A Samsung anunciou nesta quarta-feira (19) a conclusão do desenvolvimento da sua primeira memória DRAM GDDR7. O novo chip promete trazer uma das maiores velocidades já vistas no mercado de hardware, com até 32 Gbps e uma largura de banda de 1,5 terabytes por segundo.
Novidades da memória DRAM GDDR7
A nova memória DRAM GDDR7 da Samsung representa um avanço significativo em relação ao padrão GDDR6. A largura de banda de 1,5 TB/s é 1,4 vezes maior do que os 1,1 TB/s do GDDR6, e a nova memória também apresenta uma melhoria de 20% na eficiência energética.

Essas melhorias foram possibilitadas pelo método de sinalização Pulse Amplitude Modulation (PAM3), que permite que 50% mais dados sejam transmitidos dentro do mesmo ciclo. Para minimizar a geração de calor, a Samsung utilizou um composto de moldagem epóxi (EMC) com alta condutividade térmica e otimizou a arquitetura do IC.
Impacto no mercado de hardware
A Samsung espera que a nova memória DRAM GDDR7 seja instalada nos sistemas da próxima geração ainda no segundo semestre deste ano. Isso pode levar a placas de vídeo ainda mais poderosas em 2024.
“Nossa GDDR7 DRAM ajudará a elevar as experiências do usuário em áreas que exigem excelente desempenho gráfico, como estações de trabalho, PCs e consoles de jogos, e espera-se que se expanda para aplicações futuras, como IA, computação de alto desempenho (HPC) e veículos automotivos,” afirmou Yongcheol Bae, vice-presidente executivo da equipe de planejamento de produtos de memória da Samsung Electronics.
A nova memória DRAM GDDR7 da Samsung promete trazer melhorias significativas para o mercado de hardware, com impactos potenciais em uma variedade de setores, desde jogos até inteligência artificial e automóveis.