Notícias

Snapdragon X60: Qualcomm lança modem 5G construído à 5 nanômetros

Modem Snapdragon X60 5G.

Quase um ano após o lançamento do modem Snadpragon X55 5G, a Qualcomm anuncia o novo modem Snapdragon X60, que deverá ser utilizado nos principais smartphones 5G no futuro.

O X60 é o sistema de modem-RF 5G de terceira geração da companhia, e é o primeiro do mundo à ser produzido em litografia de 5 nanômetros. Ainda não se sabe quem o fabricará, mas é provável que a TSMC assuma essa responsabilidade, o fabricando em seu processo FinFET de 5nm.

Esse processo de 5nm ao qual foi produzido o novo modem 5G da Qualcomm aumentará consideravelmente a eficiência de energia em um espaço ainda menor.

O objetivo da Qualcomm em 2020 são os produtos 5G, e é claro que o lançamento de seu novo modem Snapdragon X60 reforça este interesse.

Foto e detalhes do modem 5G Qualcomm Snapdragon X60.
O novo modem 5G da Qualcomm, o Snapdragon X60 é o primeiro do mundo produzido em litografia de 5 nm.

Seu objetivo é bastante ambicioso. Estima-se que até 2025 existam cerca de 2,8 bilhões de aparelhos 5G conectados à rede, sejam smartphones ou outros dispositivos.

Atualmente já existem cerca de 275 dispositivos 5G disponíveis no mercado ou em fase de desenvolvimento, o que é essencial para o objetivo da fabricante, de popularizar a tecnologia.

Já estamos vendo esse tipo de conectividade ganhar espaço no mercado, e a base de usuários não para de se expandir.

Ainda sobre o novo modem 5G Snapdragon X60, ele oferece suporte à agregação de espectro em todas as principais bandas e combinações do 5G. Isso inclui a mmWave e sub-6GHz, e mesmo ao usar as bandas mais baixas, a qualidade do serviço será mantida.

Esse novo modem da Qualcomm é capaz de atingir uma taxa de transferência máxima de 7,5 Gbps de download, e 3 Gbps no upload.

Ainda não se sabe qual o conjunto de hardware acompanha o novo Snapdragon X60, mas é provável que ele esteja integrado à próxima geração de processadores da marca. Dito isso, podemos esperar os primeiros smartphones com este modem em 2021.

Fonte 1, 2

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Notícias

    Coronavírus: Google doa mais de US$ 800 mi para combater a pandemia

    Notícias

    Xiaomi Mi 9 Pro recebe versão estável da MIUI 11 baseada no Android 10

    Notícias

    Galaxy A80 começa a ser atualizado para o Android 10 no Brasil

    Notícias

    Coronavírus: Google Duo aumenta limite de participantes em chamadas

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of