A Qualcomm revelou nesta quarta-feira (26), o Snapdragon Game Super Resolution (GSR), sua nova tecnologia de upscaling para jogos em celulares. O GSR promete melhorar a resolução de saída e aumentar as taxas de quadros por segundo em jogos suportados, proporcionando uma experiência mais próxima de um PC.
O Snapdragon GSR não utiliza a técnica de interpolação bilinear, optando pelo upscaling espacial de passagem única. Isso significa que seus algoritmos buscam um equilíbrio entre desempenho consistente e imagens livres de artefatos, com um baixo consumo de energia.
A nova tecnologia utiliza menos amostras de textura do que outras soluções de upscaling disponíveis, o que resulta em um uso mais eficiente do processador de sombreamento da GPU, reduzindo o tempo de quadros e otimizando o consumo de energia.

O Snapdragon GSR é compatível com a maioria das placas gráficas embarcadas, mas possui recursos otimizados especificamente para plataformas equipadas com a GPU Adreno. Testes de benchmark realizados pela fabricante mostram que a renderização de texturas utilizando sua tecnologia é duas vezes mais rápida do que a concorrência.
Além disso, o upscaling de 1080p para até 4K é possível graças ao dimensionamento dinâmico com reconhecimento de alcance, uma técnica que oferece qualidade gráfica e economia de energia superiores às demais soluções de superamostragem disponíveis para celulares.
O Snapdragon GSR possui diferentes modos que priorizam maior resolução, taxa de quadros por segundo ou duração de bateria, permitindo que os jogadores configurem seus dispositivos de acordo com suas necessidades.
Embora a Qualcomm não tenha divulgado uma lista de dispositivos compatíveis, a fabricante afirma que testes foram realizados no Snapdragon 8 Gen 2, Snapdragon 8 Gen 1, Snapdragon 7 Gen 1 e Snapdragon 6 Gen 1. A expectativa é que jogos e produtos de realidade mista compatíveis com o Snapdragon GSR sejam lançados ou atualizados ainda em 2023.