Galaxy A55 vs M55: Qual intermediário da Samsung você deve escolher?

Foto frontal do Galaxy A55.

A Samsung já lançou uma série de smartphones em 2024 para substituir os modelos da geração passada, dentre eles, temos o Galaxy A55 e o M55, ambos lançados no início deste ano. Mas, você sabe qual deles escolher? Neste artigo, você vai descobrir as diferenças entre os modelos e qual o deles é o melhor intermediário da marca neste ano!

Tela e Construção

Nada melhor do que começar este comparativo falando sobre as diferenças entre as telas do A55 e do M55, e também sobre sua construção.

Quando se fala em design, pode ser um pouco difícil de diferenciar os dois aparelhos, pois são visualmente muito parecidos. Ambos contam com design simples, com câmeras traseiras posicionadas na vertical e sem moldura, as bordas da tela são finas e ambos tem um furo na tela para a câmera frontal.

Mas, se formos mais fundo, vamos descobrir que essas similaridades param no visual, pois a construção dos dois aparelhos difere bastante.

No caso do Galaxy A55, temos uma traseira em vidro e laterais de metal, além de certificação IP67 contra poeira e respingos d’água, e proteção Gorilla Glass Victus+ na tela. Essas características lhe concedem a coroa quando se fala em resistência.

Foto da parte traseira do Galaxy M55 na cor verde.

O Galaxy M55, por sua vez, é totalmente construído em plástico, o que lhe confere pouca resistência, se comparado ao seu irmão. Vale ressaltar que ele não possui proteção Gorilla Glass e nenhuma certificação IPX.

Quanto às telas, podemos dizer que a briga é justa, já que os dois modelos possuem painel Super AMOLED com resolução Full HD+, taxa de atualização de 120 Hz e brilho máximo de até 1.000 nits. Ou seja, ambos tem telas excelentes que entregam alta definição, imagens nítidas e detalhadas e alto brilho.

A diferença fica por conta do tamanho: enquanto o Galaxy A55 possui um painel de 6,6 polegadas, o M55 oferece uma tela um pouco maior, de 6,7 polegadas.

Também vale ressaltar que ambos modelos possuem tecnologia Vision Booster para melhorar a visibilidade sob luz solar forte. O A55 está disponível nas cores azul claro, azul escuro e rosa, e o M55 nas cores azul escuro e verde.

Câmeras

Os dois modelos possuem câmeras boas, porém há grandes diferenças entre seus conjuntos. Já deixando claro desde o início: o A55 leva a melhor no conjunto traseiro, mas a melhor câmera de selfie é a do M55.

O Galaxy A55 traz um conjunto de câmeras triplo na traseira, onde o sensor principal é de 50 MP com foco automático, seguido por uma lente ultrawide de 12 MP e um sensor macro de 5 MP.

O M55 também tem conjunto triplo, e a câmera principal é a mesma de 50 MP com foco automático, mas as outras duas câmeras são uma lente ultrawide de 8 MP e uma lente macro de 2 MP.

Câmeras traseiras do Galaxy A55.

Os dois intermediários da Samsung tem recursos para otimização das imagens capturadas, como o Nightography, que é um modo noturno para capturar imagens de melhor qualidade mesmo sob baixa luminosidade.

O Galaxy M55 possui uma câmera frontal de 50 MP que captura imagens excelentes, enquanto o A55 oferece uma lente de 32 MP, que também garante ótimas selfies.

E para vídeos? Bem, em se tratando da gravação de vídeos, os dois aparelhos são capazes de fazer gravações em 4K a 30 fps, tanto com as câmeras traseiras quanto com as frontais.

Performance e bateria

Um dos quesitos mais importantes quando se fala em um smartphone é seu desempenho, então, quais as diferenças entre o A55 e o M55 neste aspecto? Bem, a vantagem aqui fica para o A55.

O Galaxy A55 é alimentado pelo processador Exynos 1480, da própria Samsung, trata-se de um chip octa-core de até 2,7 GHz, mais veloz que o processador que alimenta o Galaxy M55, o Snapdragon 7 Gen 1 da Qualcomm, que atinge até 2,4 GHz.

Ambos os modelos contam com RAM de 8 GB, e os dois tem bom desempenho e conseguem rodar a maior parte dos games e apps, mesmo os mais exigentes, além disso, eles tem boa performance no multitarefa.

Para o armazenamento interno, o M55 oferece 256 GB, enquanto o A55 traz variantes com 128 GB ou 256 GB.

Imagem ilustrativa do chipset Exynos 1480 da Samsung

Já em relação a bateria, temos a mesma capacidade de 5.000 mAh nos dois aparelhos, que nada mais é que o atual padrão de mercado. A diferença fica para o suporte ao carregamento rápido, onde o A55 suporta apenas 25W, e o M55 45W, mas isso é apenas sua capacidade, pois nenhum dos dois aparelhos da Samsung vem com o adaptador na caixa.

Por fim, vale ressaltar que tanto o Galaxy A55 quanto o M55 saem da caixa com Android 14 e interface One UI 6.1, e tem garantia de quatro anos de atualizações de SO, ou seja, serão atualizados até o Android 18, além de terem cinco anos de atualizações de segurança, aumentando em muito sua vida útil.

Preço e Disponibilidade

Chegou a hora de saber qual o melhor intermediário da Samsung entre os dois modelos, já tirou sua conclusão? Para nós, fica evidente que o Galaxy A55 saiu por cima, tendo melhor qualidade de construção, ótimas câmeras traseiras e desempenho superior.

Mas, a diferença entre eles não é assim tão grande. Embora o A55 leve a coroa, o Galaxy M55 também é um excelente intermediário da gigante sul-coreana, com uma câmera de selfies melhor que a de seu irmão, tela maior e suporte à um carregamento mais rápido.

Agora, se formos considerar também o preço de cada um, nossa sugestão é que você opte pelo Galaxy A55 com 128 GB de armazenamento se você quer o maior desempenho. Mas, se o seu negócio é espaço, vale a pena levar o Galaxy M55.

Por quanto isso sai? Na Amazon você encontra o A55 com 128 GB de armazenamento interno a partir de R$ 2.299, e o M55 a partir de R$ 2.159.

Promoção
Compartilhe
Me Siga:
Catarina iniciou sua caminhada como redatora em 2015. Desde então, vem produzindo artigos sobre as principais novidades do mercado mobile – os smartphones Android são seus favoritos. Quando não está na frente do computador, está com seus gatos lendo um bom livro, fotografando, ou apenas preparando mais café.