Qualcomm anuncia Snapdragon X Elite com avançadas capacidades de IA para PCs Windows

Matheus Henrique - Editor
qualcomm x elite lancamento

A Qualcomm anunciou seu mais recente processador, o Snapdragon X Elite, com o objetivo de elevar o desempenho e as capacidades de inteligência artificial (IA) em computadores Windows. O novo chipset é uma resposta direta aos recentes avanços da Apple no mercado de CPUs Arm.

Desempenho e eficiência energética

O Snapdragon X Elite é construído em um processo de 4 nanômetros pela TSMC e promete ser o processador mais poderoso já criado pela Qualcomm para computadores.

qualcomm x elite comparacao

Ele possui 12 núcleos Oryon, com velocidades de até 3,8 GHz no modo eficiência e até 4,3 GHz no modo desempenho.

Além disso, o chipset suporta memórias LPDDR5X e tem uma largura de banda de memória de até 136 GB/s.

Capacidades gráficas e IA

qualcomm x elite especificacoes

A GPU Adreno integrada ao chipset oferece 4,6 TFLOPS e suporte para resoluções de tela 4K com 120 Hz. O processador também permite a conexão de até três monitores externos UHD ou dois com resolução 5K, tornando-o uma opção versátil para diferentes configurações de computador.

O Snapdragon X Elite foi projetado com um forte enfoque em IA, utilizando uma Unidade de Processamento Neural (NPU) Hexagon capaz de executar 45 trilhões de operações por segundo. Isso permite que o processador execute grandes modelos de linguagem com até 13 bilhões de parâmetros localmente.

Conectividade e armazenamento

O novo processador da Qualcomm suporta até 64 GB de memória RAM e é compatível com armazenamento em SSD NVMe e UFS 4.0. Ele também oferece suporte para 5G, Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4, além de ser compatível com o padrão USB 4.0.

O Snapdragon X Elite deverá começar a aparecer em computadores a partir de 2024.

Compartilhe
local gravatar
Por Matheus Henrique Editor
Me Siga:
Matheus Miranda é jornalista especializado em tecnologia e fundador do Mobile Bit. Desde 2013, ele dedica-se a reportar as últimas novidades do universo de smartphones e dispositivos eletrônicos, oferecendo ao público análises aprofundadas e cobertura atualizada dos principais desenvolvimentos do setor.