Afinal de contas, o que é o TDP? E para que serve essa informação na ficha técnica de um processador? É bem comum vermos esse dado nas análises e reviews dos chips lançados, e ele sempre está presente no release da fabricante.
O TDP está ligado a quantidade de calor que o componente gera quando está no “máximo de performance”. Entender a importância do TDP vai ajudar bastante na hora de escolher um bom processador, e é claro, a solução de resfriamento que você usará.
Índice
O que é o TDP
Em resumo, TDP é a sigla para Thermal Design Power, ou basicamente Energia Térmica de Projeto. Usamos essa medida para indicar o quanto de calor é gerado pelo processador em seu máximo de capacidade com base no clock base informado.
Mas é claro que o consumo de energia é sempre menor do que o TDP que é informado pela fabricante, já que nesse caso são realizados vários testes em diversas situações. A medição é feita em Watts (W) e aparece também nas placas de vídeo.

Com a informação sobre o TDP, conseguimos escolher a opção certa de resfriamento para o processador. Já que os coolers de processadores normalmente informam os dados baseados no TDP, assim, é normal encontrar um produto que informa a efetividade em determinados cenários.
E onde vejo a informação do TDP?
Para isso é só ir na página da fabricante sobre o produto. No caso dos processadores, tanto a AMD quanto a Intel informam esse dado em todos os modelos lançados.
Além disso, temos softwares específicos para isso, como o CPU-Z, que exibe o TDP e um monte de outros dados bem relevantes.