Qualcomm apresenta o novo Snapdragon 8s Gen 3 com recursos de inteligência artificial

qualcomm snapdragon 8s gen 3 lancamento

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (18) o lançamento do Snapdragon 8s Gen 3. O novo chipset foi lançado como uma alternativa mais barata ao Snapdragon 8 Gen 3, atendendo a demanda de smartphones potentes mas com um preço mais acessível.

O Snapdragon 8s Gen 3 apresenta uma configuração de CPU Kryo de oito núcleos, divididos da seguinte forma:

  • 1 núcleo principal: capaz de atingir até 3,4 GHz
  • 4 núcleos de performance: com velocidades que variam de 2,8 a 3,2 GHz
  • 3 núcleos de eficiência: operando entre 2,0 e 2,3 GHz

Para termos uma ideia, o Snapdragon 8 Gen 3 possui um núcleo principal de até 3,4 GHz, cinco núcleos de performance de até 3,2 GHz, e dois núcleos de eficiência com velocidades de até 2,3 GHz.

Recursos de Inteligência Artificial

A Qualcomm também informou que o processador vai contar com recursos de inteligência artificial (IA), assim, o Snapdragon 8s Gen 3 suporta grandes modelos de linguagem (LLMs) com até 10 bilhões de parâmetros.

Assim, os smartphones equipados com o chip vão oferecer funcionalidades avançadas de IA, incluindo melhorias em fotografia em ambientes de baixa luminosidade, geração de imagem por IA e assistentes virtuais mais inteligentes.

qualcomm snapdragon 8s gen 3

Além de suas capacidades de inteligênci artificial o Snapdragon 8s Gen 3 traz o modem X70 5G, compatibilidade com Wi-Fi 7 através do chip FastConnect 7800, suporte a câmeras de até 200 MP e um processador de sinal de imagem (ISP) triplo com 18 bits.

Para os gamers, o chipset oferece aceleração de ray tracing em tempo real e suporte a telas Quad HD+ com taxa de atualização de até 144 Hz.

Disponibilidade

Segundo a Qualcomm, espera-se que o Snapdragon 8s Gen 3 esteja presente em smartphones com preços variando entre US$ 500 e US$ 800, tornando o potente chipset presente em mais modelos.

Compartilhe
Me Siga:
Matheus Miranda é jornalista especializado em tecnologia e fundador do Mobile Bit. Desde 2013, ele dedica-se a reportar as últimas novidades do universo de smartphones e dispositivos eletrônicos, oferecendo ao público análises aprofundadas e cobertura atualizada dos principais desenvolvimentos do setor.