A Apple e a Qualcomm renovaram sua parceria para o fornecimento de modems, estendendo o acordo por mais três anos. Com isso, os lançamentos de smartphones da Apple em 2024, 2025 e 2026 contarão com a tecnologia da Qualcomm.
O acordo entre as duas gigantes da tecnologia estava previsto para terminar este ano. Isso significaria que o “iPhone 15”, que será lançado amanhã, seria um dos últimos modelos a utilizar modems da Qualcomm. No entanto, essa situação mudou com a renovação do contrato.
A renovação do acordo sugere que a Apple encontrou desafios na construção de seu próprio modem. A empresa iniciou esse projeto em 2017 e o reforçou com a aquisição do negócio de chips para smartphones da Intel em 2020.
Apesar de ter anunciado o desenvolvimento de seu próprio modem como uma “transição estratégica fundamental”, a Apple enfrentou problemas ao longo do caminho.
Embora o novo contrato com a Qualcomm se estenda até 2026, a Apple ainda pode começar a usar seu próprio modem antes dessa data.
- Tela Super Retina XDR de 6,1 polegadas
- Tela Super Retina XDR de 6,7 polegadas com tela Sempre Ativa e ProMotion
Segundo Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, a Apple “planeja lançar o componente gradualmente”.
De acordo com previsões da própria Qualcomm, a empresa terá uma participação de apenas 20% nos negócios da Apple quando os iPhones de 2026 forem lançados.