O Telegram é o principal concorrente do WhatsApp, e para lutar contra o maior mensagem do planeta, o aplicativo lança uma série de recursos.
Agora a empresa confirmou oficialmente o Telegram 5.13, que foi disponibilizado para os usuários de smartphones e tablets com o sistema operacional Android e iOS,
Entre as principais novidades está a chegada do Editor de Temas 2.0, com opções mais avançadas para a configuração do aplicativo. Agora é possível ajustar as cores, também temos a função de adaptação automática de wallpapers oficiais e compartilhar o novo visual com os contatos.
Além disso, também foram incluídos novos papeis de parede com diversas temáticas, para todos os gostos.
Em relação as opções de customização, temos novas cores predefinidas. O novo editor de temas traz a opção do usuário usar os temas clássicos juntamente com as novas combinações de cores.

Mas não aconteceram apenas mudanças no aspecto visual, o agendamento de mensagens e o envio silencioso também chegaram. O envio de localização também passou por melhorias, permitindo selecionar a localização diretamente no mapa.

Exibição de buscas em listas, reprodução de podcasts e audiolivros com suporte a execução acelerada também marcaram presença nessa atualização.
Telegram 5.13 no Android
Para o Android também temos a entrega facilitada do novo modo escuro, que ganhou novas animações e também foi ampliado para outras funções do aplicativo que ainda não contavam com o recurso.
No aspecto de funções temos a seleção parcial de mensagens, semelhante ao que havia sido liberado antes para o iOS. Além do compartilhamento múltiplo, marcar mensagens como lidas e a escolha da qualidade durante a reprodução dos vídeos.
Até o envio de contatos foi reformulado, ocupando menos espaço na tela do smartphone.
Mudanças no iOS
Para o iOS, o Telegram oferece o ajuste no tamanho do texto, a opção de selecionar o navegador preferido e uma troca facilitada de contas através do atalho exibido ao tocar o icone home no iOS 13.

Agora é possível definir um período para esvaziar o armazenamento dentro do aparelho, além de um novo atalho para o cache dos chats tanto dos canais quanto dos grupo.
Fonte: Telegram