WWDC 2020: Apple anuncia iOS 14 com nova tela inicial e novos recursos

Matheus Henrique
3 min de leitura
iOS 14 é oficial.

A Apple aproveitou esta segunda-feira para realizar um evento online, a WWDC 2020, e nele a companhia anunciou a nova geração de seu sistema operacional, o iOS 14.

A nova versão do SO chega carregada com novos recursos, alguns dos quais já são familiares para usuários Android, e uma nova tela inicial.

Para começar, agora o iOS permitirá o uso de widgets na tela inicial. Esse recurso já está há muito presente no Android, mas ainda não havia caído nas graças da Maçã, e só está chegando ao sistema agora.

Os widgets são miniaturas, ou partes, de apps que podem ser fixados na tela inicial para exibir informações ou mesmo permitir que o usuário utilize suas principais funcionalidades sem ter de fato que abrir o aplicativo.

Outra mudança que veio com o novo iOS 14 é a gaveta de aplicativos. A tela inicial do SO da Apple está muito mais customizável, e livre de tantos apps “inúteis”. Agora os apps que você não quiser em sua tela inicial estarão acomodados em um gaveta de aplicativos e não vão te atrapalhar.

iOS 14 é anunciado com várias novidades.
A Apple apresentou oficialmente a nova versão de seu SO.

A Siri também foi redesenhada e está mais interessante e intuitiva, aplicativos de terceiros agora podem ser configurador como padrão, e os aplicativos Messages e Apple Maps ganharam uma série de melhorias e novidades.

No iOS 14, o Apple Maps permite que os usuários vejam guias de recomendações feitos por companhias como a Zagat e a AllTrails, e também dará suporte para rotas de bicicleta em Nova Iorque, Los Angeles, Xangai, Pequim e a baía de São Francisco.

Outro destaque vai para o Modo Picture-in-Picture, que poderá ser usado para vídeos no SO. O recurso, que vem do macOS, permite que o usuário ajuste o tamanho de uma janela flutuante com um vídeo sendo exibido enquanto usa outro app.

Essas são apenas algumas das novidades presentes no novo iOS 14, mas é importante ressaltar que, apesar de já ter sido anunciado, o SO só será lançada de fato no segundo semestre deste ano, mas já sabemos quais aparelhos serão contemplados. Confira a lista:

  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
  • iPhone XS, XS Max
  • iPhone X, XR
  • iPhone 8, 8 Plus
  • iPhone 7, 7 Plus
  • iPhone 6S, 6S Plus
  • iPhone SE (2016)
  • iPhone SE (2020)
  • iPod Touch 7ª geração

Compartilhe
Me Siga:
Responsável pela publicação das notícias e reviews dentro do site. Nas horas vagas trabalha como web designer e webmaster de outros projetos.