A Google confirmou de maneira oficial o lançamento do Android 11, a nova versão do sistema operacional da empresa. O novo sistema já está disponível, e além dos smartphones da linha Pixel, aparelhos de outras marcas já podem atualizar para a nova versão.
No momento, não foi divulgada uma lista oficial de smartphones que serão atualizados para o Android 11, mas assim que tivermos mais informações, publicaremos uma nova matéria.
Android 11: Novidades
Conversas

Entre as principais novidades, está uma nova função que permite ter as mensagens em apenas um lugar. Assim, o usuário poderá visualizar, responder e controlar as suas notificações de aplicativos diferentes em um único grupo de notificações, que será chamado de “conversas”.
As conversas ficarão em formato flutuante, bem parecido ao que vemos no Facebook Messenger, em um círculo acima do conteúdo. No entanto, o recurso vai valer para qualquer aplicativo mensageiro.
Gravador de tela e dispositivos inteligentes

Também teremos um gravador de tela integrado ao sistema operacional, assim, não será mais necessário baixar aplicativos de terceiros para usar essa função.
Uma outra novidade é que ao manter o botão de energia pressionado por alguns segundos, uma nova tela será apresentada aos usuários com o Android 11. No topo, vemos um botão dedicado para emergência, uma opção para reiniciar e outro para desativar a tela.

Em seguida, teremos cartões salvos no smartphone e opções para gerenciar ou selecionar dispositivos inteligentes, como lâmpadas, aspirador, termostato, e por aí vai.
Controle de Mídia

O controle de mídia também será integrado na barra de ações do Android 11, acima das notificações. Quando uma música ou conteúdo em vídeo estiver sendo reproduzido, a notificação estará fixada na parte superior.
Além disso, também teremos um atalho para trocar rapidamente entre fones de ouvido, saída de som do smartphone ou o alto-falante bluetooth de uma maneira mais prática.
Privacidade

Um dos maiores destaques da nova versão do Android gira em torno da privacidade dos usuários, isso permite que o usuário force aplicativos a requisitar permissão para uso do microfone, câmera, localização e outras permissões disponíveis no aparelho celular.
Caso o usuário tenha um aplicativo instalado e não use, é só acessar as configurações para restaurar automaticamente as permissões.