Uma característica que preocupa os usuários em suas redes sociais certamente é a privacidade, incluindo no Facebook. Contudo, parece que a privacidade dos usuários dessa rede social está bastante comprometida.
O caso é que funcionários terceirizados do Facebook Inc. estavam sendo pagos para ouvir e transcrever áudios de usuários do Messenger.
Essa informação foi publicada pela Bloomberg, e a fonte são os próprios funcionários que transcreviam os áudios.
Segundo os funcionários, que foram mantidos em anonimato, eles recebiam os áudios sem saber sua origem e o motivo da empresa querer transcrevê-los. Eles relataram também que o conteúdo de algumas conversas era vulgar.

Assim que o caso veio à tona, o Facebook confirmou as informações, ao afirmar que havia interrompido esse tipo de procedimento de análise de áudios por humanos “há uma semana”.
De acordo com a companhia, esse processo estava sendo realizado para que pudessem verificar se a Inteligência Artificial estava realmente trabalhando corretamente na função “voz para texto”, disponível desde 2015.
Ainda de acordo com o Facebook, e em concordância com o que foi dito por seus funcionários, os áudios transcritos chegavam aos funcionários de forma anônima. Dessa forma, não era possível associá-los a nenhuma pessoa em específico.

A política de dados da empresa de Mark Zuckerberg foi revisada no ano passado, para que ficasse mais compreensível ao público. Em todo caso, ela não inclui nenhuma menção de que os áudios dos usuários poderiam ser ouvidos por pessoas, dando a entender que todo processo seria feito pela IA.
Contudo, um trecho vago cita que o Facebook coletará “conteúdo, comunicações e outras informações que você fornecer” quando “enviarem mensagens ou se comunicarem com outras pessoas”.
Além disso, o Facebook não menciona em nenhum momento sobre uma equipe de transcrição, porém se refere a “fornecedores e prestadores de serviços que apoiam nossos negócios ao analisar como nossos produtos são usados”.
Não é a primeira vez que uma companhia contrata funcionários terceirizados para ouvir conversas de seus usuários. Anteriormente a Amazon, Apple, a Microsoft e mesmo o Google adotaram este método.
Fonte: Bloomberg