Durante o Intel Memory and Storage 2020, a empresa apresentou seis novos produtos referentes a memória e armazenamento. A Intel destacou que as novidades serão de ajuda tanto para os clientes domésticos, como também para os corporativos no processo de transformação digital.
No caso do Intel Optane Solid State Drive, as novidades pretendem atender altas demandas, e vamos comentar um pouco sobre elas logo abaixo.
A Intel apresentou os Intel Optane P5800X (focado em datacenters) e o Intel Optane H20 (para os entusiatas), além disso, também tivemos informações sobre o Crow Pass, codinome para a terceira geração de memória persistente (persistent memory).

Também tivemos o anuncio de tres novos SSDs NAND com memória de 144 camadas. São eles: o Intel SSD 670p, Intel SSD D7-P5510 e o Intel SSD D5-P5316.
O Intel SSD 670p é um SSD NAND 3D de célula de nível quádruplo (QLC) com 144 camadas. Indicado para computação convencional. Já o Intel SSD D7-P5510 tem o primeiro design NAND de célula de nível triplo de 144 camadas do mercado e por fim, o SSD D5-P5316 é o SSD de maior densidade e durabilidade construído em torno do primeiro QLC NAND de 144 camadas da indústria.

Além de aliviar os gargalos no fornecimento de dados, eles são capazes de acelerar os aplicativos com cache e armazenamento rápidos, a fim de aumentar a escala por servidor. E reduzem é claro, os custos de transação para cargas de trabalho sensíveis à latência.
Também temos a arquitetura de memória de duas camadas. O DRAM é a camada de desempenho e a memória persistente é a camada de capacidade. Isso faz com quem, em armazenamentos, a memória persistente Optane seja usada como o nível de desempenho, para o nível de capacidade NAND. Ela é conectada à CPU por meio do barramento de taxa de dados dupla, o que permite acesso direto de carga e armazenamento em velocidades DRAM não volátil.
Por fim, a Intel comunicou que vai ampliar o seu portfólio de memória e de armazenamento, com a tecnologia da 3ª geração de memórias do Intel Optane.