Apple A14 Bionic pode ser produzido com litografia de 5nm

Matheus Henrique - Editor
Apple A14 Bionic.

Em 2019 o chipset A13 Bionic da Apple deixou seus concorrentes pra traz, sendo o mais potente da categoria. Agora, a Maçã está desenvolvendo o processador que alimentará o iPhone 12, o A14 Bionic, e já estão surgindo os primeiros rumores sobre ele.

Quem se surpreendeu com a potência do processador do iPhone 11, não perde por esperar seu sucessor. De acordo com os rumores, a Apple começará a produzir chips com litografia de 5 nanômetros no segundo semestre deste ano.

À nível de comparação, o poderoso A13 Bionic foi produzido usando um processo de 7 nm, o mesmo do A12, em 2018.

Isso significa que os transistores ficarão ainda menores, tornando o processo de fabricação do A14 Bionic muito mais difícil do que os de seus antecessores.

Imagem ilustrativa do processador Apple A14 Bionic.
Processador A14 Bionic pode ser produzido com litografia de 5nm.

Ainda de acordo com a fonte, a TSMC, uma das maiores fabricantes de chips do mundo e responsável pelos chips da Apple, está executando uma “produção de risco” de 5 nm de silício, ou seja, está realizando um teste onde espera resolver os problemas de desenvolvimento.

Se o resultado for positivo, em apenas alguns meses a fabricante começará a produzir chips de 5 nm em massa, mostrando que o processo teve sucesso e está pronto para o mercado.

Com esse processo dando certo, poderemos ver a chegada do iPhone 12 com o processador A14 Bionic produzido à 5nm, o que deixará seu desempenho melhor do que nunca.

Vale ressaltar que a Apple não se pronunciou sobre o caso, e a informação não teve nenhum tipo de confirmação, se tratando apenas de um rumor, ao menos por enquanto.

Fonte: Phone Arena

Compartilhe
local gravatar
Por Matheus Henrique Editor
Me Siga:
Matheus Miranda é jornalista especializado em tecnologia e fundador do Mobile Bit. Desde 2013, ele dedica-se a reportar as últimas novidades do universo de smartphones e dispositivos eletrônicos, oferecendo ao público análises aprofundadas e cobertura atualizada dos principais desenvolvimentos do setor.