A Nvidia anunciou, durante a conferência Computex em Taiwan, uma nova tecnologia de IA que promete aprimorar a forma como os jogadores interagem com personagens não jogáveis (NPCs) em games. O recurso, chamado Nvidia ACE (Avatar Cloud Engine), promete criar NPCs que conversam em tempo real com os jogadores.
Nvidia ACE em detalhes
Diferentemente dos diálogos pré-escritos comuns nos jogos, o Nvidia ACE pretende utilizar chatbots, similares ao ChatGPT e ao Google Bard, para propiciar conversas mais naturais e dinâmicas. Segundo a empresa, a tecnologia permitirá dar vida aos NPCs utilizando técnicas de alinhamento do modelo NeMo.

Além disso, a Nvidia destaca que o ACE possibilitará que as animações faciais dos personagens estejam em sincronia com os diálogos não roteirizados, ampliando o grau de realismo das interações.
Aprimoramento e controle dos NPCs de IA
Para ajustar os comportamentos dos NPCs, a Nvidia utilizará um sistema de aprendizado por reforço de feedback humano, permitindo que os designers recebam feedback em tempo real durante o desenvolvimento dos jogos. Além disso, a plataforma NeMo Guardrails será usada para controlar os NPCs de IA, evitando que eles façam comentários estranhos ou ofensivos aos jogadores.
Primeira demonstração e expectativas futuras
A Nvidia apresentou na Computex uma demonstração da tecnologia ACE e da plataforma Convai para a criação de personagens com IA. Apesar de os padrões de fala dos NPCs ainda não serem perfeitos, a expectativa é que eles se tornem mais naturais com o tempo.
Por enquanto, ainda não há uma data definida para a disponibilização do recurso ACE aos desenvolvedores de jogos. No entanto, a empresa acredita que essa novidade tem potencial para transformar a maneira como os jogadores interagem com os NPCs nos games.