Até então o ray tracing tinha suporte exclusivo no DirectX, porém, a API Vulkan agora está recebendo suporte ao ray tracing para desenvolvedores de games!
Com a chegada dessa tecnologia para a API alternativa ao DirectX, os games terão gráficos melhores. O suporte a essa tecnologia chega por meio de software para GPUs Nvidia e AMD.
A novidade chega pelo SDK 1.2.162.0 com suporte para traçados de luz, e de acordo com o Khronos Group, os drivers de produção estão sendo enviados pela AMD e Nvidia. Isso significa que os desenvolvedores serão capazes de implementar ray tracing em seus jogos usando Vulkan.

Essa notícia é muito boa, considerando que essa API tem padrão aberto e não está vinculada a nenhuma plataforma em particular. O DirectX, por exemplo, pertence à Microsoft, e assim como mencionado, já conta com o suporte ao ray tracing.
Contudo, isso não significa que toda placa de vídeo conseguirá rodar os games com ray tracing ativado. Mesmo as GPUs atuais, como a RTX 3000 e as RX 6000 passam por maus bocados para ter um bom desempenho enquanto utilizam o recurso.
Seja como for, ver que essa tecnologia está alcançando mais desenvolvedores pela Vulkan é no mínimo interessante, afinal, é o caminho certo para que ela se torne mais presente no mercado, e nesse ritmo, que se torne um padrão da indústria.