O Google está dando mais um passo em direção à segurança e simplicidade no acesso aos seus serviços. A empresa começou a sugerir que os usuários criem suas próprias chaves de acesso, conhecidas como “passkeys”, para fazer login em suas contas Google, seja no Gmail, Google Drive ou outras plataformas do ecossistema.
O que são as chaves de acesso?
As chaves de acesso, ou passkeys, são métodos alternativos de autenticação que substituem as senhas tradicionais. Esses métodos podem incluir leitura biométrica, reconhecimento facial ou um PIN, ativados no próprio aparelho ou em outro dispositivo de confiança, como um smartphone.
Vantagens do novo método
De acordo com o Google, esse novo método de login é 40% mais rápido do que inserir uma senha e pode ser mais seguro devido ao uso de um tipo de criptografia mais eficaz. Além disso, ele evita que os usuários repitam a mesma senha em diversos serviços ou esqueçam os códigos cadastrados em diferentes locais.
Embora a empresa esteja sugerindo a criação de passkeys, ela ainda não vai obrigar os usuários a adotar esse método imediatamente. Durante essa fase de transição, a ideia é oferecer ao consumidor a escolha sobre qual forma de login utilizar.
Como ativar o Google Passkey
Se você está interessado em adotar essa nova forma de autenticação, não precisa esperar pelo aviso do Google. É possível configurar uma chave de acesso para sua conta seguindo os passos indicados pela empresa.