Recentemente, o cenário de emulação de videogames ganhou um novo participante com o lançamento do psOff, um emulador de PS4 desenvolvido por SysRay e VKokielov.
O software utiliza binários do Linux para funcionar no ambiente Windows, demonstrando a capacidade de executar certos jogos do console em PCs, embora ainda haja limitações quanto à sua performance e à gama de títulos compatíveis.
O psOff distingue-se pela sua velocidade de renderização, possibilitando altas taxas de quadros em jogos menos complexos. Exemplos de desempenho incluem Sonic Mania Plus rodando a mais de 1.449 FPS, Worms WMD a 234 FPS e Blackhole: Complete Edition a 32 FPS, de acordo com os desenvolvedores. Esses resultados, por enquanto, aplicam-se majoritariamente a jogos de estrutura mais simples.
Desenvolvimento
Este emulador junta-se a outros cinco projetos em andamento que buscam realizar a emulação de jogos de PS4 no PC, tais como fpPS4, Spine, RPCSX, Kyty e GPCS4. Até o momento, nenhum dos emuladores conseguiu uma performance totalmente satisfatória para títulos 3D de maior complexidade, uma limitação compartilhada no desenvolvimento dessa tecnologia.
Enquanto o lançamento do psOff representa mais uma opção para a emulação de jogos de PS4, o caminho para uma execução fiel dos jogos mais emblemáticos e tecnicamente exigentes ainda é incerto. O
emulador RPCSX, por exemplo, chegou a apresentar a tela inicial de Bloodborne, um passo notável que evidencia o progresso incremental dos emuladores de PS4, mas que também destaca os desafios existentes para alcançar uma emulação plena desses jogos no PC.