Em uma nova atualização, a Google implementou o desbloqueio facial para as transações feitas no Google Pay. Antes, a gigante de buscas pedia que o usuário digitasse os códigos de PIN.
O novo smartphone da empresa, o Pixel 4, trouxe a função de reconhecimento facial e surpreendeu pela segurança e agilidade no momento do desbloqueio. O telefone é o primeiro aparelho com Android de hardware sofisticado com a capacidade de substituir a impressão digital pela autenticação facial.
E como eram poucos os aplicativos com suporte a essa tecnologia, a Google está expandindo e integrando essa funcionalidade aos seus serviços. Isso é valido também porque a maioria dos apps da empresa usam apenas a conta Google para autenticação.

Os usuários de fora do país que usam o Google Pay vão poder desfrutar desse novo recurso. Porém, ele não será ativado por padrão, é preciso realizar a mudança de forma manual através da opção de configuração.
A funcionalidade de envio de dinheiro do Google Pay está disponível apenas no mercado internacional, e ainda não chegou oficialmente ao Brasil.
Google Pay – Versão 2.1
A versão 2.1 do aplicativo já está disponível para download através da Play Store. Sendo assim, basta atualizar o app manualmente ou aguardar a atualização automática por intermédio da loja.
É bem provável que no futuro, o recurso de autenticação facial também será implementado em outros aplicativos, como o que você usa para acessar sua conta bancária. E pelo que indicam as últimas informações, isso deve acontecer muito em breve.
Fonte: Android Central