Sony Xperia 1 III, 5 III e 10 III são anunciados com foco nas câmeras

Catarina Forti
7 min de leitura
Sony Xperia 1 III lançamento

A Oppo não foi a única a aproveitar essa quarta-feira (14) para lançar novidades ao mercado. A Sony fez a mesma coisa, ao oficializar os novos Xperia 1 III, 5 III e 10 III.

Enquanto o 1 III e o 5 III trazem especificações premium, o 10 III chega ao mercado como uma nova opção de intermediário, e apesar de ser ligeiramente inferior aos seus irmãos, ainda é um aparelho excelente.

Sony Xperia 1 III

Começando pelo mais poderoso do lançamento, temos o 1 III. O novo flagship da Sony chega ao mercado com uma tela OLED de 6,5 polegadas, com proporção 21:9, resolução 4K e taxa de atualização de 120 Hz, e esse painel poderoso é protegido pelo Gorilla Glass Victus.

Além da tela poderosa, o carro-chefe da Sony também conta com som estéreo, oferecendo certificação Dolby Atmos e tecnologia BRAVIA.

 O Sony Xperia 1 III desembarca com processador Snapdragon 888 com suporte à tecnologia 5G, mas sem mmWave. Em conjunto ao chipset da Qualcomm, o aparelho oferece 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno, além de bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 30W.

O modelo também oferece uma experiência de câmera superior à de seus irmãos. Na parte frontal, temos uma câmera selfie de 8 MP, acomodada em uma fina moldura na tela.

Sony Xperia 1 III cinza
O 1 III é o modelo mais poderoso deste lançamento, com tela de alta qualidade e foco nas câmeras.

Já na traseira, temos sensor principal de 12 MP com abertura f/1.7 e OIS, uma lente ultrawide de 12 MP com abertura f/2.2, e, por fim, uma lente periscópio, também de 12 MP.

Essa última possui abertura f/2.3, com distância focal de 70 mm ou abertura f/2.8 com distância focal de 105 mm, não havendo aberturas intermediárias. Essa câmera periscópio permite que seja alternado entre zoom de 3x e 5x, e tira a necessidade de duas câmeras com foco nesta característica.

Entretanto, por não poder combinar fotos de câmeras com zoom de 3x e 5x, é possível que o resultado das imagens capturadas pelo Xperia 1 III com essa câmera não seja tão satisfatória.

Pensando nisso, a Sony usou uma tecnologia de zoom de super resolução baseada em IA, que também é capaz de oferecer uma distância focal de até 300 mm, ou zoom de 12x, aproximadamente.

Outro detalhe interessante sobre as câmeras é o modo Photo Pro, que oferece recursos como panorama, efeito bokeh, modo retrato, entre outros. Também destacamos a presença das lentes Zeiss e suporte para gravação de vídeos de 4K a 120 fps.

Sony Xperia 5 III

O 5 III também é um flagship poderoso, porém conta com especificações ligeiramente inferiores às do Xperia 1 III. Para começar, temos uma tela OLED de 6,1 polegadas com resolução Full HD+, proporção 21:9 e taxa de atualização padrão de 60 Hz, sendo protegida pelo Gorilla Glass 6.

Sony Xperia 5 III preto
O 5 III também é muito poderoso, e compartilha o mesmo processador de seu irmão maior: o Snapdragon 888 com 5G.

Apesar de algumas diferenças, o Xperia 5 III compartilha muitas características com seu irmão maior, como é o caso de suas câmeras. Temos o mesmo conjunto triplo na parte traseira, e as mesmas tecnologias.

Enquanto o sensor frontal é de 8 MP, na traseira temos três sensores de 12 MP cada, o principal com abertura f/1.7, o secundário uma lente ultrawide com abertura f/2.2, e o terciário uma lente periscópio com abertura f/2.3 e f/2.8.

O hardware do Xperia 1 III e do 5 III também é similar, pois ambos são equipados com o processador Snapdragon 888 5G, no entanto, o 5 III conta com 8 GB de RAM e armazenamento interno de 128 GB ou 256 GB.

A bateria oferecida pelo modelo também é de 4.500 mAh com suporte ao carregamento rápido de 30W, e vale destacar que o carregador acompanha a caixa de ambos os modelos.

Xperia 10 III

A Sony aproveitou para lançar um novo intermediário, o Xperia 10 III. O modelo chega com tela de 6 polegadas OLED com suporte para HDR 10 e taxa de atualização padrão de 60 Hz. Sua tela é protegida por Gorilla Glass 6, assim como a traseira de vidro, e ele também conta com classificação IP65/68.

Xperia 10 III azul
Apesar de ser o mais “simples” deste lançamento, o Xperia 10 III também oferece especificações interessantes.

O processador escolhido para alimentar o 10 III é o Snapdragon 690, que apesar de não ser tão poderoso quanto o Snapdragon 888 do Xperia 1 III e 5 III, também garante ao intermediário o suporte à 5G.

Ao lado do processador Qualcomm, temos ainda 6 GB de RAM e armazenamento interno de 128 GB. O aparelho sai da caixa com Android 11, e possui bateria de 4.500 mAh, assim como seus irmãos.

Em relação às câmeras, temos sensor principal de 12 MP com lentes equivalentes a 27 mm, uma lente ultrawide de 8 MP e uma lente telefoto de 8 MP.

Preço e Disponibilidade

A Sony ainda não revelou a data de lançamento comercial e nem o preço do Xperia 1 III e de seus irmãos, mas assegurou que em breve esses detalhes serão revelados.

Compartilhe
Me Siga:
Catarina iniciou sua caminhada como redatora em 2015. Desde então, vem produzindo artigos sobre as principais novidades do mercado mobile – os smartphones Android são seus favoritos. Quando não está na frente do computador, está com seus gatos lendo um bom livro, fotografando, ou apenas preparando mais café.