O que é efeito burn in? Saiba como isso afeta as telas de TVs e celulares

Matheus Henrique - Editor
burn in efeito

efeito burn in é um dos maiores temores dos donos que possuem smartphones com telas OLED e AMOLED. E isso também vale para as TVs e monitores, as “marcas” ficam na tela e acabam sendo algo difícil de ignorar.

O que exatamente é o efeito burn in

O efeito burn in é um problema característico das telas OLED, basicamente um desgaste dos LEDs orgânicos que compõem o display causados pela pela exibição contínua de uma imagem estática por um longo período. Dessa forma, os LEDs costumam se deteriorar com o tempo de uma maneira uniforme.

burn in nas tvs
Um exemplo de efeito burn in nas TVs.

Imagina que você compra uma TV OLED e coloca ela na parede para exibir sempre uma imagem estática, como um logotipo ou até mesmo a barra que as emissoras costumam exibir nos cantos inferiores.

Com o passar do tempo, as imagens desgastam os LEDs que são reproduzidos mais rapido que os demais, e então as formas chamadas de “fantasmas” ficam presentes na tela, como se estivessem ‘queimadas’.

https://www.youtube.com/watch?v=IYmymw8mDOU

Vale mencionar que o burn-in não é um problema de persistência de imagem, que afeta outros tipos de tela. Esse problema apesar de em teoria ser parecido, tende a desaparecer com o tempo.

Já o burn-in permanece por muito mais tempo, geralmente de maneira permanente e não existe maneira de reverter o processo sem a troca do display.

E quanto aos smartphones?

Os smartphones com telas P-OLED ou AMOLED também estão sujeitas a esse problema, com exceção dos celulares com telas do tipo LCD. E o caso mais comum de efeito burn in nos dispositivos com essas telas é por conta dos botões virtuais de navegação do Android.

burn in smartphones
Um exemplo do efeito burn-in.

As fabricantes em geral informam que a garantia não cobre o efeito burn in, já que isso se caracteriza mau uso do aparelho. Porém, a Samsung oferece 10 anos de proteção para as suas TVs QLED, mas apenas para usuários que não fazem uso comercial do objeto, como colocar as TVs em bares ou recepções.

Evitando o burn in

Primeiro é importante ativar a proteção de tela em sua TV, e caso não esteja usando ela, desligue. No caso dos smartphones, é importante definir o tempo de duração da luz de fundo para 30 segundos.

Agora caso você utilize monitor com esse tipo de painel para jogar, é importante liberar o modo de proteção de tela.

Agora caso o seu dispositivo tenha sido afetado pelo burn in, não existe muita coisa a se fazer além de trocar o display. Porém, esse é um problema que não acontece facilmente, se você seguir as dicas e fizer um bom uso do seu dispositivo, dificilmente o burn in acontecerá.

Compartilhe
local gravatar
Por Matheus Henrique Editor
Me Siga:
Matheus Miranda é jornalista especializado em tecnologia e fundador do Mobile Bit. Desde 2013, ele dedica-se a reportar as últimas novidades do universo de smartphones e dispositivos eletrônicos, oferecendo ao público análises aprofundadas e cobertura atualizada dos principais desenvolvimentos do setor.