Notícias

Huawei Mate 30 Pro 5G é o novo líder no ranking do DxOMark

Huawei Mate 30 Pro 5G análise do DxOMark.

Recentemente vimos o Oppo Reno 10x Zoom passar pelo DxOMark, porém ele não conseguiu liderar o ranking, e empatou com o Huawei P30. Agora, o Huawei Mate 30 Pro 5G passou pela análise, e é o novo rei da fotografia.

O smartphone da fabricante chinesa passou pela análise de câmeras e não apenas está liderando o ranking de melhores smartphones em fotografia, mas também alcançou uma pontuação recorde: 123 pontos.

Na traseira, o Mate 30 Pro 5G possui três câmeras e um sensor ToF 3D para detecção de profundidade. O sensor principal é um Quad-Bayer de 1/1.7” com resolução de 40 MP e abertura f/1.6.

O sensor secundário traz uma lente grande-angular de 40 MP, seguido por uma lente telefoto de 8 MP e o já mencionado sensor ToF 3D.

Imagem do Huawei Mate 30 Pro 5G.
O Mate 30 Pro 5G é o novo líder do ranking do DxOMark de melhores smartphones em fotografia.

Vale ressaltar que o Mate 30 Pro 5G tem o mesmo hardware que a variante LTE, sendo assim, a diferença do desempenho da câmera dos dois modelos deve ser atribuída a alterções de software e ajustes.

À nível de conhecimento, os testes realizados pela equipe do DxOMark capturam e avaliam mais de 1600 imagens de teste e mais de 2 horas de vídeo em ambientes de laboratório controlados e em cenas externas naturais usando as configurações padrão da câmera.

Sem mais delongas, vamos as informações coletadas pelo DxOMark sobre as câmeras do Mate 30 Pro 5G, para entendermos o que o levou a liderar o ranking de melhores smartphones no quesito fotografia.

Fotografia

De acordo com o site, o smartphone da Huawei é o melhor dispositivo para imagens estáticas que já foi testado por eles.

O desempenho da câmera do flagship 5G e a qualidade geral das imagens é similar à versão LTE do aparelho. No entanto, o zoom, o modo retrato e o modo noturno trazem melhorias importantes na variante 5G.

Comparativo de fotos com o Mate 30 Pro 5G e Pixel 4.
Comparativo de modo noturno: à esquerda foto capturada com o Mate 30 Pro 5G, e à direita foto capturada com o Pixel 4.

Por outro lado, a pontuação da câmera grande-angular teve uma ligeira diminuição, isso porque o aparelho traz um novo algoritmo anti-distorção que reduz o campo de visão, então o ângulo de visão da lente ultra-wide do aparelho é uma das menores já testadas pela equipe.

Bom, ainda sobre as qualidades das câmeras do Huawei Mate 30 Pro 5G, temos um equilíbrio excelente entre a preservação de detalhes e a redução de ruídos.

Comparativo Mate 30 Pro 5G e Note 10 Plus 5G.
Comparativo de exposição e contraste: à esquerda foto capturada com o smartphone da Huawei, e à direita foto capturada pelo Galaxy Note 10+ 5G.

As imagens capturadas também tem boa exposição sob baixa iluminação, uma ampla faixa dinâmica  e cores muito precisas com saturação bastante agradável na maioria das condições. O sombreamento de cores é muito preciso, e não fica em excesso sob baixa iluminação.

Vale ressaltar que a reprodução de cores e o balanço de brancos entre os modelos LTE e 5G do aparelho são praticamente as mesmas. Para conferir as imagens na íntegra, acesse o DxOMark.

Vídeos

As câmeras do Mate 30 Pro 5G também alcançaram uma boa pontuação ao serem testadas para gravação de vídeos. O dispositivo conseguiu 102 pontos na análise, enquanto sua versão LTE alcançou 100 pontos.

O que já era bom, foi melhorado: o aparelho traz melhorias nos detalhes e no ruído, principalmente com pouca luz, e o desempenho do foco automático também foi melhorado em relação ao rastreamento de assunto e alcance dinâmico.

Abaixo você confere um comparativo de gravações feito pelo DxOMark, o primeiro vídeo foi gravado com o Mate 30 Pro 5G, o segundo, com o iPhone 11 Pro Max:

Apesar de empatar com sua variante LTE quanto à textura e ruído, a variante 5G traz detalhes excelentes, imagens com texturas finas e bem renderizadas, sem exageros no contraste.

Em conclusão, o Mate 30 Pro 5G conseguiu tirar a coroa de sua variante LTE, que estava liderando o ranking do DxOMark de melhores smartphones em fotografia desde setembro.

Mas e aí, qual smartphone você acha que vai tomar essa coroa? Conta pra gente!

 Fonte: DxOMark

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Notícias

    Xiaomi Mi 10 deve ganhar versão transparente com novo processador

    Notícias

    Vivo APEX 2020 tem design e especificações confirmados em teasers

    Notícias

    Vivo Z6 5G tem novos detalhes revelados em teasers oficiais

    Notícias

    Galaxy S20 ganhará atualizações para otimização das câmeras