Apple lança iOS 18: inteligência artificial e ainda mais personalização, saiba as novidades

ios 18 lancamento

Nesta segunda-feira (10), durante o evento anual WWDC 2024, a Apple lançou o iOS 18, a nova versão do sistema operacional para iPhones. A atualização traz diversas novidades focadas em personalização, melhorias e também algo muito aguardado pelos usuários: o sistema de inteligência artificial.

Novidades na personalização

Finalmente, os usuários do iPhone poderão posicionar os ícones de aplicativos em diferentes lugares na tela inicial. Na prática, isso permite uma personalização maior, incluindo o ajuste do tamanho dos ícones. Além disso, os widgets também poderão ser reposicionados livremente na tela.

Os usuários poderão mudar as cores dos ícones, que se adaptarão automaticamente ao modo escuro. A atualização também permite a escolha de qualquer cor para os ícones.

ios 18 personalizacao

Também é possível escolher quais atalhos específicos aparecerão na tela de bloqueio. Atualmente, no iOS 17, há apenas os atalhos de lanterna e câmera. Com a nova atualização, será possível acessar diferentes aplicativos diretamente da tela de bloqueio.

Novos gestos e funcionalidades

A Apple introduziu novos gestos no iOS 18. Um deles permite abrir o Home View ao abrir a palma da mão para cima, e outro mostra informações de hora e data ao virar a mão para baixo. Outra novidade é o Modo Viagem, que permite aos usuários assistir a filmes como se estivessem em uma sala de cinema pessoal, ideal para uso em trens.

O sistema agora suporta displays virtuais em tamanho ultra-wide, permitindo a utilização de duas telas 4K lado a lado, aumentando a área de trabalho disponível.

Segurança e privacidade

Com o iOS 18, será possível bloquear qualquer aplicativo utilizando Face ID, Touch ID ou um código de bloqueio. Essa funcionalidade também se aplica a recursos como a Busca, Notificações, sugestões da Siri e histórico de ligações.

A Central de Controle foi redesenhada, agora com ícones arredondados e a possibilidade de criar grupos de atalhos. Desenvolvedores poderão criar atalhos específicos para seus aplicativos, exibidos na Central de Controle através de um novo kit de desenvolvimento da Apple.

Novidades no app Fotos

O aplicativo Fotos recebeu um novo design com o iOS 18, mantendo a tradicional grade de imagens e vídeos na parte superior e pastas na área inferior. Novos filtros de datas e o recurso “Coleções” facilitarão a busca por imagens. As Coleções permitem filtrar fotos por tempo, pessoas, pets, memórias, entre outros, e criar vídeos personalizados de momentos específicos.

Novidades no iMessage e no Safari

No iMessage, a Apple traz novidades que incluem mais efeitos de texto, além de novas opções de formatação com negrito, itálico, sublinhado e tachado. Além disso, a Apple traz o suporte para o padrão de mensagens RCS e o recurso de Mensagens via satélite, que permitirá utilizar a troca de texto via SMS de forma geral.

ios 18 informacoes

No Safari, a Apple introduziu o recurso Highlights e um novo modo Leitor. Será possível verificar resumos de artigos, acessar a localização de restaurantes, hotéis e pontos de interesse, além de ouvir músicas de um artista em um texto relacionado.

Novo aplicativo Passwords

O iOS 18 também traz um novo aplicativo chamado Passwords, que é baseado no recurso Chaves. Trata-se de um gerenciador de senhas que usa o iCloud para sincronizar as informações. Nele, é possível gerenciar senhas gerais, passkeys, senhas de Wi-Fi e códigos de verificação. O app também deve alertar quando as suas senhas forem comprometidas ou fáceis de adivinhar.

Apple Intelligence e a Siri turbinada

ia siri inteligencia artificial ios 18

O Apple Intelligence, novo sistema de IA da Apple, promete tornar o iOS 18 mais inteligente. Ele oferece recursos de texto, como reescrever, revisar e resumir em qualquer lugar do sistema, além de criação de imagens em estilos como animação e ilustração. A IA também permite criar emojis personalizados e conta com a ferramenta Clean Up para remover objetos indesejados em fotos.

A Siri também foi atualizada, com um visual renovado e novas funcionalidades. Agora, a assistente pode “ler a tela” para realizar ações dentro dos aplicativos, e é compatível com o ChatGPT da OpenAI, permitindo acesso gratuito ao modelo de linguagem GPT-4.

Quando o iOS 18 chegará?

O iOS 18 será lançado no outono de 2024 nos Estados Unidos (primavera no Hemisfério Sul), entre setembro e dezembro, e a atualização será gratuita para todos os usuários.

Além disso, a Apple anunciou que o Vision Pro será lançado em mais países ainda este ano, incluindo China, Japão, Cingapura, Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido.

Compartilhe
Me Siga:
Matheus Miranda é jornalista especializado em tecnologia e fundador do Mobile Bit. Desde 2013, ele dedica-se a reportar as últimas novidades do universo de smartphones e dispositivos eletrônicos, oferecendo ao público análises aprofundadas e cobertura atualizada dos principais desenvolvimentos do setor.