Telegram: Como se proteger caso o aplicativo seja censurado

telegram oficial

Diante dos recentes acontecimentos envolvendo o Telegram, que foi desenvolvido como uma plataforma a favor da liberdade da expressão, sabemos que existe o risco do Brasil banir o aplicativo.

Já podemos encontrar muitas notícias envolvendo o Telegram, muitas delas em tom negativo. Como vimos no passado, o WhatsApp também foi bloqueado pelo governo de maneira temporária.

E para evitar que você perca o acesso ao aplicativo, já que a plataforma é muito utilizada não apenas por usuários, mas também por empresas, preparamos esse tutorial para ajudá-lo a evitar os bloqueios.

Android

telegram para android

O primeiro ponto é baixar a versão oficial presente no site do Telegram, nesse caso é só clicar em baixar e em seguida instalar o arquivo .apk em seu dispositivo.

Não recomendamos a versão da Google Play Store, afinal de contas, diante de uma ordem judicial ela será a primeira a cair.

Usando DNS

Caso seja feito um bloqueio por DNS, é importante estar preparado, para isso é só ir nas configurações do seu smartphone e achar a opção chamada “DNS Privado”.

Ai é só clicar nessa opção e então teremos dois caminhos, o primeiro é a opção “Automática” e a segunda é “nome do host do provedor de DNS privado”.

Na segunda opção, você poderá utilizar qualquer um desses hosts:

  • 1dot1dot1dot1.cloudflare-dns.com
  • doh.opendns.com
  • doh.familyshield.opendns.com (filtro anti para conteúdo adulto)
  • dns.quad9.net
  • dns11.quad9.net (filtro para conteúdo adulto)

Depois de implementar a opção DNS, basta clicar aqui e realizar o teste do DNS, na opção “Extended Test” aparecerá o IP do provedor de DNS que você está utilizando.

VPN

Quando falamos de VPN entramos em um terreno onde devemos tomar bastante cuidado, já que existem muitas opções que não são confiáveis. Os VPNs que contam com uma boa credibilidade são o IVPN, ProtonVPN e o Windscribe.

Proxy

Proxys também são ótimas alternativas para um possível bloqueio, não colocaremos algumas opções aqui justamente por serem recursos importantes para pessoas que os usam em países autoritários, então é importante você fazer a busca e usá-los de maneira correta.

iOS (iPhone)

No caso do iPhone, basta ir no navegador e acessar o endereço “webk.telegram.org”, depois de realizar o login e conferir as conversas, é só clicar no botão de compartilhar e adicionar o WebK na tela de início por meio da opção “Adicionar à Tela de Início”.

O ícone será exatamente a logo do Telegram, onde você poderá utilizá-lo como aplicativo nativo.