com o sistema de verificação em duas etapas, de forma que a novidade chegou para reforçar e complementar os recursos já existentes.

Caso você tenha dúvidas de como se proteger do SIM Swap, o WhatsApp dá algumas dicas do que fazer:

  • Verificação de conta via SMS: Caso tenha acesso ao seu número de telefone, faça login no app e confirme o código de seis dígitos que receberá via SMS, se outra pessoa estiver usando seu WhatsApp, ela será desconectada.
  • Avise sua família e amigos: Se alguém tiver acesso à sua conta, avise seus familiares e amigos para que não passem nenhuma informação sua, pois o criminoso pode se passar por você.
  • Verificação em duas etapas: Essa verificação exigirá um PIN de seis dígitos durante o login, e certamente é a mais eficiente em caso de você sofrer o SIM Swap.

Os cibercriminosos podem agir de várias formas para conseguir roubar seu número, não precisa necessariamente roubar o seu smartphone, então esses recursos de segurança disponíveis devem ser utilizados, e são bastante simples.

Caso você queira ativar a autenticação em duas etapas no seu WhatsApp, abra o app e acesse Configurações > Conta > Verificação em duas etapas. Em breve o recurso também chegará à dispositivos iOS.

E caso você continue com problemas relacionados a clonagem do mensageiro, entre em contato com o suporte da empresa através do e-mail [email protected].

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Notícias

    Coronavírus: Google Duo aumenta limite de participantes em chamadas

    Notícias

    OnePlus 8 aparece em nova renderização confirmando seu design

    Notícias

    Lenovo M10 Plus: Tablet chega com Helio P22T e tela de 10,3 polegadas

    Notícias

    Galaxy M11 tem especificações e design revelados em site da Samsung

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of